InBrasCI - Verbete Wikipédia

quinta-feira, 3 de março de 2011

PROFª HEBE ROLA NA AMLA-MG

ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS DE MINAS GERAIS
Ad majora nata



Professora Hebe Rôla foi aprovada para ocupar uma cadeira na
ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS DE MINAS GERAIS.




A Acadêmica Andreia Donadon Leal apresentou a escritora Hebe Maria Rôla Santos, para ocupar uma cadeira na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. O nome da professora marianense foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior da AMULMIG, em reunião realizada no dia 01 de março de 2011. A neo-acadêmica tomará posse no dia 19 de abril de 2011, além de representar a cidade de Mariana na Casa de São Francisco de Assis.

Hebe Rôla é ensaísta, poetisa e folclorista. Professora Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Língua Portuguesa, Língua Francesa e Especialista em Leitura e Produção de Textos. Membro da Academia Marianense de Letras, Membro da Academia de Letras do Brasil - Mariana e idealizadora da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana. Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, Secretária da Aldrava Letras e Artes e Embaixadora Universal da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Criadora e promotora do “Cantando Alphonsus”, em parceria como Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.

Pesquisadora do folclore, especialmente: personagens, cantigas, linguagem dos sinos de Mariana e Ouro Preto, histórias, parlendas e causos da Região dos Inconfidentes.
Publicou os livros: O Bem-te-Sino; Aldravismo (co-autoria); O Dia de Minas (co-autoria); Mãos de Mariana (co-autoria); Pequeno Dicionário da Linguagem dos Sinos (co-autoria) e no prelo: Chitarô. Cadê o Gato?

O livro inédito, "Chitarô. Cadê o gato?", da Professora Hebe Rôla, para a acadêmica Andreia Donadon Leal é uma obra original com ilustrações criativas, expressivas e atrativas de história para crianças de zero a cem anos.

"Chitarô. Cadê o gato?" é também um excelente material didático com oferecimento de atividades de passatempo, testes de conhecimento e leitura sintética das estórias em quadrinhos. A obra vai além da aparente simplicidade textual, pois privilegia a virtude da valorização e do apego que os laços familiares proporcionam, tanto à vida das pessoas, quanto a dos animais.

"Chitarô. Cadê o gato?" é um mimo da professora Hebe Rôla aos leitores que certamente irão experimentar o prazer de ler e ver uma belíssima estória.

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana

Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa

Exposição Virtual de Obras de Arte:

http://www.artelista.com/slideshow.php?a=8584387574870269&t=1

http://deialeal.artelista.com/

(31) 8893-3779

Ponto Itinerante de Leitura
http://pontoleituramariana.blogspot.com/

Jornal Aldrava Cultural -
www.jornalaldrava.com.br

A vida é metonímica
cada olhar
é cada olhar
e o contínuo
que ela
parece ser
é soma de frações.