InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CARTA QUE CIRCULA NA INTERNET

Carta aberta , de Eliane Sinhasique, para Renato Aragão, o Didi.

Querido Didi,

Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos ( apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu Nome para colar nas correspondências )... Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim . Agora , novamente , você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência , me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta . Não foi por " algum " motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você . São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos ). Você diz, em sua última Carta , que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação . Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem . Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas , comigo não . Eu não sou ministra da educação , não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula . A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da minha família . Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não mata ninguém . Muito pelo contrário , faz bem ! Estudei na escola da zona rural , fiz Supletivo , estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária . Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde , a educação , a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa . Os impostos são muito altos ! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento , em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família . Eu já pago pela educação duas vezes : pago pela educação na escola pública , através dos impostos , e na escola particular , mensalmente , porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que , acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais . O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores , dessa dinheirama toda , não têm a educação como prioridade . Pois a educação tira a subserviência e esse fato , por si só não interessa aos políticos no poder . Por isso , o dinheiro está saindo pelo ralo , estão jogando fora , ou aplicando muito mal . Para você ter uma idéia , na minha cidade , cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 ( três reais e oitenta e dois centavos ) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos )! O governo precisa rever suas prioridades , você não concorda? Você pode ajudar a mudar isso ! Não acha ? Você diz em sua Carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática . Concordo com você . É por isso que sua Carta não deveria ser endereçada à minha pessoa . Deveria se endereçada ao Presidente da República . Ele é 'o cara '. Ele tem a chave do Cofre e a vontade política para aplicar os recursos . Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país , sem nenhum tipo de distinção ou discriminação . Mas , infelizmente , não é o que acontece... No último parágrafo da sua Carta , mais uma vez , você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da " minha " doação , que a " minha " doação faz toda a diferença . Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima , de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias . Didi, você pode até me chamar de muquirana , não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar . Minha doação mensal já é muito grande . Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho . Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana , se ficasse comigo , seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família . Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida . Você acha isso justo ? Acredito que não . Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira .
Outra coisa Didi, mande uma Carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os ministros e professores das escolas públicas. Só escolher quem , de fato , tem vocação para ser ministro e para o ensino . Melhorar os salários , desses profissionais , também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato , a camisa da educação . Peça para ele , também , fazer escolas de horário integral , escolas em que as crianças possam além de ler , escrever e fazer contas possa desenvolver dons artísticos , esportivos e habilidades profissionais . Dinheiro para isso tem sim ! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos .
Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari.
P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro . Se você mandar , serei obrigada a ser mal-educada : vou rasgá-la antes de abrir .

PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança . Fiquem sabendo: as organizações Globo entregam todo o dinheiro arrecadado à UNICEF e recebem um recibo do valor para dedução do seu imposto de renda . Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda , porque é ela quem o faz.

PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS ? MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS ?

BRASILEIROS, PATRIOTAS (e feitos de idiotas ) DIVULGUEM ESSA REVOLTA .... isto deve chegar em Brasilia.