InBrasCI - Verbete Wikipédia

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ARTISTA MINEIRA RECEBERÁ MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA

A Presidente do InBrasCI, em nome de sua Diretoria, sua Chancelaria e Sub-Chancelarias e suas demais Governadorias, parabeniza a sua Governadora Andreia Donadon Leal pelo recebimento da Medalha Inconfidência, a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.

                                             ***********************

Mensagem da Diretoria da RD-InBrasCI-MG




O Governador do Estado de Minas Gerais, ANTONIO ANASTASIA, por meio de decreto, concederá a artista plástica, escritora do movimento aldravista e ex-aluna da UFOP, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, a Medalha da Inconfidência.

A solenidade de agraciamento será no dia 21 de abril de 2011, quinta-feira, às 10 horas, na Praça Tiradentes em frente ao Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto/MG.

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.

A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), em Ouro Preto.

Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

A presidenta da República Dilma Rousseff será uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência deste ano, no grau Grande Colar, a ser entregue no dia 21 de abril, em Ouro Preto.

Durante o encontro, os membros do Conselho definiram que a solenidade este ano irá homenagear 250 personalidades que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento do Estado. Com exceção dos conselheiros representantes das forças militares, que poderão indicar um total de 20 pessoas, cada membro do conselho poderá indicar até cinco homenageados.

No total serão entregues 62 medalhas no grau Grande Medalha, 88

Medalhas de Honra e 100 no grau Medalha da Inconfidência.
As indicações deverão ser encaminhadas ao cerimonial do governo até o dia 21 de março.

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva; cresceu em Santa Bárbara-MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada  em Artes Visuais - Cultura & Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Letras – Literatura – Cultura & Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa (Dissertação de Mestrado: Aldravismo – Primeiro Movimento Mineiro do Século XXI). É ilustradora, Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes e Membro da Comissão Editorial. Escreve contos, poemas, crônicas e ensaios no Jornal Aldrava Cultural desde 2002. Colabora também com o Jornal Linguagem Viva – São Paulo, Jornal de Letras (RJ), Jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte) e Jornal Ponto Final (Mariana). Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara e teve aulas presenciais com o artista Antonio Gualda, em Granada (Espanha). Desenha e pinta desde a adolescência. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua Porta – Projeto Vencedor do Prêmio Viva Leitura 2009  Mec/Minc.

Talvez seja uma das mulheres mais jovens do país a pertencer às diversas Academias de Letras. No final de 2008, fundou a Academia de Letras do Brasil-Mariana, instalada em abril de 2009. É Presidente da Academia de Letras do Brasil de Mariana. Membro Correspondente da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa (RJ). Membro Efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Membro Benemérito da Academia Feminina Mineira de Letras. Membro Correspondente da Academia Maceioense de Letras-Alagoas; da Academia Cachoeirense de Letras-Espírito Santo; da Academia Pan-Americana de Letras e de Artes - Rio de Janeiro; da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni” (Petrópolis- Rio de Janeiro); da Academia de Letras da Mantiqueira – São Paulo. Membro Honorário da Academia Brasileira de Trova - Rio de Janeiro e da Academia de Letras de Brasileia (Acre). Vice-Presidente da Academia de Letras e Artes Lusófonas em Minas Gerais; Membro Correspondente Estrangeiro da Academia de Letras e Artes (Monte Estoril – Portugal). Diretora de Intercâmbio Cultural da FALEMG – Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais.

Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais. Embaixadora Universal da Paz em Genebra – Suíça. Membro da IWA (International Writers and Artists Association – Toledo-USA)
Membro do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais de Minas Gerais e Curadora do Circuito Internacional de Arte Brasileira em Minas Gerais – da Colege Arte.
É autora dos seguintes livros:
“Nas Sendas de Bashô”, em 2005 com a senda I – Quase! “Cenário Noturno”
(poesia) 2007. Aldravismo: uma proposta de arte metonímica – 2009. “Ventre de Minas” – 2009 - Ventre III. Flora: amor e demência e Outros Contos – 2010 e no prelo, Pés sobre o chão (crônicas).

Recebeu inúmeros prêmios literários, entre eles, 1º lugar no Concurso Nacional de Poesias “Prêmio Cataratas” - 2006 – Foz do Iguaçu - Paraná.

Obra:

Anjos da Terra. 1° lugar no 41° Concurso Nacional de Contos de Paranavaí - 2009. 1° lugar no Concurso Interno de Contos da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais – 2009. Participou de exposições coletivas internacionais representando o estado de Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Chile (Museu Pablo Neruda) e em dezembro de 2009 participou de uma coletiva no Museu do Louvre em Paris. Participou de inúmeras exposições coletivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É detentora de mais de 50 premiações. Conquistou o 1º lugar noConcurso Internacional de Artes Plásticas Compositor Antonio Gualda, Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar - dezembro de 2008, em Granada, Espanha, com a obra “Revolta da Mata”, com participação de 35 países no certame. Medalha do Mérito Affonso Penna – 2009. Vencedora do Prêmio VivaLeitura – 2009 - maior prêmio de Incentivo à Leitura do país, do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura, patrocinado pela Fundação Santillana e Organização dos Estados Ibero-Americanos, com o projeto: Poesia Viva: poesia bate à sua porta.

Medalha do Grande Oriente do Brasil- Rio de Janeiro – 2010. Medalha de Bronze da Académie des Arts, Sciences et Lettres, sob a égide de René Flament, fundada em 1905, coroada pela Academia Francesa, no dia 05 de junho de 2010, em Paris, pelos relevantes serviços prestados à cultura, às letras e às artes no Brasil. Medalha Universidade Federal de Ouro Preto – 2010, pelos relevantes serviços prestados à Educação – 41° sessão solene de aniversário. Medalha de Recompensa à Mulher – Maçonaria Fluminense - Rio de Janeiro. Diploma de Mérito Internacional da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais – 2010. Medalha “Joaquim Nabuco” da Sociedade Fluminense de Belas Artes (RJ) e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Receberá a Medalha ANTONIO OLINTO, pelo conjunto da obra literária e cultural da UBE (RJ), comemoração dos 53 anos, no dia 26 de agosto de 2011 - no Rio de Janeiro.