InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MENSAGEM DA RD-InBrasCI-MG


Adicionar uma nova pasta [Ctrl+Shift+E]
Fwd: Obras de artista mineira são selecionadas para Salão de Artes Visuais Aliança Francesa e Instituto Germânico


Prezados jornalistas
Boa tarde. Envio-lhes release para possível divulgação.

Obrigado. J.B.Donadon-Leal


Obras de artista mineira foram selecionadas para Salão de Artes Visuais da Aliança Francesa de Niterói e o Instituto Cultural Germânico
Obras da artista aldravista mineira, Deia Leal foram selecionadas para o Salão de Artes Visuais do Instituto Cultural Germânico - Centro de Cultura França/Alemanha - Instituto Cultural Germânico e Alliance Française.
A artista apresentou o projeto "Manchas Aldravistas", telas trabalhadas com a técnica "dripping", que convidarão o público ao diálogo e à livre interpretação, através de gotas, pontos e manchas revelando sentidos construídos por tramas de traços coloridos.

A abertura do salão de artes CCFA 2013 será no dia 21 de fevereiro de 2013 (quinta-feira) às 19h na galeria ICG. A Mostra ficará aberta a visitação do dia 22 de fevereiro ao dia 23 de março de 2013 com entrada franca. A galeria ICG funciona de segunda a sexta-feira, de 15 às 20h e sábado, de 11 às 16h. A galeria 52 funciona de segunda a sexta-feira, de 09 às 20h30 e sábado, de 09 às 12h.

Aldravismo
Sinônimo de liberdade, a arte aldravista faz referência à superação de barreiras formais de produção e expressão, à possibilidade de ousar e de criar conceitos novos. Nascido na cidade de Mariana, no ano 2000, o aldravismo é um movimento de escritores, filósofos e artistas visuais que propõem interpretações inusitadas de eventos cotidianos. A aldrava, argola de ferro utilizada antigamente para bater nas portas, é o símbolo do movimento.

Além da liberdade, o aldravismo tem outro pilar: a metonímia. Trazida da literatura para as artes plásticas, a figura de linguagem, que relaciona o todo e a parte, ganhou uma interpretação plástica e chegou às telas na forma de supressão de elementos. Não se pretende mostrar uma totalidade, mas apresentar indícios.

Nas experimentações metonímicas de Deia Leal não são mostrados objetos inteiros, mas manchas, pinceladas que insinuam a intencionalidade da artista sem, contudo, impor o sentido final. O significado de cada obra será construído conjuntamente pelo espectador, conforme sua vivência, sua bagagem existencial.


Reconhecimento

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pós-graduada em Artes Visuais, Cultura & Criação, Mestre em Literatura, Cultura e Sociedade pela UFV, Andreia Donadon Leal ou Deia Leal, é também poeta, contista e artista plástica. Mineira de Itabira, cresceu em Santa Bárbara e atualmente mora em Mariana.
Em 2009 venceu o Certame Internacional de Artes Plásticas, promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, na Espanha, com a participação de 35 países.