InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Newsletter Instituto Rogerio Steinberg

O IRS é uma Instituição sem fins lucrativos. Sua ousada proposta de educação complementar, desperta e desenvolve o pontencial criativo de crianças e jovens de famílias de baixa renda, identificando talentos e facilitando a inserção produtiva na sociedade.
Setembro/2010 Fundado em 1997, por Clara Steinberg, o IRS já realizou mais de 26.000 atendimentos de crianças e jovens.

Prêmio Colunistas Nova Geração apóia IRS
O Prêmio Colunistas Nova Geração - 2010 é uma iniciativa da Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda que tem como objetivo revelar novos talentos da criação publicitária brasileira, através do julgamento de trabalhos publicitários de temática comunitária apresentados por estudantes de comunicação social. Este ano, o IRS é a entidade beneficiada e a festa de premiação acontecerá em novembro. Saiba mais: Prêmio Colunistas Nova Geração

IRS participou do ConBraSd

A cidade de Curitiba foi palco do 1º Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação. O evento foi promovido pelo Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, reunindo profissionais e especialistas no assunto. O IRS esteve presente, com outras entidades, na mesa redonda Estratégias de Atendimento Educacional em Instituições Privadas, sendo representado pela coordenadora pedagógica Sonia Simão. As psicólogas Virgínia Louro e Christiane Rosembaum também representaram o IRS no evento. Esse evento tem como objetivo promover o avanço do conhecimento na área das Altas Habilidades/Superdotação, a fim de garantir a inclusão mais efetiva e específica desta população nas ações políticas e educacionais.
Debate traz reflexões sobre o atendimento aos alunos com altas habilidades.


IRS e Secretaria Municipal de Educação formam professores

A primeira turma de capacitação de professores da rede pública para identificação de alunos com altas habilidades/superdotação se formou... Foram mais de 60 professores que, ao longo de três módulos, puderam observar e conhecer mais sobre o tema. A Doutora em Educação e consultora do IRS, Cristina Delou, ministrou as aulas enfatizando a teoria, alguns cases e várias reflexões, que enriqueceram o universo desses profissionais da educação.



Professores da rede pública que concluíram o curso e a equipe do IRS.

Papo Literário
Marilza Castro e Lybio Magalhães, do InBrasCI e várias academias de Letras e Artes e o grupo da Oficina de Criação
O mês de setembro foi marcante para os participantes da Oficina de Criação. A escritora Léa Madureira, presidente do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI), Marilza Castro, Lybio Magalhães e o escritor e pintor polonês, Thomasz Lychowski, encontraram os adolescentes para falar um pouco sobre literatura. Léa falou sobre seus livros e técnicas de poesia, Marilza e Lybio falaram sobre o InBrasCI e Thomasz Lychowski, sobre as diferenças entre as linguagens visual e escrita. Os encontros foram momentos de troca de experiências entre os adolescentes e os convidados.
Thomasz Lychowski, os adolescentes, os professores Sandra Coelho, Domingo Gonzalez e a voluntária Ewa Grybowski

Amor pela História

Uma infância feliz, pais comprometidos com o futuro e talento de sobra. Esses são os ingredientes perfeitos para a formação de um jovem que sonha alto, como Everton Vieira dos Santos, participante do IRS, desde os 11 anos. Hoje, aos 17, cursa História na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sendo o orgulho da família , principalmente do pai, Clemilton, e da mãe, Madalena, por ser a primeira geração a cursar uma faculdade Indicado por Paula Balaciano, professora de inglês da Escola Municipal Fernando Rodrigues da Silveira, no bairro de Costa Barros, o jovem ingressou no Instituto em 2004. Passou por várias atividades, inclusive pelo curso preparatório que o ajudou na aprovação para três renomadas escolas de ensino médio. Foi na oficina de Orientação Profissional que decidiu estudar História. Além da faculdade, Everton ainda estuda inglês, através de bolsa integral na Cultura Inglesa, e música na CETEP. Parabéns ao futuro historiador!
Sarau da Primavera

Com o apoio do IRS, o Asylo Espírita João Evangelista (AEJE) realizou, no dia 22 de setembro, o primeiro Sarau de Primavera na sua sede, em Botafogo. Além de ter sido uma agradável tarde cultural, o evento foi importante para apresentar aos pais o trabalho desenvolvido com os alunos. Pátio em cores, decoração da estação e as crianças vestidas de flores... Momentos aprazíveis que contaram com a apresentação do coral infantil, o recital de pensamentos e peça teatral adaptada do texto Romeu e Julieta. A pedagoga Sandra Coelho e o escritor e arte-educador Domingo Gonzalez levaram alguns adolescentes da Oficina de Criação para prestigiarem o sarau. Ao final do evento, uma homenagem à diretora Lúcia Vieira, que faleceu recentemente e foi uma das responsáveis pela criação do AEJE.
Heidi Rodrigues, atual diretora do AEJE, apresentou o evento para os pais e convidados.
O IRS acredita que a solidariedade é um dos princípios e valores universais e ser voluntário é um meio de exercer a cidadania e um novo jeito de mobilizar e fortalecer o ideal de transformação social.
Seja também um dos "Amigos do IRS"!
Como você pode ajudar: - prestando algum serviço na área de saúde, cultura ou educação; - doando recursos materias ou financeiros; - oferecendo bolsas de estudos em cursos ou escolas.
Para participar,entre em contatopelos telefones:2529-8239/2239-0448
Pelo email-institutorogeriosteinberg@irs.org.br