InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE - MAURO MODESTO, cria a ACADEMIA DOS POETAS ACREANOS

Mauro Modesto no centro (chapéu) e Poetas Acreanos


GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE - MAURO MODESTO - CRIA A ACADEMIA DOS POETAS ACREANOS








Nova instituição vai estimular o patrimônio cultural e colaborar para que a poesia volte à praça



O poeta Mauro d’Ávila Modesto volta ao cenário cultural em 2010 criando a Academia dos Poetas Acreanos. Entre as finalidades da nova instituição está o de congregar os poetas e compositores acreanos, além de divulgar suas obras, promover o intercâmbio cultural e servir de elo entre os intelectuais.
“A intenção é preservar e incentivar as criações literárias, em todas as formas, onde seus titulares possam participar e prestar colaboração para que a poesia volte à praça. A Academia também vai estimular a defesa do patrimônio ambiental, social, histórico e cultural”, explica o poeta.A solenidade de criação da nova academia aconteceu na tarde da última quarta-feira, 10, na sede da Sociedade Beneficente dos Operários de Rio Branco (SBORBA). O evento contou com a presença de várias personalidades ligadas à cultura literária no Estado e por membros de outras entidades.
Entre os que prestigiaram a solenidade estiveram e o presidente e vive-presidente da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, José Simplício da Costa e Cezar Negreiros. Também esteve presente o magistrado, articulista e poeta José Augusto Fontes.
E mais: A professora e acadêmica Luiza Galvão Lessa, o advogado e acadêmico Ulisses d’Ávila Modesto, Aleuda Soares Dantas Tuma, Francisco Pinheiro Dandão, Alan Rick Miranda, Renã Leite Pontes, Edimari Costa Gomes, Valdeci Ricardo Duarte, Nilda Dantas, Valmir Souza de Araújo, Francisco Reis da Silva Leite, Marcelo de Paula Ribeiro e Raimunda Araújo da Rocha.
Por sugestão do presidente da nova acádia, Mauro Modesto, e acatada pelos presentes, o dia dez de fevereiro passou a ser o dia oficial da fundação e implantação da Academia dos Poetas Acreanos. “Essa é uma homenagem póstuma ao jornalista, professor, advogado e poeta Elzo Rodrigues da Silva,”, destacou Mauro Modesto.