InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 27 de março de 2011

MENSAGEM DA CHANCELARIA

Emaranhado de Fios.
                 (Ermitão da Picinguaba)


Desde quando me conheço por gente, gosto de mexer com artesanato, eletricidade, equipamentos elétro mecânicos, mecânica de automóveis,equipamentos de fotografia e vídeo, e, se calhar foi por tudo isto que após ter-me revoltado na Academia Militar,(1964 )por não querer pegar em armas contra Brasileiros, ou fôsse contra quem fôsse, que eu consegui singrar na vida, recomeçando-a como ESTIVADOR NO CAIS DO PORTO DE SANTOS, apesar de todos cursos e tudo mais que já tinha estudado, mas, ali, no Cais do Porto de Santos, fazendo trinta por uma linha, para não deixar a peteca cair, foi que eu tive uma grande UNIVERSIDADE DA VIDA, além de outras que andei cursando viajando por todo O BRASIL, AMÉRICA DO SUL, MÉXICO, E.E.U.U., EUROPA, ....afora as viagens transcendentais que amo também praticar.

Muito bem, após uma síntese do antes, um pouco do durante e o porque do agora, vou dizer aqui o quanto, por muitas vezes, precisei desembaraçar EMARANHADO DE FIOS, que ligavam algum equipamento, veículo, grua, etc.

Esta prática deu-me imensa PACIÊNCIA, CIÊNCIA DA PAZ, pois , sem acabar com o EMARANHADO DE FIOS, era quase impossível saber se as ligações estavam corretas, e os riscos de fazer ligações , ainda mais em corrente 220 w., só Deus sabe quantos seriam,além de curto circuitos, choques e tudo mais, que poderiam acabar com os equipamentos caríssimos, e, com minha vida.

Ao passar esta mensagem, quero também metafóricamente explicar por quantas vezes, tive que desembaraçar O EMARANHADO DE IDÉIAS E PENSAMENTOS, que surgiam em minh próprio, em minha vida, através de outras pessoas,as quais, nem se davam conta que estavam se atropelando,me atropelando e assim, não nos dando oportunidade de acabar com aquela confusão emocional, física, mental, e até espiritual que as dominava e causava
curto - circuitos.

O problema é que entre a prática e a gramática há uma imensa distância, até porque os verdadeiros PRÁTICOS DO PORTO DE SANTOS, é que colocavam os NAVIOS DENTRO DO PORTO, e, em todos os Portos do Mundo é assim, e isto porque?

Porque os comandantes dos navios, mesmo das forças armadas NÃO CONHECEM A ESTRUTURA DO PORTO, NÍVEIS DE PROFUNDIDADE, E TUDO MAIS, por isto O PRÁTICO é a figura mais procurada dentro do porto, em qualquer parte do mundo, para se evitar desastres homéricos, justo quando o navio chegou a terra.

E, assim sendo, toda paciência é pouca quando queremos que as pessoas EMARANHADAS em suas idéias distorcidas da vida, sejam ajudadas por nós.

Afinal se somos amigos, devemos ajudá-las nos momentos mais difíceis, e não simplesmente sugar a ENERGIA DELAS, quando estão bem, e, quando têm algum EMARANHADO DE IDÉIAS, nos afastarmos como se elas fôssem descartáveis, algo que, na atual conjuntura, está ocorrendo com equipamentos, veículos, gruas, e tudo mais; até celulares, e, sem dúvidas esta prática faz com que as pessoas comecem a pensar que nós também somos descartáveis.

Lêdo engano!

TODOS NÓS SOMOS IMPORTANTES NA CONJUNTURA DA EXISTÊNCIA TERRENA, e, se alguém se aproximou de nós, é porque algo temos que aprender com esta pessoa, e vice-versa.É a LEI CÓSMICA ATUANDO EM NÓS.

Ou será que alguém aí pensa que já sabe tudo?

Muito bem, sei que talvez esteja sendo prolixo, mas, é só para que não joguemos fora a oportunidade ou oportunidades que a vida nos dá, quando encontramos um emaranhado de fios, e queremos ligar por exemplo o computador, e enviar esta mensagem.

Já pensaram o que seria se eu não tivesse sido ESTIVADOR NO PORTO DE SANTOS?

Hoje mesmo tive que resolver um problema relacionado com um imenso EMARANHADO DE FIOS, para que na 2ª Feira tudo esteja funcionando ao contento, pois temos que colocar mãos a obra, em projetos que nos aguardam.

Senti-me muito bem ao me aperceber que novamente o que parecia complicado, era um teste, à minha capacidade em voltar no espaço tempo e lembrar como tudo começou:

EVITANDO PEGAR EM ARMAS CONTRA BRASILEIROS, OU FÔSSE QUEM FÔSSE ,EU ME DESARMEI, E, DEIXEI DE CRIAR DISTÂNCIA ENTRE MEUS CONTERRÂNEOS, POVOS DO MUNDO, E TUDO MAIS, ALÉM DE NÃO LEVAR A VIOLÊNCIA AVANTE.

Foi assim que começou a SAGA DO QUE MAIS ACREDITO E MAIS QUERO CONTINUAR ACREDITANDO EM MEU VIVER:

PRESERVAR A NATUREZA, O PLANETA E A NATUREZA DE CADA QUAL, por mais difícil que isto tudo possa parecer, basta apenas um pouquinho de paciência que depois da tempestade vem a bonança, diria minha avó materna:LUCINDA PEREIRA DA SILVA.

Grande abraço e bom domingo a todos!

O caminho dos que voam é invisível a direção sempre é o Ideal!

Ermitão da Picinguaba

Prêmio pela Paz, Imprensa Revista ZAP - 2010 - São Paulo - Brasil.

I.W.A. INTERNATIONAL WRITERS ASSOCIATION-TOLEDO- U.S.A.

Academia Pan Americana de Letras - Rio de Janeiro - Brasil

Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Embaixador do Círculo Universal da Paz - Paris - França.