InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VISITA AO ACRE III

VISITA AO ACRE
(Marilza de Castro)
III- TERCEIRO E QUARTO DIAS

O tempo parece voar quando vivemos momentos agradáveis de nossa vida; já estávamos no dia 16 de fevereiro: acordamos, nos preparamos cedo e logo após o café da manhã rumamos para a Escola Serafim Salgado, onde estaria reunida uma das Sociedades dos Poetas, grupos de poetas mirins que estão sendo formados nas escolas de Rio Branco, por incentivo do poeta-seringueiro Mauro Modesto. A proposta seria fazermos um recital de poemas declamados para as crianças e adolescentes daquele grupo cuja Profª. Anginere Rocha de Santana tão bem orienta e incentiva e qual não foi a nossa surpresa quando, em lá chegando, inverteu-se a situação: aqueles meninos e meninas é que apresentaram um sarau de poesias da autoria deles... Foi algo surpreendente, maravilhoso e emocionante... Lágrimas vieram aos nossos olhos e a nossa voz embargava quando tentávamos nos dirigir a eles agradecendo o carinho e tentando retribuir a gentileza... Pelo InBrasCI, pedi à Profª Anginere que trabalhasse com as crianças durante 2011 dentro de um projeto elaborado pelo Instituto de um livro infanto-juvenil a ser editado pela Entidade, onde as crianças contassem, expusessem de uma forma artística própria, o que existe de folclórico em sua região . Esperamos que tal semente germine e logo mais já se esteja editando uma Antologia com as crianças do Acre, lembrando que Goiás já está a todo vapor preparando seu material.
Saudosos do carinho daquelas crianças, voltamos ao SESC para degustarmos o saboroso almoço que nos ofereceu sua direção, diariamente, acompanhado sempre de um delicioso suco de fruta nativa. Uma parte do grupo, por questões burocráticas, deixou o Hotel Guapindaia em que estava hospedado e deslocou-se para o Hotel Inácio, onde desde o princípio estava a outra metade da comitiva do Rio.
Às 16 horas comparecemos aos estúdios da TV Gazeta - Grupo Record – para a gravação do “Gazeta Entrevista”, em que seríamos entrevistados pelo acadêmico e jornalista de TV Alan Rick, com toda a sua simpatia (aliás, todos os entrevistadores das TVs acreanas parecem ser simpáticos, pois o Demóstenes da TV Bandeirante que nos entrevistou na véspera foi também de uma atenção ímpar); foi quando, na TV Gazeta, fomos fotografados “para a posteridade”, tendo a honra de sermos fotografados na companhia da Drª Roberta Moura, produtora do Geração Gazeta...
Mais um dia de agenda repleta cumprido e o tempo, a galope, avançava para a manhã seguinte, que seria livre para pequenas compras, seguidas do tradicional almoço no SESC. Na parte da tarde, J. Simplício nos levou para uma gravação de entrevista na TV SBT, no programa do jornalista Jorge Said, também atenciosíssimo.
As 19 horas do dia 17 de fevereiro já estávamos nós na “RODA POÉTICA” no Teatro de Arena do SESC, Roda essa comandada por Nilda Dantas e Mauro Modesto, num pré-lançamento 2011; vários poetas locais compareceram, inclusive poetas mirins e a música também esteve presente. O poeta repentista Cícero Franca e sua esposa e filhos participaram da apresentação, haja vista ter ele acompanhado a comitiva desde seu primeiro dia em Rio Branco.
Finda a Roda, fomos convidados pela Drª Sandra Magali para um jantar cujo prato principal era “carneiro à moda do Acre”, evento organizado por um grupo evangélico; verdadeira delícia, tal, que a Drª. Nilza Athayde pediu que, da próxima vez que se almoçasse ou jantasse carneiro lá, ela fosse convidada, que iria do Rio para degustar o carneiro... Realmente, estava muito bem preparado o prato!
Voltamos tarde ao hotel, mas satisfeitos não só pela alimentação farta e gostosa, mas pelas companhias super agradáveis de nossos amigos. O véu do sono velou nossa madrugada.