InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 30 de janeiro de 2011

O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO



A todos navegantes do tempo do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, venho informar a deliciosa ENCENAÇÃO das Reinações de Narizinho em O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, no Teatro Politeama, Portugal, numa montagem espetacular de FELIPE LÁ FÉRIA, um dos maiores encenadores portugueses, que pesquisou a OBRA DE MONTEIRO LOBATO e está tendo imenso sucesso com os mais pequeninos,dos 8 aos 80.
Um bom exemplo que deveria ser seguido por nós Brasileiros, divulgar a cultura do nosso povo e dos nossos grandes nomes da cultura e das artes Brasileiras.
Bom final de semana!
Édison Almeida
Filipe La Féria está a apresentar no Teatro Politeama, às 11h da manhã e às 14 horas o célebre musical de Monteiro Lobato, O Sítio do Picapau Amarelo. É um espectáculo para toda a família e para todos os estabelecimentos de ensino. O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação do grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, adaptado ao Teatro por Filipe La Féria, que deu origem a uma das mais famosas e saudosas séries de televisão.
A obra é um marco da literatura infanto-juvenil no Brasil e o primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920. A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, entre 7 de Março de 1977 e 31 de Janeiro de 1986, ainda presente no imaginário televisivo português.
É das mais originais da literatura infanto-juvenil e uma das mais belas, poéticas e didácticas peças de teatro dedicadas às crianças de todas as idades. A sua música original é de Gilberto Gil e Caetano Veloso, dois dos mais conceituados compositores e cantores brasileiros e a encenação de La Féria é de uma contemporaneidade e beleza que remetem para o sonho e para a aprendizagem de diversas disciplinas ligadas ao ensino.
O Sítio do Picapau Amarelo - SINOPSE
Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Picapau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade. Com ela vivem Tia Nastácia, que cozinha para todos, e a sua neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Nastácia com restos de pano. Também vive no sítio o velho Tio Barnabé, responsável pela manutenção da quinta.
Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras que, por coincidência, fica localizado no ribeirão da quinta. O Príncipe fica encantado com a menina e convida-a para conhecer seu reino. Aí Narizinho conhece o Doutor Caramujo, um célebre cientista que dá a Emília a pílula falante. Depois de ingerir o mágico remédio, Emília começa a falar e não se cala nunca mais.
Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia seu primo Pedrinho, que estuda na cidade onde vive com a sua mãe. O Menino também tem um amigo criado por tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa, feito a partir duma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido durante um bom tempo no meio dos livros, o Visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
No Sítio do Picapau Amarelo tudo é possível. A Fantasia mistura-se com a realidade e passa a fazer parte do quotidiano da menina Narizinho e do seu primo Pedrinho. E é com personagens adultas que as crianças compartilham as suas aventuras num mundo fantástico onde vivem a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, personagens inventadas por Narizinho no seu mundo de sonho que se torna realidade no Sítio do Picapau Amarelo.
Podes ver este espectáculo no Teatro Politeama, de Terça a Sexta-feira às 11h e às 14h00 e durante o fim de semana às 15h00.
Os bilhetes custam entre 7,50€ e 12,50€.
A peça estreia a 20 de Novembro e é um belo pretexto para sonhar acordado neste Natal que se aproxima.
TEATRO POLITEAMA
Rua das Portas de Santo Antão, 109 1150 – 266 LISBOA
T 213 245 500
Produção 213 245 505 Fax Produção: 213 245 519
Reservas 213 245 504/16 213 245 504/16 964409036 Fax Reservas: 213 245 508