InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DA GOVERNADORIA MG



                                                                                                              

***


Oficina de Incentivo à Leitura: nas sendas brasileiras do haicai

J. B. Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal

Semana Letras da UFV.

*****************

Trililili Paralelá é um verdadeiro convite a brincadeira com o som das palavras: Beijei o / pé da Rosa / a cheirosa / tem chulé (France Gripp)! E é desta forma que as crianças entram para o universo das letras se divertindo. Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o projeto além da publicação traz uma série de atividades que despertam para o universo da poesia: oficinas, sarau de poesia, sorteio de livros, entre outros, que serão realizados ao longo do mês das crianças na capital mineira e também em Governador Valadares, cidade natal da autora.

A poetisa France Gripp conta que o conjunto de poemas intitulado Trililili Paralelá é resultado de trabalho árduo desenvolvido em dois anos de experimentações poéticas. Também representa o fruto de inúmeras leituras de poesia e de outros tantos estudos literários, fontes que alimentando a imaginação e a sensibilidade acabaram vertidas em poesia. A intenção do projeto é permitir que os leitores mirins se divirtam, tenham alegria, enquanto leem sobre questões cotidianas, vendo-se assim, a si e aos outros, de certo modo, retratados.

France Gripp

Sobre a autora:

A professora de Letras, poeta e contista nasceu em Governador Valadares, onde formou-se em Letras. Colaborou com crônicas para os jornais locais e participou da edição do periódico cultural "Poet'Arte". Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). France Gripp publicou "Eu que me destilo" (1994) e "Vinte Lições" (Dimensão, 1998). Tem poemas, contos e crônicas publicados nas coletâneas "A arte do professor e Palavra de mestre", (Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 1996/1997/1999), "Saboreando palavras" (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais, 2006), "Terças Poéticas jardins Internos" (2006), "Antologia ME 18/Mulheres Emergentes" (2007) e "Antologia Poesia do Brasil" (2008). Realizou a exposição "Poesia e Forma", no Parque Municipal Renné Giannetti, pelo projeto Museu Nacional da Poesia (Munap).

Anjo em Ronda - 2006


EXPOSIÇÃO DE ARTE ALDRAVISTA: TRAMAS

de 13 a 24 de outubro de 2011

Galeria Carlos Drummond de Andrade - (Fundação Carlos Drummond de Andrade - Itabira, MG)

A semana Drummondiana terá exposição da artista plástica natural de Itabira, Deia Leal. A artista apresentará panorama de sua trajetória artística, com trabalhos produzidos no período de 2006 a 2010.

As obras vão desde o figurativo, em que ela retrata a religiosidade eclética de Minas de Gerais, através da representação de anjos negros, de portais de minas e de paisagens devastadas, em pinceladas soltas e livres.

A artista também apresentará suas últimas experimentações, através de explosões de cores metonímicas em telas, usando o dripping, para representar a carnavalização mineira, paisagens floridas e intervenções realizadas em peças de roupas.

Nas experimentações metonímicas de Deia Leal não são mostrados objetos inteiros, mas manchas, pinceladas que insinuam a intencionalidade da artista sem, contudo, impor o sentido final. O significado de cada obra será construído conjuntamente pelo espectador, conforme sua vivência, sua bagagem existencial.

Cidade das Flores III - 2010


Portal Velho  2008

Deia Leal – nome artístico de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara - MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela Universidade Federal de Viçosa. Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara. Desenha e pinta desde a adolescência. Teve aulas de pintura com o artista plástico de Maringá, Camilo Leal e com o artista, escritor e compositor sinfônico granadino, Antonio Gualda, na Espanha. Participou de exposições coletivas na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, RepúblicaDominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris. Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2008, obteve o 1º lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentim Ruiz Aznar (Espanha). Foi laureada com a Medalha de Bronze da Académie des Arts, Sciences et Lettres da França, sob a égide de René Flament, fundada em 1915, coroada pela Academia Francesa, em Paris, pelos relevantes serviços prestados às artes no Brasil.

A cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (Minas Gerais) vai inaugurar no segundo semestre de 2011, Museu Internacional que levará o nome da artista Deia Leal.

Aldravismo

Sinônimo de liberdade, a arte aldravista faz referência à superação de barreiras formais de produção e expressão, à possibilidade de ousar e de criar conceitos novos. Nascido na cidade de Mariana, no ano 2000, o aldravismo é um movimento de escritores, filósofos e artistas visuais que propõem interpretações inusitadas de eventos do cotidianos. A aldrava, argola de ferro utilizada antigamente para bater nas portas, é o símbolo do movimento.

Além da liberdade, o aldravismo tem outro pilar: a metonímia. Trazida da literatura para as artes plásticas, a figura de linguagem, que relaciona o todo e a parte, ganhou uma interpretação plástica e chegou às telas na forma de supressão de elementos. Não se pretende mostrar uma totalidade, mas apresentar indícios.

Abertura: 13 de outubro de 2011 -

Local: Galeria Carlos Drummond de Andrade - (Fundação Carlos Drummond de Andrade - Itabira, MG)