InBrasCI - Verbete Wikipédia

sábado, 4 de agosto de 2012

COMUNICADO RD-InBrasCI-MG

A ALACIB é uma Associação Literária sem fins econômicos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Estatuto. Diretoria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil Presidente Fundadora:
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Presidente Executivo: J.B.Donadon-Leal
Vice-Presidente: J.S.Ferreira
Secretário-Geral: Gabriel Bicalho
Promotora de Eventos Culturais: Hebe Maria Rôla Santos
Membro da Comissão Cultural: José Luiz Foureaux de Souza Júnior


Cerimônia de Posse de Auxiliadora de Carvalho e Lago
Mesa de Honra da Solenidade Gabriel Bicalho, Auxiliadora de Carvalho e Lago, Andreia Donadon Leal, Lybio Magalhães, Marilza de Castro e João Vítor Dias

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, realizou reunião solene de Posse, como Acadêmica Efetiva, na cadeira 26 da Acadêmica Auxiliadora de Carvalho e Lago, no dia 28 de julho de 2012, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. O discurso de saudação à empossanda foi proferido pelo acadêmico José Benedito Donadon-Leal. A neo-acadêmica proferiu discurso de louvação à sua Patrona - Clarice Lispector. O senhor Raimundo Nonato Barcelos, Prefeito da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, representado pelo Secretário de Finanças do Município, João Vítor Dias, tomou posse como Membro Benemérito da ALACIB e recebeu Placa de Mérico Cultural ALACIB e Aldrava Letras e Artes. Foi outorgado o título de Mérito Acadêmico ALACIB ao escritor Lybio Magalhães e o título de Mérito Cultural Aldrava Letras e Artes ao Professor Doutor Gerson Luiz Roani, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Letras da UFV. O coral Meninas Cantoras de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu o diploma de Mérito Cultural ALACIB. A coordenadora do Projeto A Leitura vai à Escola, Hebe Rôla, recebeu Voto de Congratulações ALACIB.

A Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras fez a apresentação da poesia de Auxiliadora de Carvalho e Lago, e dos livros lançados por Andreia Donadon Leal (Pés no Chão - crônicas), Gabriel Bicalho (beiral antigo - poesia) e J. B. Donadon-Leal (Óbvias Liberdades - poesia infanto-juvenil). Os acadêmicos infanto-juvenis laurearam Auxiliadora de Carvalho e Lago e Raimundo Nonato Barcelos com o botom Alphonsus de Guimaraens, patrono daquela academia.

O tenor Marzo Sette Torres e o coral Meninas Cantoras de São Gonçalo do Rio Abaixo brindaram os participantes da reunião solene com brilhantes apresentações musicais.

Durante a reunião estiveram expostos trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares de Mariana, resultados das atividades de leitura do livro Chitarô - cadê o gato? de Hebe Rôla, desenvolvidas no Projeto A Leitura vai à Escola, coordenado pela acadêmica Hebe Rôla em parceria com a Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras.
 A reunião foi encerrada com o lançamento dos livros Pés no Chão - crônicas - de Andreia Donadon Leal; beiral antigo - poesia - de gabriel Bicalho e Óbvias Liberdades - poesia infanto-juvenil - de J. B. Donadon-Leal e ilustrações de Deia Leal.
*****************************************************************

Palavras iniciais de Andreia Donadon Leal - Presidente da ALACIB
A ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS BRASIL está entrando numa nova fase; fase de AMADURECIMENTO, de luz, de autonomia; período de mais responsabilidades, pois no dia 18 de dezembro de 2010, a ALB-Mariana deixou de ser secção da ALB, para trilhar sua senda autônoma. Nossa história e produção justificam a autonomia que ora conquistamos.
 Firmamos Intercâmbio Cultural com a Academia de Letras e Artes (Portugal); Academia Internacional de Heráldica (Portugal), AMULMIG, InBrasCI, APALA, Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa; Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras, ALEPON, IWA (Estados Unidos); Divine Académie de Arts, Ciências e Letras Francesa, Círculo de Embaixadores da Paz (Suíça) Confederação Brasileira de Letras e Artes, Aldrava Letras e Artes, ICHS-UFOP; UBE-RJ e outras instituições culturais e acadêmicas.

Em 06 de abril de 2012, a diretoria da ALB-Mariana aprovou, para consolidar a autonomia desta Academia e ampliar sua abrangência, a mudança de nome da Academia para: Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil - ALACIB, e seu Estatuto.
Nossas atividades não são somente engendradas no Brasil, Pátria que escolhemos para viver. Batalhamos, produzimos, investimos no patrimônio humano, divulgando-o também no exterior. Atravessamos o Atlântico, no primeiro semestre de 2012, assinando protocolo de cooperação com duas respeitáveis academias de Portugal: Academia Internacional de Heráldica e Academia de Letras e Artes (Cascais).
Lançaremos em outubro de 2012, na Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos) SP, o Livro das Aldravias, projeto da Entidade Cultural Aldrava Letras e Artes e da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas, com apoio desta Academia e do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais. Em março de 2013, lançaremos, ainda, em Portugal, O Livro das Aldravias, com o Acadêmico Correspondente da ALACIB-Dr. Vitor Escudero.
Literatura não tem fronteiras, aliás, LITERATURA não tem que ter fronteiras, conforme CASANOVA: “O espaço literário internacional organiza-se, segundo a oposição entre, por um lado, o pólo autônomo, os espaços literários mais dotados em recursos literários, que servem de modelo e recurso a todos os escritores que reivindicam uma posição de autonomia nos espaços em formação (é aí que Paris é constituída como CAPITAL LITERÁRIA Universal) (CASANOVA, 2002, p. 140)
E ainda, Segundo Casanova: “Os escritores que reivindicam uma posição (mais autônoma) são os que conhecem a lei do espaço literário mundial e utilizam-na para lutar dentro de seu campo nacional e subverter as normas dominantes. O pólo autônomo mundial é, portanto essencial para a constituição do espaço inteiro, ou seja, para sua “literarização” e para sua “desnacionalização” progressiva: serve de recurso real não apenas pelos modelos teóricos e estéticos que pode fornecer aos escritores excentrados do mundo inteiro, mas também por suas estruturas editoriais e críticas que sustentam a fábrica real da Literatura Universal...”
Não existe “milagre” da autonomia: Cada obra vinda de um espaço NACIONAL pouco dotado, que almeja o Título de Literatura, só existe em relação às redes e ao poder consagrador dos lugares mais autônomos. Os grandes heróis da Literatura somente surgem em ligação com o poder específico do capital literário autônomo e internacional. O caso de Joyce, rejeitado em Dublim, ignorado em Londres, proibido em Nova Iorque e consagrado em Paris, é decerto o melhor exemplo disso. (CASANOVA, 2002, p. 141)
Hoje, a ALACIB recebe em seus quadros, uma mulher de talento: Auxiliadora de Carvalho e Lago, que teve seu dossiê aprovado para fazer parte da vida desta academia por sua produção intelectual de valor e, sobretudo, pela demonstração comprovada de competência que a credencia para o desenvolvimento da literatura e dos seus estudos acadêmicos.
Quando examinamos a história da intelectualidade brasileira, percebemos que, tradicionalmente, ela se estruturou pela consagração de textos de autoria masculina. Somente no final do século XIX, os primeiros textos escritos por mulheres brasileiras que têm divulgação entre o público letrado.
O século XX abre portas para a divulgação da literatura produzida por mulheres. Há, atualmente, grande lista de mulheres escritoras, merecedoras de consagração pela História da Literatura Brasileira. Essas representantes da nova geração ocupam, com destaque, espaços nas publicações de romances, contos, crônicas e poesia. Uma dessas mulheres de expressão é a ESCRITORA AUXILIADORA DE CARVALHO E LAGO, Membro da Academia Feminina Mineira de Letras e da AMULMIG.
AUXILIADORA DE CARVALHO E LAGO, autora de diversos livros, membro de diversas instituições culturais e acadêmicas; dona de discursos elaborados com meticulosidade ou de improviso, encanta e prende a atenção de quaisquer leitores com sábias palavras e ensinamentos.
O senhor Raimundo Nonato Barcelos teve seu nome aprovado pela Diretoria, para figurar como Membro Benemérito, por ter prestado extraordinários serviços às letras, à cultura nacional e relevante auxílio à Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, conforme parágrafo 2, do artigo 26, do Estatuto da ALACIB.
O senhor Lybio Magalhães receberá diploma de Mérito Acadêmico da ALACIB, pelos relevantes serviços prestados às Letras e à Cultura Nacional.
O Prof. Dr. Gerson Luiz Roani receberá Diploma de Mérito Cultural da Aldrava Letras e Artes – Entidade Cultural mantenedora da Editora Aldrava Letras e Artes e do Jornal Aldrava Cultural.
Teremos, ainda, excelente programação cultural: com os Membros da Academia Marianense Infanto-Juvenil de Letras; com o acadêmico Marzo Sette Torres e, finalmente, apresentação musical com as “Meninas Cantoras de São Gonçalo do Rio Abaixo”.
Após encerramento da reunião solene da ALACIB, a Editora Aldrava Letras e Artes, parceira desta Casa de Letras, Artes e Ciências, lançará três livros: um de poesia: Beiral Antigo (Gabriel Bicalho), crônicas: Pés no Chão (Andreia Donadon) e literatura infanto-juvenil (Óbvias Liberdades) de J.B.Donadon-Leal.
Auxiliadora de Carvalho e Lago - Seja bem-vinda à Academia de Letras, Artes e Ciências BRASIL, para enriquecer a galeria dos Imortais desta casa, com suas venturosas produções intelectuais e humanísticas!
Sejam todos bem-vindos!
Registro de presenças
 Assinam Livro de Presenças: 98 pessoas
Membros da ALB-Mariana presentes:
Cadeira Nº 01 – Andreia Aparecida S. Donadon Leal - Patrono: Affonso Augusto Moreira Penna
Cadeira N° 02 - José Benedito Donadon-Leal - Patrono: Camilo Francisco Leal
Cadeira n° 03 - José Sebastião Ferreira - Patrono: Lázaro Francisco da Silva
Cadeira n° 04 – Gabriel José Bicalho - Patrono: Antônio Brant Ribeiro
Cadeira nº 05 - Hebe Maria Rôla Santos - Patrono: Alphonsus de Guiamraens
Cadeira n° 06 – Anício Chaves - Patrono: Dom Silvério
Cadeira nº 09 - Marilia Siqueira Lacerda - Patrono: José Batista Mendonça
Cadeira nº 12 - Angela Togeiro - Patrono: Francisco Sodero
Cadeira n° 13 – Adalgimar Gomes Gonçalves - Patrono: Castro Alves
Cadeira n° 18 – Magna das Graças Campos - Patronao: Cora Coralina
Cadeira n° 19 – Maria Goretti de Freitas Oliveira - Patrona: Henriqueta Lisboa
Cadeira nº 21 - Marzo Sette Torres - Patrono: Zoroastro Torres
Cadeira nº 22 - Cecy Barbosa Campos - Patrona: Rachel de Queiroz
Cadeira nº 25 - José Luiz Foureaux de Souza Júnior - Patrono: Caio Fernando Abreu
Intelectuais que tomarão posse:
Presentes:
Luiz Alberto Almeida Magalhães, Dr. Gerson Luiz Roani, Dr. Gilberto Madeira Peixoto.
 Imprensa presente
Jornal O Espeto - Mariana, MG
Discurso de Apresentação de Auxiliadora de Carvalho e Lago
Por. J. B. Donadon-Leal