InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 28 de março de 2012

DE MARICÁ PARA O MUNDO

CENTRO DE PRODUÇÃO CULTURAL ESPAÇO MESTRE RALADINHO, onde funcionam a RD-InBrasCI-RJ e os POETAS DEL MUNDO
Tendo como Presidente do Centro e Governadora do InBrasCI-RJ, Consul dos Poetas del Mundo no Estado do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Instituição Internacional dos Poetas del Mundo (AIPOM) a acadêmica Zélia Balbina, que honra os quadros da APALA – Academia Pan-Americana de Letras e Artes e do InBrasCI Nacional – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, ambas Entidades sediadas atualmente na cidade do Rio de Janeiro, a sede do Centro Cultural, que abriga tão relevantes Instituições, está com novo endereço: RODOVIA AMARAL PEIXOTO, KM.28,Nº72; seu telefone, porém, mantem-se o mesmo: 2634-2661, bem como seu e-mail: centrocultural.emr@gmail.com  .

E o que mais não mudou foi a prazerosa cidade fluminense de Maricá.

Maricá é um município brasileiro, situado no litoral do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º55'10" de latitude sul, 42º49'07" de longitude               oeste, a 5 metros de altitude.
           O território municipal estende-se por           362,480 km² e é dividido em quatro    distritos: Maricá (sede), Ponta Negra,
Inoã e Itaipuaçu.

       O acesso ao município pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município às cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, quanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaboraí e as rodovias RJ-104 e BR-101.


O município de Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas –, muitas delas ricas em conteúdo histórico. O trem também já passou pela cidade – ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá.
O município possui um aeroporto, conhecido como Aeroporto de Maricá, localizado no centro urbano.


Maricá é rodeada por maciços costeiros. As serras principais são:
Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município - o Pico da Lagoinha, com 890m), Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca.

município apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guaripina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.
 


Lagoas  de  Maricá
                          





Também é conhecida por suas belas praias oceânicas, dentre as quais destacam-se a de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros.

A Serra da Tiririca, entre Maricá e Niterói, é um parque estadual com um valioso trecho de mata atlântica.

"A Área de Proteção Ambiental - APA Estadual de Maricá é uma área tipicamente de restinga, localizada na costa do município, é formada pela antiga fazenda São Bento da Lagoa, a Ponta do Fundão e a Ilha Cardosa, abriga a Comunidade Pesqueira tradicional de Zacarias, presente na área desde o século XVIII, sítios arqueológicos e o complexo ecossistema de restinga. Este último formado, entre outros componentes, por tabuleiros costeiros, um duplo cordão arenoso coberto por dunas, brejos, vegetações e fauna de restinga. A sua construção promoveu a constituição do sistema lagunar Maricá-Guarapina pelo fechamento da antiga enseada." [1]

Possui, ainda, uma grande área urbana de ocupação rarefeita e formada por dezenas de bairros e condomínios. A maior parte dos domicílios é de uso permanente, sobretudo no Centro da cidade e nas localidades mais antigas. Nas áreas do litoral e nas margens das lagoas as residências são majoritariamente utilizadas para o turismo do tipo veraneio.

A Cidade de Maricá tem um dos carnavais de rua mais ativos da região e atrai turistas de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

O "Maricarnaval", como é informalmente chamado o Carnaval em Maricá é comemorado de forma análoga à da maioria das cidades médias e grandes do estado do Rio. São comuns as bandas carnavalescas, blocos e há também desfiles das escolas de samba[7], sendo que nos últimos anos da década de 2000.

A maior escola de samba da cidade atualmente é a Inocentes de Maricá, que desfila em Niterói. Outras agremiações tradicionais são a Tradição de Maricá e a Flor do Imbassaí[7]. Também é possível ver comemorações ao som de funk.

Nesse ambiente aprazível situa-se o Centro de Produção Cultural Espaço Mestre Reladinho que desenvolve todo um trabalho cultural múltiplo e abriga a Biblioteca Bartira, um dos componentes do InBrasCI e mais o Consulado do Estado do Rio de Janeiro dos Poetas del Mundo e a Governadoria do Estado do Rio de Janeiro do InBrasCI, mantendo a Cultura ativa, viva, florescente em Maricá e exaladora de seu perfume por todas as cidades do Estado fluminense, PELO BRASIL E O MUNDO!


Ao fundo, Zélia Balbina;
                                               
 à frente,Delasnieve Daspet  e Marilza de Castro



Lybio Magalhães, Marilza de Castro, Zélia Balbina, Dauá, Gecy Cândida



                                                   





Marilza, Lybio e Neli Neto










Ator a representar Fernando Pessoa, Lybio, PC, Marilza e Zélia