InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

- MARCIAL SALAVERRY (Amigo do InBrasCI) FALANDO SOBRE A VERDADE

A CONVENIENCIA DA VERDADE
Marcial Salaverry
 


Falando sobre a conveniencia da verdade, temos de entender algo que é um fato inquestionável, ou seja, a inversão de valores que vemos atualmente, subvertendo o que se pode chamar de verdade, quando nem sempre os cargos importantes são ocupados pelos mais capacitados, mas sim por aqueles que por circunstancias fortuitas foram guindados a tais cargos, e que não tem preparação adequada para o desempenho de sua missão, e assim, o que acontece está diante de nossos olhos, com uma série de desmandos atrapalhando o desenvolvimento de um País, fato que acontece em diversas partes do mundo, e a verdade é que as crises que se espalham pelo mundo, são causadas por essa inversão de valores, desmentindo o que deveria ser a verdade, ou seja, de que os bons exemplos devem vir do alto.

Algo que sempre gera muita confusão, é quando pessoas começam a se julgar donos da verdade, achando-se no direito de determinar o que se pode ou o que não se pode fazer, esquecendo-se da verdade inalienável, que é conditio sine qua non para um viver em harmonia, que diz que "meus direitos terminam onde começam os seus, e os seus onde começam os meus".

Se alguém se acha no direito de mostrar que alguma coisa está errada, há que se deixá-lo provar com verdades irrefutáveis onde está esse erro, e jamais iniciar uma série de ataques sem base, apenas procurando ridicularizar o lidimo direito de quem apenas quer provar que algo está errado, e pode faze-lo.

A quem a verdade desagrada? Apenas a quem tem medo de ouvi-la, ou de ve-la provada, e que os corruptos possam ser punidos de verdade.

Vamos apenas observar que tudo deve ser resolvido em paz. Se alguém está errado e merece punição, não importa se é nosso amigo ou não, pois deverá arcar com a responsabilidade por seus erros. Apenas podemos exigir que tudo seja bem provado.

Enfim, o importante é saber procurar a verdade. Mas a verdade verdadeira, e não aquela que queremos que seja a verdade, ou que nos seja conveniente, como é o costume de muitas criaturas que deveriam dar o exemplo de uma postura honesta e verdadeira.

A dificuldade para tanto, reside simplesmente no fato de que cada qual sabe ver apenas seu próprio umbigo, esquecendo-se de que certos atos podem prejudicar muita gente, e não é apenas porque vai nos beneficiar é que é certo e exato.
É preciso analisar atos e atitudes à luz dos fatos reais, e procurando evitar que injustiças sejam cometidas.

Procurando, sobretudo, analisar se todos poderão, de verdade, ter
UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry