InBrasCI - Verbete Wikipédia

sábado, 11 de abril de 2015

 
 UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES RJ - UBE RJ
 
Convite
 
       A União Brasileira de Escritores RJ - UBE RJ tem a satisfação de convidar V. 
Sa. e  família para a Posse da Diretoria  biênio 2015/ 2016  e   I   Reunião   Literária   UBE RJ 2015  a ser realizada na quarta - feira, 15  de  abril de 2015,  às  16:00h,  no  Instituto  Cultural  da Sociedade Nacional de Agricultura.  

Palestrante convidado: Claudio Murilo Leal , que nos brindará com a palestra 
 “Josué Montello, uma tradição da Casa do  Escritor, um 
 presidente da UBE RJ".
 Contamos com a presença de todos.
           
                              Juçara Regina Viégas Valverde

                                           
Presidente Biênio 2015/2016
 

Teclado de Fernando Merlino
Coquetel
Local: Sociedade Nacional de Agricultura - Avenida General Justo, 171 –
2º andar, Castelo/ Praça XV.

UBE RJ  BIÊNIO 2015/ 2016
Presidente - Juçara Regina Viégas ValverdePrimeiro Vice - Presidente - Luiz Gondim de Araújo LinsSegundo Vice - Presidente - Helena Parente CunhaTerceiro Vice - Presidente - Teresa Cristina Meireles de OliveiraSecretária Geral - Stella Leonardos da Silva Lima Cabassa
Primeira Secretária - Marcia BarrocaSegunda Secretária - Rachel Levkovits
Terceira Secretária - Franci Machado Darigo
Primeiro Tesoureiro - Arnaldo Saverio Mazza
Segundo Tesoureiro - Cid José de Carvalho Magioli
Diretor de Assuntos Internacionais - Ceila  Ferreira BatistaDiretor Assuntos Jurídicos - Bráulio Sérgio Maciel RochaDiretor de Concursos - Maria Antonia da Costa LoboDiretor de Cultura - Mario Moreyra
Diretor Social - Ângela Maria Carrocino
Diretor de Comunicação - Eurídice Hespanhol
Diretor de Biblioteca - Edir MeirellesDiretor de Patrimônio - Telênia HillDiretor de Museu - Margarida Finkel
Conselho Consultivo/ Fiscal
Tito de Abreu Fialho
Djalma Lemos MendonçaWaldir Ribeiro do ValAnderson Figueiredo BrandãoMaria Helena Kutnner
Emil de CastroRicardo ReisSuplentes
Glória Fontes Puppin
Luiz Gilberto de Barros Aluízio RezendeElaine MelloMarice Prisco
Alcina MoraisElisa Flores Bezerra

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Queridos acadêmicos e amigos,

                 Como prometido, seguem as fotos do 3º e último dia, do Ciclo de Palestras Literárias, em Saquarema (27/03/2015).Nessa ocasião, proferi a palestra "Cintilações de Clarice Lispector",na Casa de Cultura Walmir Ayala. Logo após, houve a apresentação do meu 3º livro de poesias("Suavidade") e dos poemas musicados, com a participação especialíssima do maestro Ararypê Silva.

Sou toda agradecimentos:à Dulce Tupy pelo convite, à Profª Sandra Sant'Anna que prontamente acolheu a proposição, e a todos que me ajudaram para que o evento pudesse ser realizado sem esquecer de ninguém. O meu profundo carinho ao público presente que a tudo acompanhou com uma atenção concentrada, interessada e emocionada. E a todos os expressivos apoios recebidos como: os jornais "O Saquá" e "Sem Fronteiras", às Ac. de Letras Rio - Cidade Maravilhosa,  Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro,  Ac. Guanabarina de Letras,  ZMF Editora,  Ac. Brasileira de Trova,  Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture,  Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro - FALARJ, ao CACS, à Rec Plus Produção Jornalística e Audiovisual, à AMEAS, às Secretarias Municipais da Mulher e da Educação e Cultura, aos Conselhos Municipal da Mulher e Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), e a Prefeitura Municipal de Saquarema. 

Registre-se, ainda, os meus agradecimentos a Edimilson Soares (pelas fotos e divulgação) a Dulce Tupy também pelas fotos bem como ao Jôse Carvalho pelas fotos e Lucia Aguirre por toda a colaboração.

Obrigada, Marilda Nogueira e equipe, pelo saboroso coquetel preparado.
Obrigada às demais autoridades que colaboraram para a realização deste evento.

Eternamente grata,
    Beatriz Dutra
Ac. de Letras Rio - Cidade Maravilhosa

Autografando o livro.
 
 
 
 
 

FALECIMENTO

 
 
Resultado de imagem para imagens de tarja de lutoCaros Amigos.

Nós do InBrasCI fazemos nossas, as palavras do acadêmico Edir Meireles em relação ao passamento da intelectual
                                  
                              MARIA AUGUSTA TIBIRIÇÁ MIRANDA.

Infelizmente, a Cultura encontra-se mais uma vez de luto.
Nossas condolências à família e aos amigos.

Marilza de Castro, Presidente, por todo o InBrasCI.
 
Foi grande pesar que tomei conhecimento da passagem da intelectual e militante
 
                              MARIA AUGUSTA TIBIRIÇÁ MIRANDA.
 
Grande brasileira e gigante em defesa dos valores brasileiros. Além da seu engajamento e da firme liderança na luta patriótica O PETRÓLEO É NOSSO, foi uma batalhadora pela cultura e por todas as causas de nosso povo.
Foi uma uma mulher antenada com o seu tempo. 
Era Associada da UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (UBE-RJ) e do SINDICATO DOS ESCRITORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, duas entidades que tive o privilégio de dirigir em ocasiões diferentes. 
Na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) tive oportunidade de conviver com
esta mulher dinâmica e de grande capacidade de trabalho. Dirigia o MODECON
com enorme paixão e competência.
 
Deixo aqui o registro de admiração e saudade.
 
Edir Meirelles

MS COMEMORA EM GRANDE ESTILO A BANDEIRA DA PAZ

O Significado Universal da Bandeira da Paz 
http://www.gnosisonline.org/

Hasteada sobre monumentos culturais e carregada por braços que celebram ou exigem a liberdade, a paz, a fraternidade, a igualdade e a justiça, a Bandeira da Paz é um poderoso símbolo universal, adaptado de elementos simbólicos presentes em diversas culturas pelo sábio Nicholas Roerich, destinada a servir como divisa da elevação da cultura e da paz por sobre guerra.
Ela foi desenvolvida como símbolo do Pacto Roerich, um tratado internacional assinado em 15 de abril de 1935, o primeiro dedicado à proteção das instituições artísticas e científicas e dos monumentos históricos. A ideia mais importante deste Pacto é o reconhecimento legal do fato de que a defesa dos objetos culturais é mais importante do que a defesa militar, e que a proteção da cultura sempre deve preceder qualquer necessidade militar. A Bandeira foi proposta por Nicholas Roerich, para um Pacto Internacional dos valores culturais, que em suas palavras corresponde a um ideal humanitário destinado a ser o guardião das realizações culturais da humanidade.
Isso a torna um instrumento semelhante à Cruz Vermelha, que por sua vez está destinada ao trabalho de aliviar os sofrimentos físicos dos seres humanos. Mais abstrata no entanto, a Bandeira deve ser o símbolo do planeta como um todo, de todo o mundo civilizado, e não de uma única nação.
O filósofo e pintor Nicholas Roerich (1874–1947) foi quem deu início ao movimento moderno que defende e preserva os objetos culturais, como princípio fundamental da ideia de Paz entre as Civilizações. Além de ser reconhecido como um dos maiores pintores russos, seu maior feito durante a vida foi o Pacto Roerich, assinado pelos congressistas dos estados americanos no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC.
Nicholas Roerich nasceu em São Petersburgo, e desde cedo recebeu o estímulo de seus pais para que se dedicasse à pintura. Aos 26 anos de idade ele se mudou para Paris, para aprender com Fernand Cormon, o professor de Van Gogh e Toulouse Lautrec. De volta à São Petersburgo, casou-se com Helena Shaposhnikova, quem se tornaria a criadora da filosofia do Agni Yoga.
Leia ainda:
A ideia de proteção dos monumentos culturais foi formulada antes de sua ida à Paris. Durante suas escavações na província de São Petersburgo, Roerich percebeu a necessidade de defender a visão de mundo que as civilizações antigas legaram ao mundo moderno na forma de monumentos.
Logo depois, Roerich e sua esposa viajaram por cerca de quarenta antigas cidades russas, criando uma ampla série de estudos arqueológicos e quase uma centena de pinturas dos lugares visitados. Então, desde a guerra entre a Rússia e o Japão (1904–1905), Roerich passou a escrever por mais de uma década diversos artigos nos quais expressava a necessidade de um tratado especial para a proteção das instituições e dos monumentos culturais.
Apenas em 1929, mediante a colaboração de um doutor em Direito Internacional e Ciências Políticas de Paris, Roerich preparou o projeto de um Pacto para a proteção dos valores culturais. Ao mesmo tempo, propôs um símbolo distintivo para identificar os objetos que tivessem a necessidade desta proteção, que viria a se tornar a Bandeira da Paz.
Seu fundo branco ostenta esferas da cor do amaranto, três delas unidas dentro de um círculo para simbolizar a Eternidade e a Unidade. O sinal da Trindade pode ser encontrado espalhado por todo o mundo, especialmente nas religiões. Contudo, cada pessoa pode enxergar nestas três esferas avermelhadas e no círculo que as envolve aquilo que bem entender.
Há quem enxergue neste símbolo o passado, o presente e o futuro, unidos pelo círculo da eternidade. Outros verão a religião, a ciência e a arte inseridas no círculo da cultura. Cristãos enxergarão a Santíssima Trindade, budistas verão o Buda, o Dharma e o Sangha, hindus reverenciarão a Trimurti, ou seja, Brahma, Vishnu e Shiva, enquanto os gnósticos recordarão da Morte, do Nascimento e do Sacrifício, os Três Fatores de Revolução da Consciência.



Delasnieve Daspet Embaixadora da Paz

CONVITE APPERJ



folderteencontro_13abr15web.jpg

Aniversário da APPERJ
e a partir das 18:30h, no Largo do Machado (chafariz), encontro para o projeto, há mais de 20 anos em atividade,
TEM POESIA NO MEIO DO CAMINHO.
Leve o seu livro para participar.
te_encontro_apperPOESI_MEIO_CAMINHOjWEB.jpg

Até lá!
sergiogeronimo
pres. APPERJ

CONVITE UBT RIO DE JANEIRO

A UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - Seção Rio de Janeiro
C O N V I D A
TROVADORES E AMIGOS DA TROVA
para sua sessão ordinária de abril de 2015, a se realizar no próximo domingo:
12 de ABRIL de 2015, às 16h, na Rua Barata Ribeiro, 189 - Salão de Festas
CONCURSO INTERNO: TRAGA SUA TROVA-LEGENDA SOBRE A GRAVURA DISTRIBUÍDA EM NOSSA ÚLTIMA REUNIÃO!
HORA DA POESIA: TRAGA UM SONETO OU POEMA CURTO PARA SER DECLAMADO!
COMO SEMPRE, SUA PRESENÇA SERÁ MUITO APRECIADA!!!
OBS: Na oportunidade, estaremos recolhendo também duas trovas de sua autoria selecionadas por você, com autorização expressa para sua publicação na segunda edição de “Meus Irmãos os Trovadores”, projeto da UBT Nacional em andamento.
P/Larissa Loretti (Presidente) - Renato Alves (Vice-Pres.Adm.)

CONVITE PRESIDENTE APALA

1 APALA EMBLEMA
ACADEMIA PAN-AMERICANA DE LETRAS E ARTES
CONVITE
         Queridos Confrades e Confreiras e  ilustres convidados ( que são todos que pratiquem, ensinem, aprendam e se embeveçam com os textos literários )
No dia 10 de abril de 2015 /  sexta – feira / às 16 horas no Auditório da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro - Rua Teixeira de Freitas, Nº 5, 3º andar,sala 303, Passeio Público - Lapa – Rio de Janeiro
Tel.: 02122527705
Todos estão conviados para o Primeiro Sodalício de 2015 da APALA, ONDE OCORRERÃO eos seguintes EVENTOS:
1.    Palestra da Vice-Presidente e Escritora LARISSA LORETTI e da Escritora LYDIA SIMONATO  sobre o tema DOLORES DURAN ENTRE LÁGRIMAS E FLORES ( trata-se de um show lítero-musical imperdível onde serão apresentados e analisados os textos musicais da cantora, numa belíssima interpretação destas duas geniais artistas de letras e artes ).
2.    Lançamento do livro de contos e crônicas  “ CANÇÃO DE NINAR ESTÁTUAS do Escritor LUIZ POETA (  Luiz Gilberto de Barros ) – Presidente da APALA, honrosamente apresentado e prefaciado pela crítica Literária REJANE MACHADOe pelo eminente e premiadíssimo escritor LUIZ GONDIM.
3.    Edital do Concurso e Nacional de Literatura da APALA – 2015
4.    COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

Fraternalmente.

Luiz Gilberto de Barros – Luiz Poeta
Presidente da APALA

Agradecemos o repasse de suas academias para e membros

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CICLO DE PALESTRAS...



Poetisa interpretou Cecília Meireles na noite desta quarta-feira
Iniciou ontem, quarta-feira, o Ciclo de Palestras ‘Interlúdios Literários’ com a poetisa Beatriz Dutra, na Casa da Cultura Walmir Ayala, em Saquarema. O espaço ficou lotado e contou com a presença da subsecretária de Cultura, Sandra Santanna, alunos Escola Municipal OsirisPalmier da Veiga, alunos do Colégio Estadual Oscar de Macedo Soares, apoiadores, personalidades locais e um público interessado.

A palestra foi elaborada em 2001 para saudar o centenário do nascimento da poetisa e jornalista Cecília Meireles, considerada uma das maiores autoras brasileiras, e desde então, é apresentado em todo o Brasil. Beatriz narrou em primeira pessoa a vida e a obra de Cecília Meireles desde o seu nascimento até acontecimentos póstumos referentes à mesma, com interpretação e emoção. Ora falava como se fosse a própria Cecília, ora era a Beatriz que voltava à cena, com leves comentários e percepções.

O evento foi iniciado com os alunos do Clube de Leitores Estudantis do Osíris (Cleo), um projeto da Escola Municipal OsirisPalmier da Veiga, de Barra Nova, que interpretaram o primeiro poema escrito por Cecília, quando tinha apenas nove anos de idade, que é intitulado ‘O cavalinho branco’, que comoveu a plateia.

Muito emocionada e agradecida, Beatriz condecorou a Escola Osíris e a subsecretária de Cultura com uma pequena bandeira de mesa e uma flâmula, respectivamente, ambas da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa.

O Ciclo continua hoje, a partir das 18h, com o tema ‘Eternamente Mario Quintana’ e termina amanhã, trazendo ‘Cintilações de Clarice Lispector’. Na sexta-feira acontecerá, ainda, o lançamento do livro ‘Suavidade’, da própria palestrante, além da apresentação de seus poemas musicados, com a participação do maestro Ararypê Silva.

A Casa da Cultura Walmir Ayala fica localizada na Rua Coronel Madureira, em frente à Prefeitura, em Saquarema.



quinta-feira, 2 de abril de 2015

RD-InBrasCI-GO EM AÇÃO ...


InBrasCI-GO RECEPCIONA CALOUROS DO CURSO DE PADAGOGIA.
Enquanto estudantes de muitas universidades fazem trotes e brincadeiras desagradáveis com os novatos que entram para essas universidades, em alguns casos com trotes que até levaram a morte ou feriram profundamente jovens em sua mais bela fase da vida, em Rio Verde a Faculdade de Pedagogia da UniRV deu uma verdadeira aula de educação e acolhida aos seus calouros.
O InBrasCI, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, juntamente com veteranos do Curso de Pedagogia, professores deste e de outros cursos da Universidade recepcionaram na noite de terça-feira, 10, 70 calouros do Curso de Pedagogia. O evento aconteceu no auditório da UniRV que ficou lotado.
 
A acolhida aos novatos foi feita em forma de homenagens, apresentação de músicas, jograis, dança e mensagens de otimismo e fé, como acontece em todos os períodos.
Segundo a diretora do Curso de Pedagogia, Zilda Mendonça, é admirável a participação e empenho dos alunos que já estão inseridos na faculdade, na organização dessas recepções. Eles preparam pequenas lembranças confeccionadas à mão, mensagens de otimismo e de valorização dos futuros pedagogos e ainda aproveitam esse espaço oferecido pela Universidade para apresentar seus talentos e acolher com carinho aqueles que escolheram a Pedagogia como profissão. “É incrível como os acadêmicos dos outros períodos se dedicam à recepção dos novos alunos, eles fazem questão de organizar um evento que demonstre o carinho de todos por aqueles que chegam a Universidade um tanto ansiosos com o novo. Não medem esforços para organizar uma acolhida inesquecível aos recém-chegados, confeccionam pequenas lembranças e presenteiam os calouros, uma forma totalmente diferenciada de receber os futuros profissionais da pedagogia”, explica a diretora Zilda Mendonça.
Neste evento o InBrasCi se destacou pelas apresentações que envolveram música, poesias e discursos de otimismo e valorização da educação. A professora Zilda Pires, governadora da entidade no Estado de Goiás, falou de sua alegria em receber estudantes que assim como ela, escolheram o magistério como profissão. “Sempre fui professora, dediquei minha vida à educação. A sala de aula para mim não significava um trabalho cansativo ou exigente, mas sempre foi na verdade um local onde eu ia como se fosse a uma festa. Usava meus melhores vestidos e me preparava cada dia para ir para o trabalho com muita satisfação. Lecionei em várias escolas de Rio Verde, inclusive nesta Universidade e incentivei muitos a optar pelo curso de Pedagogia. Já pedi à minha família que quando eu morrer quero que coloquem em minha lápide: Aqui jaz a Professora Zilda Pires”, disse emocionada a educadora que hoje continua incentivando a cultura e a educação por onde passa.
Outros membros do InBrasCI também mostraram seus talentos como o professor José Reinaldo que encantou os acadêmicos com suas sábias palavras e apresentação de uma música; o escritor Alaor Braz Vieira que declamou uma linda poesia sobre a escravidão no Brasil; as escritoras e poetas Ana Luíza de Lima Guimarães e Fátima Monthé que apresentaram poesias e a Dra. Telma Divina que além de membro da entidade é diretora da Faculdade de Direito que também aproveitou a oportunidade para deixar sua mensagem de incentivo aos calouros.
 
 
A edição do Jornal Folha da Cidade - Ouro Verde - Goiás publicou...