InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 21 de setembro de 2010

5ª Journée Mondiale da la Paix BRESIL

5ª Journada Mundial da Paz, no Brasil, aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro 2010, em Campo Grande, MS, Brasil, por promoção da Embaixadora Universal da Paz Delasnieve Daspet e da Federação das Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, com o apoio da Associação Internacional dos Poetas del Mundo, da RD - InBrasCI -MS, do CTG Farroupilha, MS e do Portal Luna&Amigos.
No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. A data surgiu através de sua Santidade, o Papa Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração, já a partir do dia primeiro seguinte.
O ano de 1968 foi conturbado em grande parte do mundo, foi quando aconteceu a guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, lutas da população civil contra os modelos autoritários de governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5, pelo presidente Costa e Silva, sendo hoje considerado um atentado à liberdade... Mas a paz é a relação harmoniosa entre as pessoas, povos e nações, mantendo-se em estado de total ausência de violência e como vem sendo difícil isso acontecer!
Assim surgiu o Dia Internacional da Paz, estabelecido por uma resolução das Nações Unidas em 1981 para coincidir com a abertura da sua Assembléia Geral. O primeiro Dia da Paz foi celebrado em Setembro de 1982, entretanto, só em 2002, a Assembléia Geral declarou oficialmente que o 21 de setembro seria a data definitiva para o Dia Internacional da Paz.
"O Dia Internacional da Paz deve ser, para a comunidade internacional em geral, uma pausa para reflexão sobre as ameaças e desafios que enfrentamos."
O dia internacional da Paz, porém, deve ser comemorado em todos os 365 dias de cada ano, quando as pessoas, os povos em geral, devem viver em completa harmonia, estendendo as mãos uns aos outros, para que juntos possamos todos ascender a um nível espiritual mais elevado e ter uma vida material mais saudável, tranquila e feliz.
365 dias de silenciar as armas e de uma atitude realmente humanitária; de um semear e entrelaçar culturas, para que os povos se conheçam mais e não estejam sujeitos à ameaça de destruição ... 365 dias de amor a si e ao próximo!
E o Amor é a síntese de todos os mandamentos que o Plano Superior possa nos enviar, porque quem ama não comete impropriedades, não ofende, não erra para consigo mesmo e para com o próximo... Quem ama só deseja e pratica o bem!...
(Marilza de Castro - Presidente do InBrasCI e Diretora Nacional de Cultura da Associação Internacional dos Poetas del Mundo ).