InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 21 de março de 2014

COLÔNIA DE FÉRIAS...


COMANDO DE BOMBEIROS DA ÁREA METROPOLITANA IX

PROMOVE COLÔNIA DE FÉRIAS NO COMPLEXO DE CHARITAS

 
A melhor época para o desenvolvimento de atividades recreativas, que preencham o tempo das crianças de modo a interagirem com a sociedade e viverem novas experiências, é durante as férias.

            Pensando nisso, o Comando de Bombeiros da Área Metropolitana IX, Coronel (BM) FÁBIO MEIRELLES, acatando a idéia da Sargento (BM) FERNANDA ESTEBANEZ - membro do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI), promoveu a 1ª Colônia de Férias, no período de 20 a 31 de janeiro ultimo, nas dependências do Complexo de Charitas, contando com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, para cerca de 80 crianças de 10 a 13 anos, moradores da Comunidade do Preventório.

            O evento teve, como principal objetivo, o desenvolvimento de atividades culturais e recreativas associadas a intervenções socioeducativas, a responsabilidade social de seus participantes, fortalecendo aspectos de civismo, cidadania e convivência em grupo.

            As crianças foram divididas em 3 grupos, de acordo com a faixa etária, e cada grupo dispunha de 4 monitores. A programação incluía atividades diversificadas, tais como circuito aquático, gincanas e atividades esportivas. Além disso, entre uma brincadeira e outra, as crianças receberam diversas noções sobre saúde, respeito, boa educação, cultura nacional e, especialmente, sobre as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

            As atividades foram conduzidas pelos Bombeiros Militares: Major (BM) MARCELO BARROS, Subtenente (BM) DE PAULA, a Sargento (BM) FERNANDA ESTEBANEZ; e pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói: André Luiz Pinheiro Oimenta, Arthur Rezende, Bruno Ribeiro, Carlos Alberto Bruno, Carlos Alberto Parizzi, Carlos Andre Maciel Daltro, Deise De Andrade Filgueira, Gabriel Alcântara, Luzia De Fátima Nunes, Marcelo Bastos Ferreira, Nelson Pacheco Alves Júnior, Paulo Freitas, Paulo Licastro, Paulo Vitor Velozo, Raphael Guerra e Sérgio Alves dos Santos.

            Ao final o Coronel (BM) Fábio Meirelles expediu Certificado de participação.

            É intenção do Comandante ampliar esse tipo de evento e desenvolver ações que possam, cada vez mais, aproximar a Comunidade à Corporação e proporcionar atividades e projetos sociais que promovam melhor qualidade de vida e a esperança de um futuro melhor para àquelas crianças.
 
 
 

 
 

           

terça-feira, 18 de março de 2014

MEDALHA TRIBUTO...

O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI - cunhou a MEDALHA TRIBUTO À ACADÊMICA DR.ª NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH a imposição aos agraciados ocorreu na reunião do dia 17 de março de 2014.
Frente da Medalha
Topo fita branca
 
Verso da Medalha.
 
 
JUSTIFICATIVA
A Medalha Tributo à Acadêmica Dr.ª Nilza Pinheiro de Athayde Lieh é uma homenagem  póstuma que este Instituto presta a advogada, nascida em 14 de maio de 1934 e que partiu para a Eternidade aos 21 dias do mês de fevereiro de 2014. Graduou-se em Economia e Ciências Contábeis. Cursou a Escola de Guerra Naval e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército. .Comendadora e artista plástica possuidora de vários prêmios oriundos de inúmeras exposições.
Fundadora da Academia Brasileira de Meio Ambiente (ABMA) nela exerceu o cargo de Presidente. Encantada com a beleza da vida, um ser humano de notável caráter e disposição para o empreendedorismo acadêmico na qualidade de Presidente daquele sodalício manteve um permanente e diversificado ciclo de palestras, sendo em sua maioria, com a temática meio ambiente e poluição das águas. Apaixonada pelas letras e pelas artes:  lançou livro na Feira de Paris e realizou exposição de quadro no Museu do Louvre.
Entre outros quadros retratou Tamandaré, Almirante Francisco Barroso e Santos Dumont.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI)  considerando os relevantes serviços prestados pela Acadêmica e Drª Nilza Pinheiro Athayde Lieh à cultura em geral e, em particular à causa do meio ambiente. Se tal não bastasse, por ter exercido,  no InBrasCI,  o cargo de Diretora do Departamento de Meio Ambiente. A administração deste Instituto deliberou cunhar  a Medalha Tributo à Acadêmica Dr.ª Nilza Pinheiro de Athayde que sintetiza uma justa homenagem, mesmo que post mortem, a tão importante ativista  do Movimento Cultural no Rio de Janeiro, no Brasil e em terras além-mar.
Foram cunhadas 20 medalhas.
Ninguém morre enquanto permanecer vivo na memória de alguém.
 Rio de Janeiro, 17 de março de 2014.
 
Marilza A. de Castro - Presidente do InBrasCI
 

segunda-feira, 17 de março de 2014

EMPOSSADA A SUBCHACELARIA...

Na reunião do dia 17 de março de 2014 foi empossada na Subchancelaria do InBrasCI em Portugal a Acad. Katia Borges.
 

Katia Borges  e a Presidente do InBrasCI

terça-feira, 11 de março de 2014

segunda-feira, 10 de março de 2014

DIVULGAÇÃO...

Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, placée sous l'égide de Diva Pavesi, a été créée le 25 octobre 1995 à Paris. 
 
Comunica a realização da Semana Cultural em Paris.
 
A Conferência  realizar-se-á no dia 22 de Março de 2014 das 10 às 13 horas, na Avenida Champs Elysées, 116 BIS.
 
Haverá um almoço no CASITA, 9 Rue Washington fica a dois passos do local da conferencia. Também, haverá um passeio no bateau mouche.
 
Diva Pavesi - RD-França