InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VISITA AO ACRE IV

VISITA AO ACRE
(Marilza de Castro)
IV- QUINTO DIA

O despertar foi tranquilo; aprontamo-nos e fomos ao café da manhã. Era o nosso último dia no Acre; o coração apertava, a saudade crescia no peito e a vontade de ficar aumentava a cada instante.
À noite, às 20 horas, seria a grande solenidade de Posse e entrega de honrarias do InBrasCI, da (CON)FALB, da FALA-AC e da AJLA - Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, no Teatro Hélio Melo – Memorial dos Autonomistas; era preciso que estivéssemos todos bem dispostos.
A manhã foi de algumas comprinhas próximas ao hotel e o almoço foi, como sempre, no SESC, a quem agradecemos a grande gentileza. Voltando ao hotel, demos os últimos retoques na palavra nossa para a cerimônia noturna, preparamos as malas para o retorno ao Rio e nos arrumamos para o evento de Posse.
Às 17h.30m. solicitamos ao hotel que nos trouxesse a torta que tínhamos encomendado para que, ao final do evento, durante o coquetel, cantássemos os parabéns ao poeta-seringueiro Mauro Modesto, nosso anfitrião, que aniversariara no dia 03 de fevereiro próximo passado. Fechamos a conta no hotel e partimos para a cerimônia, que foi aberta pelo nosso anfitrião, encarregado também de compor a Mesa Dirigente, que assim ficou organizada: Dr. Mauro Modesto, Dr. J. Simplício, Com. Marilza de Castro, Drª. Nilza Athayde, Drª. Zara Paim, Dr. Renã Pontes, Drª Enilza de Souza Gomes, Dr. Ulisses Modesto e Dr. Francisco de Moura Pinheiro.
Tivemos a oportunidade de dizer da honra e do prazer de estar no Acre, recebendo o carinho e a atenção dos acreanos; falamos também da importância de estarmos ali representando a Com. Eliane Mariath Dantas, Presidente da ALAP, FALARJ e Membro da Comissão que dirige administrativamente a (CON)FALB, com cuja autoridade pudemos, então, expor, em síntese, o histórico da Entidade e sobre seu idealizador e Presidente ora falecido Francisco Silva Nobre e dar Posse ao Presidente da FALA-AC – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Acre, Dr. Mauro Modesto e a sua Vice-Presidente Drª. Nilda Dantas.
Surpresas aguardavam o poeta-seringueiro Mauro Modesto. Em 2003, quando Silva Nobre completou 80 anos e era Presidente da FALB, eu Marilza, na época sua segunda esposa e Secretária da FALB, mandei cunhar, para homenageá-lo a Medalha que leva seu nome e respectivo Certificado, que foi outorgada, na época, a várias autoridades; algumas dessas Medalhas e Certificados foram outorgadas posteriormente e o Nobre teve o carinho de separar uma dessas Medalhas com o Certificado por ele assinado, quando a mão já estava trêmula, mas a mente continuava firme, entregou-os a mim e disse: - Guarde esta Medalha e este Certificado e os entregue a Mauro Modesto, quando ele fundar a Federação do Acre.
Era chegada a hora, eu já estava em condições de cumprir essa missão que me fora conferida por meu falecido marido Silva Nobre, missão que é símbolo da confiança que ele depositava em Mauro Modesto. Guardei tais insígnias comigo, em silêncio, sem que ninguém soubesse de tal segredo confiado a mim pelo Nobre e, cumprindo a vontade daquele que era o Presidente da FALB (hoje CON-FALB), também com uma gratidão imensa não só pelo que o poeta-seringueiro tem feito pela Cultura acreana, brasileira e internacional, como também pela certeza que tenho do grande carinho que ele sempre dedicou e dedica ainda ao Guru da Cultura brasileira Chico Nobre, verdadeiramente imortal não só pela grandiosa obra que nos legou, como pela presença hoje constante, como se pode sentir, intuindo homens e mulheres da Cultura, passei às mãos do Dr. Mauro Modesto, então Presidente da FALA-AC, o Título e a Medalha que lhe eram de justiça, com o meu muito obrigada.
A emoção tomou conta de várias pessoas; eu busquei segurar as lágrimas. Mauro Modesto quis usar da palavra, mas a voz lhe foi embargada... Abraçamo-nos e vibramos naquele momento no espírito idealizador do Nobre.
A vida continua. O InBrasCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, ao ser gerado, seguiu inspiração da (CON)FALB e sempre teve do Nobre total apoio, pelo que tornou-se seu primeiro e eterno Presidente de Honra. O Instituto foi ao Acre e lá prestou, em versos sua homenagem ao pequeno grande Estado brasileiro.
A Posse solene do Presidente Mauro Modesto e da Vice-Presidente Sandra Magali Soares Cardoso ocorreu, inclusive com o Juramento de plena dedicação à causa do Instituto e da Cultura em geral prestado por ambos.
Várias personalidades acreanas ligadas à Cultura receberam do InBrasCI Sede nacional e RD-InBrasCI-AC, da FALA-AC e da AJLA Medalhas e Certificados como reconhecimento de seus méritos.
Homenagens, através de Certificados e lembranças, a acreanos de fibra, como Mauro Modesto e J. Simplício foram prestadas; versos lhes foram dedicados.
A Sessão foi encerrada pelos Drs. Mauro Modesto e J. Simplício, que convidaram todos para um coquetel no salão do Memorial, onde ainda ocorreram várias entrevistas.
Terminando a última noite no Acre da comitiva cultural carioca, nossos anfitriões nos levaram para um “arrasta pé” na conhecidíssima casa noturna “Saudosa Maloca”, donde nos acompanharam, para as derradeiras despedidas, até o aeroporto.
O que os acreanos não sabiam é que, no dia em que chegamos ao Acre, o InBrasCI estava comemorando cinco anos de existência e que a semana cultural no Acre com a instalação e Posse da Presidência da RD-InBrasCI-AC foi a comemoração de seu aniversário mais emocionante que ele poderia ter. Obrigada acreanos.
O Acre tem um coração imenso e, com toda certeza, nossa saudade é infinitamente maior. Breve, esperamos, estaremos de volta.