InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DIA DA CRIANÇA


DIA DA CRIANÇA
(Andreia Donadon Leal - Governadora RD-InBrasCI - MG)


Dia 12 de outubro comemoram-se três eventos importantes: o Dia das Crianças, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil e o Descobrimento das Américas. Todas essas comemorações têm sua importância e singularidade para diversos grupos; entretanto o feriado nacional deve-se ao Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Há inesgotáveis homenagens à Nossa Senhora Aparecida (A santa Milagrosa). Meu sobrenome, por exemplo, é Aparecida. O nome de minha mãe também é Aparecida. A mãe de minha mãe, não se chamava Aparecida e sim Emília, mas também era crente nos milagres da Padroeira do Brasil, e acredito fervorosamente que essa devoção tenha passado de geração a geração. Há muita fé na santa, que realizou inúmeros milagres, entre eles, a liberação do escravo Zacarias que havia fugido de uma fazenda no Paraná e foi capturado no Vale do Paraíba. Conta a lenda que Zacarias ao ser preso pediu autorização para rezar diante da imagem. Rezou com tanta fé que as correntes que prendiam seus pés e pulsos romperam-se imediatamente, libertando-o. Outra história, a que mais me encanta e fascina, é a cura da menina cega, que ao aproximar-se da Basílica, olhou em direção a Nossa Senhora e conseguiu vê-la nitidamente, mencionando a beleza da imagem para sua mãe. Foi curada também pela santa.
O Dia das Crianças também é uma data muito comemorada. Pais homenageiam filhos com presentes, abraços, mimos. Ser criança é privilégio. Ser criança é ter alma imaculada. Ser criança é acreditar nos sonhos e, sobretudo na palavra e no exemplo dos adultos. Ser criança é passagem efêmera e sempre fica o desejo de retroceder no tempo, quando estamos na fase adulta... São lembranças nostálgicas esses momentos, que nunca mais retornarão. Sem preocupação... Sem estresse. Sem pensar compulsivamente no amanhã. Muitos heróis fazem parte desse mundo lúdico e real: pais, personagem de desenho, personagem de filme, professora, tios, irmão mais velho, avós... Tenho boas recordações desse período: excelentes heróis de carne e osso, que marcaram eternamente minha maneira de ser, de pensar, de agir e de falar. Influenciaram-me nos primeiros passos pelo mundo. Não faltou fantasia, pois cabeça de criança sempre tem imaginação. Com o passar dos anos, essa fantasia vai se aprimorando. Às vezes toma bons rumos, às vezes um caminho incerto e inseguro. É bom ter fantasias, mas sempre com os pés no chão...
A Padroeira do Brasil continuará eternamente seu caminho, cumprindo seus desígnios: abençoar os adultos, as crianças, a vida de todos os brasileiros. É e sempre será exemplo. É neste exemplo que devemos nos espelhar. Não nos milagres de que ela realizou, mas na essência deles. Em sua benevolência infinita para com o próximo.
Que as crianças tenham um feliz dia, uma feliz fase, uma feliz e proveitosa vida. Aos pais, aos heróis de carne e osso, aos professores, aos tios, aos amigos, etc., um pedido: que sejam sempre bons exemplos. Eu sei que a vida, muitas vezes, é dura e sofrida para os pais e que nem sempre é possível fazer e dar tudo o que eles almejaram para seus filhos. A realidade, muitas vezes, é impactante, injusta, perversa e que não há muito tempo para sonhar; falar de coisas mágicas e especiais. Mas é possível acreditar que podemos tentar re-criar outra imagem do mundo para as crianças: o nosso mundo. Criança não precisa de brinquedos caros, jogos mirabolantes; precisa é de uma boa dose de carinho, amor, proteção, atenção e educação. Esses são os presentes mais significativos e duradouros. Desta forma, cumpriremos também nossos desígnios: passar de geração a geração, os verdadeiros valores para uma vida plena e feliz da criança.