InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 9 de dezembro de 2012

PROJETO DE LITERATURA EDUCANDO PARA A PAZ...


RELATÓRIO InBrasCI, FINAL DE 2012.

IV

            Após a reunião do dia 30 de novembro último já comentado aqui, a Diretoria Nacional do InBrasCI através de sua Presidente Marilza de Castro e seu Diretor Financeiro Lybio Magalhães viajou para Campo Grande, MS e desde 1º de dezembro estão ambos hospedados em casa de Delasnieve Daspet – Governadora InBrasCI em Mato Grosso do Sul e seu esposo Nelson Vieira, Presidente da AMAI - Academia Maçônica Internacional de Letras, de MS, por extrema gentileza dos mesmos. Em todos esses dias de dezembro, o InBrasCI se fez presente em vários eventos culturais em Campo Grande: a Solenidade de Posse da atual Diretoria da AMAI, lançamentos de livros, apresentação de danças e outros mais para os quais o Instituto vem sendo convidado. Exalte-se aqui sempre o apoio irrestrito à Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem como Governador o Dr. André Puccinelli.

            A Fundação de Cultura do Estado de MS (Secretaria de Educação), que tem como Presidente o Dr. Américo Ferreira Calheiros que, gentilmente, ofertou-nos, através da Drª Delasnieve Daspet, uma bolsa (em material reciclado e não agressivo ao meio ambiente) de livros sobre o Estado de Mato Grosso do Sul e a Cultura desse grande Estado da Região Centro Oeste, gentileza pela qual ficamos muito agradecidos e que melhor fundamentará nosso conhecimento sobre esse grande Estado.

            A 03/12/2012, às 19h.45m., no IHGMS-Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, o InBrasCI se fez presente no lançamento dos livros: “As Amenas, sim”, de Vera Tylde de Castro Pinto; “Personalidades Históricas”, de Arnaldo Rodrigues Menecozzi e “Rádio-a Voz da História Sul-Mato-Grossense”, de Heitor Rodrigues Freire e Vera Tylde de Castro Pinto (relançamento).

            O evento teve o apoio do Governo de MS (sempre presente no que diz respeito à Cultura), através da Fundação de Cultura de MS e seu Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS).

O palestrante da solenidade foi o Dr. Paulo Cabral; o Presidente da Mesa Dirigente foi o Dr. Hildebrando Campestrine, contando ainda a Mesa com a presença, entre outros, do Dr. Américo Ferreira Calheiros, Presidente da FC/MS (Secretaria Estadual de Educação), que também fez uso da palavra.

            A Presidente do InBrasCI está de posse de exemplares dos referidos livros citados acima, levando-os para o Rio de Janeiro (no seu retorno), com a satisfação e a honra de ter ali mais uma parcela importante da história de Mato Grosso do Sul.

            Obrigada, Mato Grosso do Sul, pelos conhecimentos, pela luz que nos trouxe à mente e à alma.

Marilza de Castro
Presidente do  InBrasCI
RELATÓRIO V
O InBrasCI-Sede Nacional quer ainda destacar outros eventos aos quais esteve presente durante sua estada em Campo Grande,MS.
No dia 05 de dezembro aconteceu a “1ª Noite de Poesia” – Culminância do Projeto de Literatura Educando para a Paz, na Escola. Houve, entre outras coisas mais, o lançamento de uma excelente coletânea de Poesias dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Marçal de Souza Tupã – Y, sob a Organização e Coordenação da Prof.ª Mara da Silva dos Santos.
Algo também impressionante foi a culminância do Projeto Oficinação Poética – Leitura e Construção Poética, desenvolvido pela Fundação Municipal da Cultura (FUNDAC) – setor de Literatura, do qual participaram crianças e adultos. Da programação dessa culminância fez parte a explicação de todo o Projeto apresentada pela Prof.ª Ioletti – Coordenadora de Literatura da FUNDAC; também homenagens a diretores, professores, incentivadores, uma prática exemplificadora de como funciona a “oficinação”, da qual participaram alguns dos presentes, apresentada pelo Prof. Ruberval Cunha, magno repentista guaicuru (o termo remete a um grupo indígena da região) e orientador de oficina literária; números artísticos – musicais e de declamação – também abrilhantaram a noite, que culminou com a entrega de Certificados aos participantes da Oficina durante o ano de 2012 e um saboroso coquetel.
Uma das Oficinas acontecera, durante 2012, na AME – ASSISTÊNCIA AO MENOR, na rua Guaporé,285, Vila Ipiranga, Região Urbana do Anhanduizinho, em parceria da FUNDAC com a AME e teve como ministrante a escritora, poeta e professora Maria Helena Sarti (Nena Sarti).
No dia 07 de dezembro, à noite, houve uma belíssima apresentação de dança cigana e árabe, com contação poética de história no Centro Cultural do Teatro Araci Balabanian, promoção da Fundação Estadual de Cultura. Alunas da Academia de Dança, após o show de dança, receberam seus certificados.
O sábado e o domingo últimos foram dias passados mais em família: no sábado comemos fora - uma pizza saborosa à noite e, no domingo, almoçamos na Sede Campestre da Polícia Federal, ao som de música ao vivo.
O típico calor da região centro-oeste sempre presente.
O InBrasCI Nacional, a cada dia passado em Campo Grande, mais se sente maravilhado com a dedicação desse Estado brasileiro à Arte e à Cultura nossa. Delasnieve e seu esposo Nelson são verdadeiros gentlemans no receber amigos, fazendo-nos sentir como se em nossa própria casa estivéssemos e até bem melhor. Lembranças mil, saudades incontáveis estaremos levando conosco dessa terra abençoada, desses irmãos tão queridos Delasnieve e Nelson.
Marilza de Castro
Presidente do InBrasCI