InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 7 de março de 2012

REFLEXÕES DO PRESIDENTE DE HONRA


CULTURA E PAZ.

Ao receber mais uma edição eletrônica do nosso boletim informativo - cultural do InBrasCI - O ARAUTO DA CULTURA E DA PAZ – após uma leitura detalhada e atenta do seu conteúdo, tive minha atenção presa ao título do informativo, em especial a dois vocábulos – CULTURA e PAZ – então fui conduzido a uma reflexão da união dessas duas palavras, tão comuns, muito usadas, mais quanto significativas. E principalmente da união delas e dos resultados dessa união.

A noção de uma Cultura para se alcançar a Paz já existia muito antes dessas palavras serem unidas em 1989, a partir de quando a expressão “Cultura de Paz” passou a ser cultivada e usada em textos e documentos de várias organizações mundiais como a ONU, UNESCO, etc..

A "Cultura de Paz" significa que a paz é muito mais do que a ausência da guerra. A Paz é um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que promovam a solução pacífica de conflitos e a busca permanente da compreensão mútua. Na verdade, a paz é viver juntos, é conviver trocando experiências, sem atritos ou beligerância. A expressão "Cultura de Paz" pressupõe que a paz é uma maneira de ser, fazer e viver em sociedade que pode ser ensinada, desenvolvida e o melhor de tudo, melhorada.

A cultura de paz é a paz em ação. Desenvolver uma cultura é um processo a longo prazo, que requer uma transformação das práticas institucionais e dos comportamentos. Para que possa sobreviver e ser enraizada em nossos valores, uma cultura de paz exige a prática da não violência, o desenvolvimento da tolerância e o exercício da solidariedade.

A ideia mais comum sobre a paz é, por vezes, ser ela a ausência de conflitos ou um processo de homogeneização da sociedade. No entanto, para alcançar o entendimento mútuo, primeiro se deve ter a consciência das diferenças dos indivíduos com relação ao sexo, raça, língua, cultura e religião. A busca da compreensão mútua começa com a compreensão dessas diferenças e de uma vontade de superá-las para que seja alcançado um objetivo comum. A compreensão mútua protege a sociedade da autodestruição, possibilitando sejam construídas as fundações de uma nova forma de viver juntos. De fato, a compreensão mútua desenvolve e reforça a não violência, o respeito pelos outros, a tolerância e a solidariedade, promovendo esses valores que são vitais para se alcançar a paz.

Devemos também destacar que a compreensão mútua não significa a homogeneização da sociedade. Pelo contrário, a cultura de paz é reforçada pela diversidade e variedade das tradições da sociedade. O facto de uma visão comum emergir em uma sociedade multicultural, é a prova de que a convivência é possível mesmo com a diversificação cultural e que qualquer sociedade pode viver de acordo com as bases de uma cultura de paz.

Portanto, a cultura de paz está intrinsecamente relacionada com a prevenção e resolução de conflitos. Os valores-chave dessa cultura são a tolerância, a solidariedade, a fraternidade e o respeito dos direitos de cada indivíduo, e ainda o princípio do pluralismo, que garante e defende a liberdade de opinião e de expressão. A cultura de paz se esforça para resolver as fontes de ameaças e insegurança, como a exclusão, a pobreza extrema e a degradação ambiental. A cultura de paz procura resolver os problemas através do diálogo, da negociação e da mediação, de modo que os conflitos e a violência não sejam possíveis.

Finalmente para que uma cultura de paz se tornar uma realidade concreta e duradoura é necessária: a conscientização, mobilização, prevenção, educação e informação, em todos os níveis das sociedades e em todos os países. A criação e o cultivo de uma cultura de paz requer a participação de todos, cada indivíduo tem que contribuir com sua parcela responsabilidade, a paz mundial tem inicio na paz interior do Homem, e da extensão dessa paz individual em seu grupo social. E desses grupos aos países, e dos países ao mundo.

A Paz do Mundo começa em Você, lembre-se sempre disso.

Eduardo Gomes de Souza.

Presidente de Honra do InBrasCI.

Escritor.