InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

RELATÓRIO InBrasCI, FINAL 2012



RELATÓRIO InBrasCI, FINAL DE 2012.
I
O InBrasCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais/Sede Nacional, nesse final de ano de 2012, sente-se feliz por ter vencido mais algumas etapas de seus objetivos.
A 30 de novembro próximo passado, no auditório da (CON)FALB-(Con)Federação das Academias de Letras (e Artes) do Brasil, fundada em 1936, situada na rua Teixeira de Freitas, nº 5,sala 303 (prédio do IHGB), Lapa, Rio de Janeiro, RJ,Brasil, a partir das 15 horas, em Reunião Solene, o Instituto outorgou algumas “Medalhas Jorge Amado”, com as quais vem buscando homenagear não só o amado poeta brasileiro em seu centenário de nascimento, bem como o próprio InBrasCI em seu 6º ano de vida, como também essas pessoas que fazem cultura, que a apóiam e incentivam; logicamente que nem a todas conseguiu-se abranger, como seria de nossa vontade, , mas buscamos alcançar uma boa parcela das mesmas.
Inicialmente foram cunhadas cem medalhas, depois mais setenta e cinco e outras mais – em torno de umas vinte e cinco – para que pudéssemos abarcar mais pessoas, inclusive algumas que serão homenageadas em Lisboa e Ilha da Madeira, em abril do ano de 2013.
Com tal outorga, o InBrasCI busca demonstrar seu reconhecimento e gratidão por todos que, de fato, valorizam a Cultura, compreendem sua grande importância na evolução humana, na aproximação dos seres, na difusão da fraternidade e, portanto, na labuta diária do estabelecimento da Paz, ideal de todos. Desde 09 de outubro de 2012 que vem o Instituto, não só em suas próprias reuniões, bem como inserindo-se em reuniões e comemorações de Entidades Culturais outras, com anuência das mesmas através de seus Presidentes ou Diretores, tais como a UBE-RJ, a AMACLERJ, a RD-InBrasCI-MG, a RD-InBrasCI-GO, a AMIL (MS, Campo Grande), a RD-InBrasCI-MS, a AME (Assistência ao Menor), a FALA-MS, a AGLE (Acad. Goiana de Letras), o MOSA de GO, numa perfeita integração que faz parte de nossos ideais, vem o InBrasCI buscando demonstrar esse seu reconhecimento.
Além dessa outorga, no mesmo dia 30, foram empossados mais quatro Governadores do InBrasCI: Dr. Miguel Simão (SC), Prof.ª Ilsa Maria (RS), Drª Leny Silva (DF), Drª Rosângela Carvalho (SP) e como Membro Correspondente Nacional e Ativista Cultural InBrasCI Nacional, o Dr. Luiz Arthur Montes Ribeiro, sendo realçado o nome do grande poeta, um dos maiores de sempre, Athanase Vantchev de Thracy, como Membro Correspondente Internacional, já assim antes empossado.
Dessa forma vamos caminhando pelos rincões do Brasil e do Mundo, na medida do possível, levando nossa palavra, nosso sonho, nossos ideais, buscando arregimentar tantos quantos possamos “tocar” com nossa esperança de um ser humano cada vez melhor, de uma Terra resgatada que reproduza o imaginado Paraíso, de um infinito pleno de mundos pacíficos e integrados.
Marilza A. de Castro
Presidente InBrasCI

RELATÓRIO InBrasCI, FINAL DE 2012.
II
             O InBrasCI faz questão de registrar e agradecer à AMACLERJ – Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro por dar guarida, como Membro Honorário às quatro primeiras mulheres aceitas, admitidas em seus quadros, são elas: Marilza A. de Castro, Presidente do InBrasCI; Diva Pavesi, Sub-Chanceler InBrasCI na França; Andreia Donadon Leal, Governadora InBrasCI-MG; Nilza Athayde, Diretora de Meio Ambiente InBrasCI; todas empossadas em Sessão Solene, no dia 12 de novembro de 2012, em Salão do Grande Oriente do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.
                Neste mesmo local e data, a AMACLERJ possibilitou, ao InBrasCI, entregar a “Medalha Jorge Amado” a algumas personalidades da Cultura nossa:
VIRGÍNIA BUARQUE /DIVA PAVESI /ANDREIA DONADON LEAL /JOSÉ BENEDITO DONADON LEAL /GABRIEL JOSÉ BICALHO /JOSÉ SEBASTIÃO FERREIRA /HEBE MARIA RÔLA SANTOS /CARLOS ROBERTO ALVES /AILDO VIGILIO CAROLINO / PAULO CEZAR SOUZA DA CRUZ /ALCEU DE ALMEIDA REIS /MARCOS AURÉLIO FERREIRA DE SOUZA /HERCULANO BARBOSA /Audálio Gomes Alves /  MARTINHO DA VILA CF- MD Andrade /CC – MD Antonio Ribeiro
 
            Após a Reunião Solene, em que homenagens outras também ocorreram por parte de Diva Pavesi e Andreia Donadon Leal, a AMACLERJ ofereceu, a todos os presentes, magnífico coquetel.
 
Marilza A. de Castro
Presidente InBrasCI