InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CUMPRIMENTOS DA GERÊNCIA REGIONAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA EM MINAS GERAIS.

CUMPRIMENTOS DA GERÊNCIA REGIONAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA EM MINAS GERAIS. EUGÊNIO FERRAZ.
Clique na imagem para ampliar.

Cumprimentos do Ministro da Cultura



Cumprimentos do Ministro da Cultura, Jucá Ferreira, pela Solenidade de Posse dos Membros Fundadores da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG e Outorga da Medalha de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Iara Abreu ilustra poemas

Planeta Ônibus - Poema: Ângela Togeiro
Ilustração: Iara Abreu

Na Boca da Noite - Poema: J.S.Ferreira
Ilustração: Iara Abreu

Cenário Noturno - Poema: Andréia Donadon Leal
Ilustração: Iara Abreu


Cenário V - Poema: Andréia Donadon Leal
Ilustração: Iara Abreu

Artista Plástica de Belo Horizonte, IARA ABREU, ilustrou Poemas de escritores e apresentou junto com sua Exposição ASPECTOS URBANOS. A artista mesclou a arte poética com a arte pictórica com magníficos e metonímicos traços do desenho.
Parabéns pelo trabalho artístico e divulgação de poesias e de poetas em sua Exposição ASPECTOS URBANOS.
Iara Abreu, nome artístico de Iara Lúcia de Abreu. Licenciada em Desenho e Plástica, formada em 1980 pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA, atual Escola da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Pesquisa e trabalha diversas formas e expressão de arte. Possui obras em acervos do ICBEU-BH; Instituto Cervantes, RJ; Palácio das Artes (Projeto ¨Original¨) e Wien Museun (inventory number 230.460/6), Áustria.
Ateliê: Av. Sinfrônio Brochado nº 36 / 204 – Barreiro de Baixo Cep.30640-000, Belo Horizonte, MG
Outros trabalhos da artista:

Diretora do InBrasCI-MG em BH, CLEVANE PESSOA, Prêmio Trófeu Abrace 2008

Luiz Lyrio e Clevane Pessoa


Diretora do InBrasCI-MG em BH, CLEVANE PESSOA, Prêmio Trófeu Abrace 2008



Prof.Luiz Lyrio esteve na casa de Clevane Pessoa, Diretora Regional do InBrasCI-MG em Belo Horizonte, para entregar o belíssimo e merecido troféu do Abrace e o Certificado.

Para Clevane Pessoa é maravilhoso receber tanto, sendo alguém interessada no entrelace de livres idéias, dignidade e sobretudo PAZ entre criadores da beleza.
Ela ainda diz que está extremamente alegre e honrada por tão importante reconhecimento ao seu trabalho simples, mas contínuo e pleno de boa vontade, na divulgação dos autores e artistas e de suaprópia obra literária e artística.
Clevane Pessoa busca, nas Palavras, a melhor forma de dizer obrigada e, por hora, acha ainda pouco. Pensa que em poema, talvez...
Aguardem-me. CLEVANE PESSOA -


"O 10o Encontro da Abrace, para mim, começou quando, após 36 horas de uma exaustiva viagem de ônibus, entrei em meu quarto de hotel sob o olhar assustado de um poeta uruguaio que julgava estar sendo vítima de um assalto. Desse momento até a despedida no centro de Porto Alegre, passou-se um tempo que, julgo, foi um tempo de profunda trasformação. É muito gratificante para quem produz literatura, realizando um trabalho, por sua própria natureza, solitário, ser tratado como escritor e, reunido com seus iguais, sentir que não está só em sua árdua tarefa de registrar e recriar o mundo."
Luiz Lyrio - Brasil

Mesmo que Clevane Pessoa nada fizesse e escolhesse viver a vida no mais desocupado dos ócios, ela já mereceria um prêmio pelo fato de possuir o poder quase mágico de converter palavras em Poesia. Porém, além de poeta, Clevane desenvolve várias outras atividades, entre elas, a de grande divulgadora da cultura e da paz. Por sua obra literária e seu trabalho incansável, Clevane Pessoa foi a escolhida para receber o Prêmio Abrace 2008. Representá-la, quando do recebimento do Prêmio, foi a tarefa mais prazerosa que desempenhei.
Luiz Lyrio - Brasil


Nossos cumprimentos a humanista e poeta CLEVANE PESSOA, pelo trabalho desenvolvido e divulgado ao longo dos anos. "Arte é contemplação, um dos meios mais poderosos de tocar a sensibilidade humana". (Déia Leal)

Postado por Andreia Donadon Leal - Governadora do InBrasCI-Minas Gerais.

PARTITURA - Anibal Beça

Tela: Flor de Fogo - Déia Leal - 2009








PARTITURA
Anibal Beça ©

Para o parceiro Gonzaga Blantez


Os conchavos achados nos meus versos
convertem-se nutriz dessa conversa
que troco em parceria que se expressa
no som da melodia que alimento.
Regendo o natural e o dissonante
no musical persigo o diferente
sabendo que a viagem não se inventa
e o novo às vezes pousa simplesmente.
O sol de agora acorda em meu acorde
vem retocar a lira de Odisseu
e a novidade mescla-se em retoque
voltando à cena de outro coliseu.
Na arena enfrento feras com bodoque
mas deixo-as dominadas e à reboque.

Outono manauara 28.04.2009
Postado por Andréia Donadon Leal

Exposição de fotografias lança um olhar histórico sobre o trabalhador da UFV.



PINACOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DIVULGA:


Exposição de fotografias lança um olhar histórico sobre o trabalhador da UFV.

Será aberta à visitação no dia 6 de maio, quarta-feira, às 19h, na Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa, a exposição “De operário a técnico administrativo - Um olhar histórico sobre o trabalhador da UFV”, retratando o cotidiano dos servidores da UFV desde os primórdios da instituição aos dias atuais.A mostra fotográfica busca despertar o respeito e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, que através do seu suor, conhecimento, labor, força e criatividade, contribuíram ao longo das mais de oito décadas da UFV, para a excelência do ensino, pesquisa e extensão da instituição.O título da exposição - “De operário a técnico administrativo – Um olhar histórico sobre o trabalhador da UFV” - remete à evolução sugestiva da denominação que os trabalhadores receberam com o passar dos anos: do operário do passado ao que hoje conhecemos como técnico administrativo.A mostra fotográfica ficará aberta à visitação até o dia 26 de junho, na Pinacoteca (Vila Giannetti, Casa 5, Campus Universitário – Viçosa - MG), integrando a programação cultural das comemorações dos 25 anos da ASAV (Associação dos Servidores Administrativos da UFV). A exposição é uma parceria entre a ASAV e a DAC (Divisão de Assuntos Culturais da UFV).Elaine NascimentoAssessora de Imprensa da ASAV (Associação dos Servidores Administrativos da UFV)Tel.: 3899-5219 (das 8 às 12h)
Postado por Andréia Donadon Leal

REFORMA DA LEI ROUANET




Se você ainda não enviou seu comentário, ainda há tempo. Envie para profic@planalto.gov.br.
Opinião do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho
O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, escreveu artigo em O Globo sobre a Nova Rouanet. A íntegra do texto foi publicada há dias na página do MinC.


Abaixo, seguem alguns trechos, também com a visão do MinC.
“A fricção provocada pelo calor de uma discussão pode gerar luz, mas também um incêndio de lamber o prédio inteiro. O bem-construído edifício da Lei Rouanet pede reformas, é certo, mas, na ânsia de discuti-las, ideias são misturadas, água é confundida com gasolina, boas soluções são apontadas como causas de problemas com os quais não têm ligação. Nessa hora, um mal-entendido pode ser a fagulha fatal, que destrói o prédio e paralisa a atividade cultural brasileira (história trágica, que vivemos no governo Collor, cujas feridas assopramos até hoje).”
Visão do MinC: Concordamos de partida em um ponto: “o bem-construído edifício da Lei Rouanet pede reformas”. O calor da discussão sobre a Nova Rouanet, no entanto, vem gerando mais luz que fogo. Além do mais, processo à luz do dia de consulta pública pela internet e a discussão que ainda virá no Congresso Nacional permitirão que nenhuma fagulha destrua esse prédio.
“Ao defender o seu projeto que visa a substituir a Lei Rouanet, o ministro da Cultura disse a uma plateia de produtores culturais no Rio: “Apenas 3% dos usuários da lei ficam com 50% dos recursos.” E em seguida: “Vejam os casos do Museu do Futebol e o da Língua Portuguesa: feitos com recursos públicos da lei de incentivo e divulgados como projetos privados.” Donde se conclui: os dois museus seriam usurpadores do dinheiro público.
Visão do MinC: Em seu contexto original, as duas declarações não têm ligação entre si. A visão do Ministério da Cultura não é de que os dois museus não são “usurpadores do dinheiro público”. No entanto, não há a percepção popular de que projetos e obras realizadas por meio da renúncia fiscal são fruto, sim, de dinheiro público.
“Há distorções no setor cultural brasileiro? Claro que há. A Lei Rouanet é a culpada? Claro que não. Talvez seja, senão uma rima, uma solução.A Lei Rouanet trabalha em duas dimensões: a do fomento e a da renúncia fiscal. Fomento é a aplicação direta de recursos via Fundo Nacional de Cultura. Renúncia é quando parte do Imposto de Renda, em vez de ir para o fisco, vai para um projeto aprovado pelo próprio MinC. Fomento serve para equalizar as distorções ou carências do mercado; renúncia serve para induzir o mercado a se interessar pelo setor. Ambos combinados, como na lei atual, e se bem calibrados pelo gestor, são a solução: este engenhoso mecanismo dinamiza o setor e, por sua pulverização, impede qualquer dirigismo por parte do governo vigente; já o fomento, controlado pelo Estado (governo mais sociedade civil), corrige distorções, estimula novas linguagens, a formação de talentos e a cultura popular. As ferramentas atuais possibilitam isso. Cabe indagar por que não ocorre, mesmo na área de fomento, apesar do forte desejo do ministro.”
Visão do MinC: A Lei Rouanet não é a causa inicial das desigualdades regionais do país. No entanto, não é papel de uma política pública reforçá-las. A aplicação de dinheiro público na cultura, via renúncia fiscal, é pior que a distribuição de renda.No caso do Fundo Nacional de Cultura, há realmente concentração. Mas ela não chega nem perto da concentração via renúncia.
“Reduzir a atratividade do mecenato e, portanto, o interesse das empresas pelo mercado cultural só interessa a quem acredita que cultura não precisa de mercado. Ou talvez ao Leão. Mas este tem presas mais suculentas, pois a Cultura consome menos de 1,5% de toda a renúncia fiscal do país. É uma opção ideológica, mas é preciso saber se os brasileiros que trabalham no setor, hoje um dos mais dinâmicos do país, concordam.”
Visão do MinC: Não há opção ideológica. O governo federal tem interesse em estimular o investimento privado em cultura. Mas, para isso, é necessário que haja investimento privado. Aplicação com 100% de renúncia não se justifica.
“Imaginem se, no lugar deste, um governo autoritário venha a gerir a vida cultural do país, passando a ter o direito de definir o que é arte e quais projetos teriam “relevância cultural”. Nesse incêndio morreríamos todos. Asfixiados.”
Visão do MinC: Num hipotético e futuro “governo autoritário”, a lei garante que as Comissões Nacionais de Incentivo à Cultura terão espaço paritário para representantes de artistas e empresários para fiscalizar a aplicação de recursos.

Postado por Andréia Donadon Leal

domingo, 26 de abril de 2009

PROJETO POESIA VIVA: A POESIA BATE À SUA PORTA - COM OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL E INBRASCI-MG.




























Fotos: poetas do Jornal Aldrava Cultural lendo poesias nas casas.
PROJETO POESIA VIVA: A POESIA BATE À SUA PORTA - COM OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL E INBRASCI-MG.

Conheçam o Projeto Poesia Viva: a poesia bate à sua porta - com os poetas do Jornal Aldrava Cultural e InBrasCI-Minas Gerais, no ano de 2009.
As iniciativas dos poetas do Jornal Aldrava Cultural foram reconhecidas pelo Governo Federal como Ponto de Leitura e passaram a fazer parte da Rede Biblioteca Viva - Plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o Brasil.
Você também pode ser um Agente de Leitura. Participe! Sente com sua família para ler uma poesia, um conto, uma crônica. Os poetas do Jornal Aldrava Cultural estão batendo nas portas das casas para multiplicar essa ação.

Dia 04 de maio de 2009, 19h - encontro dos poetas com alunos da Escola Viva de São Paulo - em Ouro Preto.

Conheçam o Projeto:
http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/poesia_em_casa.pdf

Blog do Ponto de Leitura:
http://pontoleituramariana.blogspot.com/

Página com todos os projetos realizados ao longo dos anos:
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm


Fraternalmente,
Andréia Aparecida Silva Donadon Leal - Déia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG
Membro da Academia de Letras do Rio de Janeiro - CM e da AVSPE
Membro da Academia Cachoeirense de Letras
Membro da Academia Maceioense de Letras
Membro da Academia Brasileira Petropolitana de Poesia Raul de Leoni
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
Presidente Fundadora da Academia de Letras do Brasil em Mariana
Embaixadora Universal da Paz do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz - Genebra, Suíça
(31) 8893-3779
(31) 8431-4648
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm

MANUEL EUGÉNIO DE SÁ (a pedido...)































































sábado, 25 de abril de 2009

CONVITE


Para melhor visualizar dê dois cliques.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

LAMENTÁVEL DIFERENÇA

O SONHO DE UM É O SONHO DE TODOS

O InBrasCI compartilha do sonho do amigo Ricardo Maranhão; um Brasil ético, digno, patriota, humanitário e humanamente fraterno, mas as notícias que chovem diariamente nos vem mostrando uma situação oposta a que tanto desejamos, infelizmente... Mesmo assim, continuamos a acreditar que realizar o sonho só depende de nós,
Sonhemos e realizemos, Ricardo Maranhão.


LAMENTÁVEL INDIFERENÇA
Ricardo Maranhão *


Leio, em um mesmo dia, as manchetes do mais importante jornal carioca:
“JUIZA INVESTIGADA PELA POLÍCIA FEDERAL, POR CORRUPÇÃO, É PROMOVIDA EM DECISÃO DO TRF, APROVADA POR UNANIMIDADE: 19 VOTOS A ZERO”.

“HOMENAGENS APÓS A QUEDA. DIRETOR DO SENADO, DEMITIDO, AINDA GANHA HOMENAGEM”.

“EX-PRESIDENTE GANHA COMISSÃO E PETISTA PROTESTA”.

Leio e faço reflexões. No regime democrático a juíza promovida, embora investigada pela Polícia Federal, tem a presunção da inocência. A Constituição Federal lhe garante ampla defesa, o contraditório. Não obstante, presunção não é certeza. Certamente teria sido mais correto, mais ético, mais digno, que o Tribunal Regional Federal de Brasília aguardasse a conclusão das investigações, para, inocentada a juíza, promovê-la.

A homenagem dos mais de 250 servidores do Senado Federal ao diretor da Casa, afastado por denúncia sobre a propriedade de um imóvel, avaliado em cinco milhões de reais, não declarado ao fisco, antes de ser um desagravo é um ato precipitado, com conotação de corporativismo ou de retribuição às atenções e favores, recebidos do demitido, durante sua longa gestão.

A conquista da Comissão de Infra-estrutura, responsável pelos investimentos de bilhões de reais do PAC, pelo ex-presidente, que teve cassado os direitos políticos, por atos de improbidade administrativa, também tem um triste significado. Ela evidencia a força e o poder de articulação de grupos que dominaram o Senado Federal, comandados pelo atual e pelo ex-presidente da Casa, este último também afastado, após denúncias de que recebia favores de empreiteiros.

O que têm em comum os fatos descritos nas manchetes?

Para mim refletem o clima de indiferença e cinismo que está tomando conta de nosso país.

Os atos de improbidade, as falcatruas e negociatas promovidas pelas elites, política e empresarial, se amiúdam, estão se tornando tão freqüentes, tão corriqueiros, que passam a compor o cotidiano nacional. Os cidadãos tomam conhecimento dos mesmos e da impunidade reinante. O tempo passa e os homens e mulheres de bem do Brasil parecem dominados pelo conformismo, pelo ceticismo, pela descrença nas instituições. Estamos ficando indiferentes diante de tantos descalabros. Se a capacidade de indignar-se ainda existe, a indignação não se manifesta mais. Silenciosa, dá aos delinqüentes a impressão de anuência ou mesmo de cumplicidade.

Apesar de tudo continuo sonhando com um Brasil combativo, intolerante com a falta de ética, atento na preservação de valores que são caros para a maioria esmagadora de nosso povo. Queremos ética, dignidade, espírito público e patriotismo. Na vida pública e na atividade empresarial. Tudo isto se conquista com o efetivo exercício da cidadania.

*Ricardo Maranhão, engenheiro, ex-deputado federal, é Conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

OBRA ALDRAVISTA SELECIONADA PARA O V SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SUZANO


Portais de Eros- (Obra Aldravista) 50x50 - Déia Leal - óleo sobre madeira

Portais de Eros é uma Expressão de força fálica na produção do discurso de sedução. A beleza ou a sedução está associada culturalmente à imagem feminina, enquanto o falo, o pênis ereto está associado ao grotesco, ao agressivo. Na mitologia Eros é filho de Pínia e Poros e tornou-se fiel ministro de Afrodite. Sua imagem é associada à beleza, à ternura. Dessa forma, os portais dedicados a Eros buscam representar no falo a possibilidade da ternura, da beleza e da leveza. As imagens do falo são expostas como totens em portais. A vermelha remete ao extremo da sedução, ao êxtase. O amarelo remete à riqueza, ao ouro, à própria sedução e o verde à esperança.



V Salão de Artes Plásticas de Suzano (SP) - 2009
O Salão de Artes Plásticas de Suzano (SP), promovido anualmente pela Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Cultura, destina-se a reunir, fomentar, incentivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos valores nas artes plásticas e promover, aos suzanenses, o acesso à arte.

1.) A abertura do V Salão de Artes Plásticas de Suzano será no dia 07/05/09. - O Salão ficará aberto ao público de 08/05/09 a 06/06/09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

2 O V Salão de Artes Plásticas de Suzano é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. Foram selecionados 35 artistas (trinta e cinco) entre mais de 2.000 participantes, por uma comissão organizadora de reconhecida competência no campo das artes visuais, entre os dias 16 e 22/04/09, nomeada pela Secretaria de Cultura de Suzano.

Local: CASARÃO DAS ARTES
Rua 27 outubro, 271 - Centro. Suzano - SP

A abertura do Salão será dia 07 de maio às 19 horas nas dependências do Centro Cultural "Francisco Carlos Moriconi", Rua, Benjamin Constant, 682 - centro Suzano - FONE: (11)4747-4180.


CRONOGRAMA
07 de Maio de 2009
Término da mostra
06 de Junho de 2009

quinta-feira, 23 de abril de 2009

VI CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS - ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS



Academia Cachoeirense de Letras
Reconhecida de Utilidade Pública
Rua Cel. Francisco Braga, 71 – Sala 1101 – Ed. Itapuã
29300-220 - Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo

VI CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS

A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) promove o VI CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS, em nível nacional, com o objetivo de incentivar e divulgar a produção literária, e, principalmente, despertar o gosto pela linguagem escrita, em prosa, de acordo com o seguinte
REGULAMENTO:

1. O tema é de livre escolha, podendo cada concorrente inscrever até 2 (dois) trabalhos inéditos, separadamente, datilografados ou digitados, em 3 (três) vias e em espaço 2 (dois), vedada a participação dos membros efetivos da ACL.

2. Com os trabalhos deverá seguir um envelope menor lacrado, constando, em sua parte externa, o título da obra e o pseudônimo; e, na parte interna, uma ficha de inscrição do autor, contendo: nome completo, pseudônimo, título da obra, endereço (com CEP), número de documento de identidade, data do nascimento, telefone para contato (com DDD) e e-mail (se houver).

3. A remessa dos trabalhos, sem qualquer identificação, deverá ser feita para: Academia Cachoeirense de Letras – VI CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS – Rua Cel. Francisco Braga, 71 – Sala 1101 – Ed. Itapuã – Centro – CEP 29300-220 - Cachoeiro de Itapemirim (ES), valendo o carimbo postal como data de inscrição.

4. O prazo de entrega terminará no dia 23 de maio, correspondendo à inscrição a simples remessa ou entrega dos trabalhos, ficando implícita a concordância dos candidatos às disposições deste Regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela Diretoria da ACL, cujas decisões serão irrecorríveis.

5. As crônicas serão julgadas por uma Comissão constituída por Membros Efetivos da Academia ou intelectuais por ela indicados, desde que não tenham participado do Concurso, não havendo, em nenhuma hipótese, devolução dos trabalhos remetidos, reservando-se a Academia o direito de não conceder as premiações anunciadas, caso não sejam as crônicas examinadas merecedoras de tais distinções.

6. Havendo 2 (dois) trabalhos do mesmo candidato, se ambos forem classificados, só será considerado o que obtiver a maior nota.

7. Na classificação geral, se houver empate, prevalecerá o trabalho do concorrente mais idoso.

8. Os 3 (três) melhores concorrentes receberão, em sessão solene da Academia, em dia, horário e local a serem definidos, além de medalhas e diplomas, prêmios em dinheiro, que são os seguintes: 1º lugar – R$ 800,00 (oitocentos reais); 2º lugar – R$ 600,00 (seiscentos reais); 3º lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais), sendo os vencedores avisados com antecedência, podendo a Academia publicar os melhores trabalhos, com a citação do nome do autor.
Cachoeiro de Itapemirim, 23 de março de 2009.
SOLIMAR SOARES DA SILVA
Presidente da Academia Cachoeirense de Letras

quarta-feira, 22 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO ACERVO DA PINACOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA




A PINACOTECA da Universidade Federal de Viçosa, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/DAC expõe parte do seu acervo a partir do dia 13 de abril,na Sala de Exposições II .

Nesta Mostra o público tem a chance de ver reunida uma pequena seleção das suas obras mais significativas deste acervo, que reuni desenhos, gravuras, pinturas, instalação e escultura na sua maioria artistas contemporâneos de Minas e Nacional, de vários estilos.
A Mostra vai até 4 de maio, de 2ª às 6ª feiras, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h30 à Vila Giannetti,5 Campus. Com entrada franca.


Publicação: Andréia Donadon Leal

segunda-feira, 20 de abril de 2009

DIVULGAÇÕES CULTURAIS N° 27


" Música é vida interior, e quem tiver vida interior, jamais padecerá de solidão! "

Gente da Música: mailamo-lhes informações de

divulgação cultural.

Índice desta 439ª edição da Revista Eletrônica

" Távola & Gente da Música " :

A - Programação

B - Agenda Cultural

C - Aforismas de Artur da Távola (In memoriam),


.........................................................

A - Programação

Excepcionalmente para o final de semana sábado (25) e domingo (26) o Programa apresentado será a 2ª parte de Claude Debussy.

" Conversa de Músico / Concertos ", sob apresentação e comentários do

Maestro Lincoln Andrade

- Sábado, 25, às 10 e 18h00 e Domingo, dia 26 de abril de 2009, às 10, 18 e 24h00, pela TV Senado.

Claude Debussy ( 1862 - 1918 ) 2ª parte

Prélude à l’aprés-midi d’um faune
La Mer.

Orquestra da Accademia Nazionale de Santa Cecília (Roma, Itália). A regência é de Leonard Bernstein, gravado no Auditório da citada Accademia.

Atenciosamente,

Equipe "Artur da Távola" /

No 10º Ano de Vitórias Culturais da Revista
Eletrônica "Távola & Gente da Música"!

......................................................................

B - Agenda Cultural


.) A cidade de São Paulo em 1943 http://www.youtube.com/watch?v=InWifglIkQ0&eurl=http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/&feature=player_embedded
......................................................................
.) Portal erudito de Mario Capelluto: O "SABER CULTURAL" alcança mais de 2.000 acessos diários!
www.sabercultural.com Mario Capelluto recomenda em seu atuante e fecundo portal: www.artevivabrasil.com
http://www.muralmosaic.com/Cochrane.html
......................................................................
.) Vivamúsica! no Rádio. Ouça os comentários de rádio da jornalista Heloisa Fischer e fique em dia com o circuito clássico nacional. 2ª a 6ª, 13h00: MEC FM, RJ, (98,9 MHz). 3ª e 5ª, 16h10min, CBN (92,5 MHz e www.cbn.com.br)
Maiores informações: www.vivamusica.com.br
......................................................................
.) Blog de Heloisa Fischer : http://pensandoclassicos.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
....................................................................
.) CONVITE - exposições - Mariela Leal (Chile) e Jhafis Quintero (Costa Rica), Projeto Americanidade. Horário de visitação subsequente: terça a quinta, de 09 às 19h00; sexta a domingo de 14 às 21h00. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Rua Dragão do Mar, Nº 81. Praia de Iracema. Fortaleza. Ceará. Maiores informações: www.dragaodomar.org.br T. 85-3488-8624.
......................................................................
.) Vicente Melo, blogue. Política, Meio Ambiente. http://vicentemelo.zip.net/
Recomenda Revista Médio Paraíba: http://www.medioparaiba.com.br/revista/
e Blogue do Giovani Miguez: www.giovanimiguez.com
.....................................................................
.) Livro Ópera à brasileira. Organização João Luiz Sampaio. Uma plêiade de 16 autores do meio musical: Sergio Casoy, Heloísa Fischer, Nelson Rubens Kunze, Lauro Machado Coelho, Leonardo Martinelli, Roberto Duarte, João Batista Natali, Irineu Franco Perpetuo, João Marcos Coelho, Renato Rocha Mesquita, Luiz Fernando Malheiro, Jamil Maluf, Cleber Papa, Abel Rocha, Luís Gustavo Petri, Ira Levin. Livraria Cultura. Algol Editora.
“... o livro é uma defesa apaixonada da ópera como forma de arte (...) sua consolidação em nosso tempo, pode ajudar na compreensão e redefinição da vida cultural no país”.
Sua aquisição pode ser feita através do "site" www.algol.com.br ou ainda pelos telefones (11)3151 2000 Cel.: (11) 7647 3324.
.......................................................................
.) Tudo em CD / DVD. Serviços na área de digitalização. Conversão de fitas e discos de vinil / Limpeza e restauração de fitas / Remasterização / Cópia de material não protegido por direitos autorais / Álbum digital / Montagem de discografias / Criação de CDs temáticos para eventos / Colocação de músicas em mp3 players. Maiores informações: ELIANA TOSCANO : 21-9104-0866 etoscano@rjnet.com.br
.......................................................................
.) Até o dia 6 de maio, de 3ª feira a domingo no horário de 09h00 às 16h00.
Exposição coletiva sob a curadoria da Comendadora Vera Figueredo.
A EXPOSIÇÃO estará aberta ao público na Galeria de Arte do MHEX e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.
Maiores informações Portal erudito de Mario Capelluto: O "SABER CULTURAL" alcança mais de 2.000 acessos diários!
www.sabercultural.com
...................................................................
.) Clara Sandroni http://www.clarasandroni.com.br/

.......................................................................
.) Vânia Moreira Diniz /
http://www.vaniadiniz.pro.br
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/default_ecos.html
" Rio um Olhar de Amor ", e-livro de Artur da Távola elaborado por Maytê, está no portal Vânia Diniz. "Download" gratuito!
http://www.vaniadiniz.pro.br/artur_da_tavola/index.htm
.......................................................................
.) Édison Pereira de Almeida, Produtor Independente de Televisão. Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais. www.ermitaodapicinguaba.com 1979-2007 Ilha da Madeira - Epicentro da Atlântida.

"Espero que o mundo torne a vivencia da ARTE como a passagem de testemunho de uma época e não como alicerce do que tanto já se conhece do ser humano, qual seja o EGO e o APEGO , o NEGO e tudo mais que chega a doer em quem , viajando pelo mundo observa tanta tecnologia à nossa disposição tão somente para perpetuar as mesmas barbáries do SEMPRE".
...................................................................
.) Terça, 21.04.2009 - 11h30. Trompa e percussão em Santa Teresa. Mariana Lima, trompa. Gilberto Campello, percussão. ( Arnold - Buyanovsky - Lacerda - Paganini - Campello - Bach - Laranjeira - Jacob do Bandolim )
Grátis. Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre - 169 - Santa Teresa- Rio de Janeiro. (21) 2253-8645.
Cortesia de Marcelo Batalha, Música para Todos. divulgandotap@gmail.com

......................................................................
.) Prof.ª Maria Angela Pires informa a fundação da Academia Francana de Música Erudita (Franca - S.P.).
casadosmusicos@gmail.com ( contatos profissionais)
MSN : rioilm@hotmail.com
orkut : curriculum através de fotos : http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15438442811501274863
.......................................................................
.) Terça-feira 21/04/2009 às 16h00. (Telespectador Marcos A. Nascimento aponta:) Andrea Bocelli. Parque da Independência - Av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 11 2068-0032. - Entrada Franca - Classificação etária: livre. http://oglobo.globo.com/diariosp/toqueadiante/posts/2009/04/02/andrea-bocelli-faz-show-gratis-no-parque-da-independencia-174160.asp
....................................................................
.) Livraria da Travessa, Shopping Leblon, Rio de Janeiro, RJ. O mundo encantado de Monteiro Lobato. www.travessa.com.br seu livreiro na Internet.
.......................................................................
.) Cantora Indiana Nomma apresenta um programa na Rádio Cultura FM 100,9 de Brasília, D.F., chamado ANJOS DA NOITE que mostra em sua essência tudo sobre "jazz", "blues" e "soul" & suas vertentes. Vai ao ar todas as terças de 22h00 à 0h00 e pode ser ouvido via internet no "site": www.movimentocalango.com.br ("link" no canto direito inferior da tela).
" Indiana Nomma Produções e Eventos
Contato: (61) 8424 8869 e (61) 9311 3630
http://indiananomma.multiply.com/
.......................................................................
.) Hotel da Guarda: acolhedor, rústico, clássico
www.hoteiscom.br/hotel/002986.html
A Guarda fica a 12 km de Tubarão, SC.
.......................................................................
.) Dia 22 - 4ª. Feira – 12h30min. Cia. Versátil de Música - Ximena Proveda, Oboé; Geoffrey Fouvry, fagote, Ednaldo Borba, piano ( Sonatas Francesas de Poulanc e Saint-Saëns ) CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - Teatro II
Rua 1º Março, 66 - CENTRO Rio de Janeiro - RJ - T. (0xx)21 3808-2000. Capacidade: 155 lugares
Música no Museu. Maiores informações: www.musicanomuseu.com.br www.bb.com.br/cultura
....................................................................
.) Dois movimentos da "Décima Sinfonia" de Dmitri Shostakovitch.
O mesmo regente da gravação Gennady Rojstvensky esteve dias atrás entre nós dirigindo a OSESP, na Sala São Paulo. Blogue de Georges Henry / http://georgeshenry.spaceblog.com.br
.....................................................................
.) 22 de abril (quarta) às 19h00h. Abertura da Série Recitais Casa da Música. Duo Balbinder/Cordella. Fernando Cordella, Espineta. Javier Balbinder, Oboé. Trio para Harpa, Flauta e Viola. Norma Rodrigues, harpa. Artur Elias, flauta. Cosmas Grieneisen, Viola. ( Bach, Debussy, Villa-Lobos, Saint-Säens ) CASA DA MÚSICA. Rua Gonçalo de Carvalho, Nº 22. Porto Alegre, RS. Entrada franca. AGENDA LÍRICA DE PORTO ALEGRE (RS) editada por Aury Hilario. Maiores informações: www.agendaliricapoa.com.br
......................................................................
.) Marcelo Torca
Uma poesia.
http://www.marcelotorca.com/visualizar.php?idt=285340
www.marcelotorca.com
......................................................................
.) Sarau de poesia "POLEM", comandado por Eduardo Tornaghi, todas as quartas-feiras às 19 horas, no quiosque Estrela de Luz, Av. Atlântica, Leme, em frente à Fiorentina, Rio de Janeiro, RJ.
Vera Maria Sarres: vmsarres@yahoo.com.br
www.almadepoeta.com http://www.youtube.com/watch?v=hjlvLL8Cc bA
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=789356
......................................................................
.) Leite Derramado, de Chico Buarque - ( e outros recomendados de diversas áreas)
Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos.
"Leite derramado é obra de um escritor em plena posse de seu talento e de sua linguagem."
Leyla Perrone-Moisés
Livraria Resposta - o ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade. Silvio Lefèvre, Sonia Novinsky. Inaugurando a nova parceira Bertrand - e os recomendados da primeira semana. Os temas judaicos da SÊFER / Instituto Sobornost / Trabalhos abalizados do Prof. Gilberto Safra
http://www.livrariaresposta.com.br/
......................................................................
.) Quarta, dia 22, 20h00. Quarteto de Cordas da UFF (Ana de Oliveira, Ubiratã Rodrigues, violinos. Nayran Pessanha, viola. David Chew, violoncelo. (Haydn, As sete palavras de Cristo na cruz, Op. 51. ) Grátis. Fonte: Agenda VivaMúsica!. Direção: Heloisa Fischer. Portal VivaMúsica! www.vivamusica.com.br VivaMúsica! Especialista em clássicos!
......................................................................
.) Fábio Zanon. Série completa do Programa 'Violão com FZ' está disponível para ser baixada no "site"
www.vcfz.blogspot.com
......................................................................
.) Orquestra de Violões do Amazonas / Manaus - AM www.culturamazonas.am.gov.br
......................................................................
.) Celia Busch, artista plástica: www.celiabusch.com
.....................................................................
.) Acervo de Partituras / In Pauta Edição de Partituras / Rio de Janeiro RJ www.inpauta.com.br
.......................................................................
.) Fabio Rocha
www.fabiorocha.com.br
www.dabusca.blogspot.com
.................................................................
.) Quartas-feiras às 21h30min. Jazz Brasileiro no Jesuíno Bar. Rua Ministro Jesuíno Cardoso 381. Vila Olímpia – São Paulo- SP. "Couvert" artístico: R$18,00 e R$15,00(com reserva). Maiores informações: 11-3849-0619. www.jesuino.com.br . Na Av. Faria Lima, é o 1º farol à direita depois da Av. Juscelino Kubitschek para quem vem de Pinheiros para a Vila Olímpia. Amador Bueno. www.bandajazzco.com.br
.....................................................................
.) Revista Caes & Cia
Assine com até 45% de desconto e ganhe,
de imediato, 3 revistas com seus assuntos preferidos!
www.caes-e-cia.com.br/oferta
.......................................................................
.) Airton da Costa Soares nos diz: Quartas-feiras, 22h00. Violões em Foco. Rádio MEC FM: 98,9 Mhz (Rio de Janeiro). Você pode ouvir on-line: www.radiomec.com.br Produção e Apresentação: Luis Carlos Barbieri www.myspace.com/luiscbarbieri Apoio: AV-Rio. Sua opinião é bem-vinda para avrio@av-rio.org.br

.....................................................................
.) Blogues de Ivo Korytowski / Literatura & Rio de Janeiro em http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/ e
http://sopanomel.blogspot.com/
......................................................................
.) Altamiro Carrilho www.altamirocarrilho.com.br
.......................................................................
.) Bruno Lara ( Guitarrista,Violonista e Compositor). Cd: "O que é isso?" Gênero: Rock, Jazz, Pop, Fusion, Progressivo, Bossa Nova, Baião,Tango. Parte 1 http://www.myspace.com/brunolarasolo Parte 2 http://www.myspace.com/brunolarasolo2
...................................................................
.) Marvio Ciribelli www.marviociribelli.com.br
......................................................................

.) MARINA FAIRTH CARRILHO
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/marinafairth
......................................................................

.) Portal CEN: acontecendo a presença da obra de Artur da Távola em PORTUGAL! Ponte luso-brasileira para lusófonos!
www.caestamosnos.org
........................................................................
.) Andréia Donadon Leal, Déia Leal, pintora, poeta, contista. Governadora do InBrasCi ( Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais ) em Mariana, primaz de Minas Gerais. Membro da Academia Letras Rio-CM e da AVSPE /

Recomendando: A Prosa de Clevane Pessoa. Parábola (I) Eva e a Culinária, poema e prosa de CLEVANE, ACESSEM:
http://academialetrasbrasilmariana.blogspot.com/




Blog do InBrasCI
http://inbrasci.blogspot.com


- Déia Leal (ao centro) premiando vencedores em Mariana, MG -

Andréia Aparecida Silva Donadon Leal - Déia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-MG
Membro da Academia de Letras do Rio de Janeiro - CM e da AVSPE
Membro da Academia Cachoeirense de Letras
Membro da Academia Maceioense de Letras
Membro da Academia Brasileira Petropolitana de Poesia Raul de Leoni
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
Presidente da Academia de Letras do Brasil em Mariana
Embaixadora Universal da Paz do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz - Genebra, Suíça
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm
.......................................................................
.) Quintas-feiras, 18h30min: Luiz Ayrão A vida é uma festa. www.tvskype.com
www.luizayrao.com.br
.....................................................................

.) BRita BRazil Blog-Jornal O Rebate, de Brita Monteiro http://jornalorebatebritamonteiro.blogspot.com
e recomenda http://www.youtube.com/watch?v=RaXzGBme7C4
......................................................................
) Marfiza de França participa de novo projeto musical, como "backing vocal" da banda "Supergroove" especialmente para acompanhar o retorno do "Rei" Gerson King Combo aos palcos. Foi gravado um DVD que deverá ser lançado no próximo semestre e aos sábados tem havido shows, cuja programação é veiculada nos endereços eletrônicos a seguir.
- Marfiza de França: www.marfiza.com.br Banda Dughettu www.dughettu.com.br / (21) 7898 3957 Id 81* 70995 http://www.myspace.com/dughettu
- Gerson King Combo e Banda Supergroove - www.myspace.com/gersonkingcombo
contato Copa Soul Produções: e.groove@terra.com.br / (21) 2235-6158
.......................................................................
.) Clube do Maestro Ricardo Prado. Maiores informações: www.ricardoprado.com.br
.....................................................................
.) Luiz Alberto Machado O homem do Tataritaritatá.
www.luizalbertomachado.com.br
......................................................................
.) Waldimiro de Souza: http://onegronobrasil1980.blogspot.com
......................................................................

.) A Orquestra de Violões da AV-Rio está ensaiando todos os sábados, às 14h30min à Sala Alberto Nepomuceno na UNIRIO. Av. Pasteur, 436-Fundos, Urca – Rio de Janeiro/RJ. www.av-rio.org.br, visite nosso site e tenha mais informações ou envie um e-mail para avrio@av-rio.org.br Estamos esperando todos para constituirmos uma Orquestra da fato. Julio de Cepêda Diretor Presidente

........................................................

.) Dogue Brasileiro, o cão de guarda deste século! Raça efetiva de guarda, para especialistas no assunto.
Criação nacional, mundialmente destacada no ramo específico!

http://www.doguebrasileiro.com.br/
.......................................................................

.) SGJ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS www.sgjproducoes.com.br
.......................................................................
.) Coro da URI-Campus de Erechim-RS quer ampliar em 2009 o canto coral na região
Para realizar todos esses projetos, o Coro mantém abertas as inscrições e convida a comunidade de Erechim e região para quem quiser participar. Os ensaios ocorrem às segundas-feiras, das 20h às 22h30min, na sala 5.26 (anexo ao ginásio de esportes), e para fazer parte basta marcar uma entrevista com o maestro pelo telefone da universidade: (54) 3520-9000, ou manifestar seu interesse pelo endereço eletrônico coral@uri.com.br e aguardar retorno.
......................................................................
.) Sábados, 19h00, reprise Domingos, 23h00. GRÁTIS - Nossa Música,
na Rádio MEC AM 800KHz. Produção e apresentação Aglaia Peltier.
.....................................................................
) Festival Tápias 2009 no Rio - inscrições abertas. Dança, Teatro, VídeoDança, Música.
Acesse o endereço www.festivaltapias-09.blogspot.com e participe.
......................................................................
.) Acontece em Sorocaba / Douglas Lara (15) 3227-2305. Roda Mundo no mundo... Muito já se falou sobre a importância da Semana do Escritor, criada e organizada por Douglas Lara, já em sua quinta edição, por ser um evento que congrega escritores, jornalistas, artistas, editores, e público em geral, em torno de várias ações culturais como saraus de poesia, lançamentos de livros, performances, apresentações musicais etc.
Importante ressaltar que a 4a. Semana do Escritor rendeu bons resultados também fora do Brasil. Vários escritores estrangeiros demonstraram interesse em participar da próxima coletânea, o que ratifica o alcance obtido por essa publicação.
Interessados em participar do Roda Mundo 2009 deverão entrar em contato com Douglas Lara e/ou Mylton Ottoni
Contatos: Douglas Lara: douglara@uol.com.br
Mylton Ottoni: ottoni@ottonieditora.com.br
Roda Mundo
http://www.joaquimevonio.com:80/n40.html
http://www.classionline.com.br/noticiasregionais.detalhe.logic?id=5174
Sorocaba dia e noite
http://www.vejosaojose.com.br/sorocabadiaenoite.htm
http://www.sorocaba.com.br/acontece
.......................................................................
.) Revista Literária Paralelo 30 (referendada pela Unesco), comemora + de 19.000 visitas!
http://geocities.yahoo.com.br/paralelo_30/index.htm
.......................................................................

.) O programa "Histórias da Música Popular Brasileira" vai ao ar aos domingos, de 09h00 às 11h00, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1.130 AM) e pode ser ouvido pela Internet em www.radiobras.gov.br/estatico/radio_nacional_rj.htm .
www.diariodoosmarfrazao.blig.ig.com.br
Está no ar o site "Histórias do Frazão" www.historiasdofrazao.com.br
historiasdofrazao@ig.com.br
......................................................................
.) Baby Garroux www.babygarroux.net
......................................................................
.) Todos os Domingos, das 19h00 às 23h00
Roda de Samba do DNA DO SAMBA (território do samba no vila)
Associação Atlética Vila Isabel (Vilinha)
Av. 28 de setembro, 160 - Vila Isabel. Rio de Janeiro, RJ.
R$ 5,00. Damas grátis.
......................................................................
.) "Newsletter do Cronópios" Portal de Literatura e Arte/ Edson Cruz [editor]: Novo Café Literário do Cronópios
www.martinsfontespaulista.com.br a livraria do Cronópios. Não deixe de conferir o "site" parceiro www.memoriasdaliteratura.art.br que revela detalhes da trajetória e da obra de 45 mestres da área literária e conta com mais de 40 entrevistas exclusivas disponibilizadas em texto, áudio e vídeo, além de biografias e uma ampla pesquisa de referências bibliográficas.
www.cronopios.com.br www.museuclubedaesquina.org.br
.....................................................................
.) Encontro com os Clássicos, completará, em fevereiro, 12 anos no ar sem interrupção! Todos os domingos às 21h00 na Rádio Catedral FM 106,7 Rio de Janeiro. Apresentação da pianista Carol Murta Ribeiro.
..........................................................
.) Portal Brasil Alemanha / Até 2011 todas as propriedades rurais do país devem passar pelo processo de georreferenciamento. www.brasilalemanha.com.br
....................................................................
.) Curso de Criação Literária. Academia Internacional de Cinema.
Maiores informações: www.aicinema.com.br
......................................................................
.) Agenda Catarinense - + de 12.800 assinantes: Debate histórico entre presidentes das entidades ligadas à Propaganda Catarinense demonstra amadurecimento do setor
Evento realizado pelo Clube de Propaganda e Marketing foi sucesso de público e de críticas http://www.acontecendoaqui.com.br/
......................................................................

.) Sergio Fonta nos conta sobre os Ciclos de Leitura, à Casa da Gávea, Rio de Janeiro, RJ, toda segunda-feira. Agora o PEN Clube também inicia similar trajetória. Maiores informações: www.casadagavea.org.br
......................................................................
.) Rede Vida de Televisão - www.redevida.com.br
......................................................................
.) Curso Preparatório em Teoria Musical 2009. Todas as segundas-feiras, de 15h00 às 18h00. Rua Bento Frias, Nº 135, Pinheiros, São Paulo, S.P. Maiores Informações: T. 11-3031-9057 11-3815-7960.
......................................................................
.) Silvio Zamboni, fotógrafo www.silviozamboni.com .
......................................................................
.) Arte Feita, Móveis e Objetos estilo "provence" convidam para a "vernissage" do evento FRANCE DOUCE FRANCE : Terça-feira, dia 28, às 20h00. Pinturas e Colagens, Esculturas, Jóias, Fotografias, Paisagismo. Renomados Artistas. Rua Otávio Tarquínio, 925, Campo Belo, São Paulo. Tel. 11-5093-3464. Exposição até 09 de maio, de 2ª a 6ª das 10 às 18h00 e sábados das 10 às 14h00.
......................................................................
.) Conheça mais sobre o "Projeto Leitura Responsável Sorocult" no link: www.sorocult.com/plr.htm
Neusa Padovani Martins, Coordenadora e editora do Grupo Sorocult
npadovanimartins@terra.com.br www.sorocult.com
.......................................................................

.) Ricardo Loureiro
www.rolandonaestrada.kit.net/rolando_na_estrada/
.......................................................................
.) Maestro Sergio Chnee: www.sergioigor.art.br
.......................................................................

.) Cursos na CAL / Casa das Artes de Laranjeiras
Rua Rumânia, 44 Laranjeiras, Rio de Janeiro RJ
Maiores informações: www.cal.com.br
......................................................................
.) Academia Brasileira de Música, a casa de Villa-Lobos : www.abmusica.org.br
......................................................................
.) Nancy Cobo www.nancycobo.prosaeverso.net
...........................................................
.) Maria Inês Simões - Academia Virtual Brasileira de Letras, www.avbl.com.br recomenda www.sollua.com.br / 4ª Antologia Poético-Literária / AVBL
www.editora.avbl.com.br
.....................................................................
.) Rubens Barros de Azevedo & Equipe reativando a Revista Eletrônica InformeNews - "Democratizando a Informação".
www.informenews.com/
......................................................................
.) Andréa Loreto Peres. www.iniciativaeventos.com.br/artes.html
........................................................................
.) Fábio Oliveira http://fabioxoliveira.blog.uol.com.br/
.....................................................................
.) Elane Tomich http://elanetomich.iespana.es/index.html
.......................................................................

.) Maestro Edson Frederico www.edsonfrederico.com.br
......................................................................
.) Marcelo Baeta Miranda / http://marcelobaeta.blogspot.com/
e recomenda http://esoterica.fm/index.php
........................................................................
.) Bruno Grossi & Diane Mazzoni ::Nota Independente - A Revista On Line de Cultura
http://www.notaindependente.com.br/index.php
......................................................................
.) Wilson Malheiros: http://www.wilsonmalheiros.mus.br/
.......................................................................
.) Revista Continente Multicultural www.continentemulticultural.com.br
.......................................................................
.) Prof. Nelson Maia Schocair
www.neldemoraes.com
......................................................................
.) Maestro Geraldo Vianna / www.geraldovianna.com
.....................................................................
.) Antonio Rodrigues comanda: Portal Movimento.com
http://www.movimento.com
......................................................................
.) Ricardo Dias / Luthier / 21 3879 1176 / 21 8116 9913
www.violao.org ricardias@pobox.com
.......................................................................
.) Antares Música, seus ouvidos merecem, www.antaresmusica.com.br
......................................................................
.) José Reis Chaves recomenda Revista Cristã de Espiritismo
www.rcespiritismo.com.br
...................................................................
.) Patricia Endo, Soprano. www.patriciaendo.com
.....................................................................
.) Ambiente Brasil www.ambientebrasil.com.br
.......................................................................
.) Armando Figueiredo http://danielcristal.8m.com
......................................................................

- Luciana Medeiros convida para a página da Orquestra Petrobras Sinfônica!

Série Djanira. Djanira II Sábado 25 de abril - 20h00, Domingo 26 de abril - 17h00
Roberto Duarte, maestro. José Staneck, harmônica. ( Edino Krieger, Villa-Lobos, Cláudio Santoro)

Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47. Centro, Rio de Janeiro - RJ. Telefone: 21- 2332-9160.


Veja também os "links" originais e as reportagens na íntegra na página da Orquestra (www.opes.com.br )
www.petrobrasinfonica.com.br lucianamedeiros@globo.com / lumedeiros@gmail.com
21-2294-4560 / 8139-0202

......................................................................

.) Internacionais

- BABY GARROUX ANUNCIA NOVO LIVRO "NÓS MULHERES" EM FRANCÊS E O CONVITE PARA O GRANDE DIA. "Nous, les femmes du Brésil / Défis et conquêtes des temps modernes. Galerie Everarts Mardi 12 mai 2009 à 20 heures. 8, rue d'Argenson - 75008 Paris.
Autoras:
Ana Judith Monteiro de Barros Velloso, Baby Garroux , Beatriz Dutra, Betty Abrahão, Claudia Maria Cyrineu Terra, Cláudia Romcy, Denise Silva Ayres, Diva Pavesi, Dulce Francisco, Graça Roriz Fontele, Helena Lara Nogueira, Ionne Barbosa Bruno, Jelcy Marie Baltazar, Luciana Bertolucci Belliboni, Maria Helena Brito Izzo, Maria Emília Genovesi, Maria Luisa D'Orey Lacerda Soares, Mireille Dupraz, Monica Yvonne Rosenberg, Myriam Alves Silveira Miglino, Neide Galli, Patrícia Erazo, Perize Chufan,
Rosa Maria Stefanini Macedo, Rozilene Furtado de Lima, Sheila Mann Hara, Silvana Furtado, Silvia Bruno Securato, Simone Azank, Sylvia Pellegrino, Tuisa Flor, Uiara Campos Zagolin, Val Beuchamp, Vera Melo, Vilma Belfort.
.....................................................................

- El Oro de Los Tigres, de Manuel Lozano
"La Tigridad es el ars creatio por antonomasia: el círculo ceremonial, la fisura, la puerta; pero también el rugido y el salto."
Manuel Lozano
Ahora el tercer ciclo de "El Oro de los Tigres" en el horario central de los jueves a las 23 hs (Argentina)
http://www.elorodelostigres.com.ar/
.....................................................................
- Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista 2009, sob a direção artística do maestro Sergio Chnee e direção pedagógica do pianista Paulo Gazzaneo, que acontecerá entre os dias 04 e 12 do mês de julho. - INSCRIÇÕES ABERTAS até dia 31 de maio de 2009 e a grande novidade em relação às edições anteriores é a concessão de bolsas integrais a todos os participantes do Festival, o que inclui, além das aulas e acesso gratuito aos concertos, hospedagem em hotel e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Todas as informações sobre a programação de concertos, cursos, professores, regulamento, e inscrições poderão ser obtidas no endereço: www.fmde.art.br .
Informações: info@fmde.art.br Para maiores esclarecimentos: Leila Gazzaneo / Retrato Brasileiro Interartes / Diretora Executiva
info@retratobrasileiro.com.br

.....................................................................

Criança em Paz!


Criança que vem, trazendo no olhar
A essência da Paz.
Será que consegue nos perdoar
Pelo que no mundo se faz?

Perdão criança, perdão, afinal
Já lá se vão séculos e séculos
E conseguimos ampliar o mal
Sem sequer nos lembrar do bem,

Que é ser criança. Sabe criança,
Gostaríamos de lhe dar neste dia
De poesia na praça na raça e de graça
O melhor de todos os dias...

É reticente mesmo , o que queremos...
Será criança que sabemos mesmo o que queremos?
Sem você como teríamos a esperança
De amanhã conseguirmos?

E porque não o conseguimos Aqui e Agora?
O que nos falta criança?
Se vem você e nos afaga o rosto,
Enrugado e cansado, de tanto lutar

Em guerras fratricidas em todo canto do mundo
O que nos falta criança????????????
Nos diga por favor, com tua pureza!
Pois a nossa perdemos há séculos,

Com tantas bombas que soltamos
Nem mais sabemos a quantas andamos...
Perdoe-nos criança pela hipocrisia
De nos reunirmos na praça

Onde ontem morreu uma criança
Por uma bala perdida
Ah criançaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Ajude-nos a superar tudo isto

E faça-nos o favor de alertar
As outras crianças,
E sabe , é duro ter que pedir a você
Mas és a ÚNICA VERDADEIRA ESPERANÇA

Ao vivo e a cores, de que algo bom devemos ter
Pois afinal , você aqui decidiu nascer.
Perdão, Perdão, Perdão, oh criança!
Pelo pendão de ser BRASILEIRO

E pelo PENDÃO de ser um POVO SONHADOR
queremos sonhar com você
Acordados e acordando, nesta praça
E nestas poesias pela Paz

Sonhar criança que estamos certos
E que não mais nossas crianças
perderão a vida toda buscando AMOR e Paz
Pois isto ou nasce com elas e nelas se eterniza.

Ou então criança, estamos mesmo perdidos!
Perdidos dentro de nós criança e isto sim é mal, muito mal!!!!
Seja nossa luz criança e nos faça respirar mais leve
Vem, traga-nos a PAZ, A ESPERANÇA e O AMOR
Pois é em você que tudo isto renasce...

Creia Criança, é você nossa última esperança!

Édison Pereira de Almeida
www.ermitaodapicinguaba.com


.......................................................................
C - Aforismas de Artur da Távola



" Música é vida interior, e quem tiver vida interior, jamais padecerá de solidão! "





... É preciso aprender a ver o que se esconde dentro do Bom aparente....



... Às vezes é o bem. Outras, a necessidade, o medo a dependência, a hipocrisia e até o mal ...



Paulo Alberto Artur da Távola M. Monteiro de Barros

( Do livro de sua autoria, " Liberdade de Ser, Máximas e Pensamentos ".

Editora Ao Livro Técnico / Novo Milênio, pág. 11.)

............................................................



Fotografia, cortesia do Telespectador Fábio Oliveira http://fabioxoliveira.blog.uol.com.br/
............................................................

]] JORNAL IMAGINÁRIO

" ...A ausência de evidência não é evidência de ausência.... " ( Carl Sagan, citado por Marcelo Gleiser ) .


Fundo Musical gentileza de www.movimento.com
Tema: "Love is a Many-splendored Thing", de Richard Clayderman

Cortesia de Revista Eletrônica " TÁVOLA & Gente da Música "
10º ano de Vitórias Culturais

--------------------------------------------------------------------------------


"Jornal Imaginário"
periódico que se assume típico do século passado
Ano V / Nº 249
"Vocatus atque non vocatus Deus aderit", adágio do Oráculo de Delfos.
Nicolau Ginefra,
o caipira soberbo

--------------------------------------------------------------------------------




" ...Durante seu governo ( 1945 - 1953 ), Harry Truman (Presidente dos EUA) justificava a presença constante de animais de estimação à residência oficial sugerindo: " Se V. precisar de um amigo verdadeiro em Washington - compre um bom cachorro...! ”

( http://www.teleread.org/2008/06/25/if-you-want-a-friend-in-washington-get-a-dog-but-dont-attribute-the-quote-to-truman-if-googled-info-is-right/ )


" Muito dinheiro não compra nenhum amigo verdadeiro, mas traz à tona inimigos de nível considerável... "

( ditado popular da região de Saavo, na Escandinávia )


--------------------------------------------------------------------------------


]] CLESI INFORMA:

Caros poetas e escritores,



O Clesi apresenta a relação dos vencedores dos prêmios do 8º Circuito de Literatura do Clesi, edição 2008 e solicita que aguardem pela divulgação da data em que será realizada a solenidade de premiação. Enviaremos o convite oficial em breve. Nos próximos dias postaremos no site www.clesi.com.br os trabalhos vencedores.

Orgulhamos-nos em tê-los juntos conosco em mais este Circuito. Parabéns a todos os participantes e vencedores!



Relação dos vencedores do 8º Circuito de Literatura



6º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga

1º lugar - do tempo enfeitado de azul, de Marcelo Rocha, de Governador Valadares-MG

2º lugar - Quando o outono vier, de Augusto Sérgio Bastos, do Rio de Janeiro-RJ

3º lugar - Ofício de Angústias, de Santos Peres, de Avaré-SP

Menção Honrosa

Era rima a tua carne, de Frederico Spada, de Juiz de Fora-MG

O Quintal, de Fabrício Pires Fortes, de Santa Maria-RS

A face do beijo, de Alzira Maria Umbelino, de Belo Horizonte-MG

Quaresmeiras e outras paixões que não roxeam, de Éder Rodrigues, de Belo Horizonte-MG.



23º festival estadual de Poesia

1º Lugar - Diários de Entomofagia, de Simone Eberle, de Ipatinga - MG

2º Lugar - Mulheres Sacrossantas, de Luiz Dias Vasconcelos, de Sete Lagoas - MG

3º Lugar - Jejum, de Éder Rodrigues, de Belo Horizonte - MG

4º Lugar - Dias Áridos, de Adriano Alcântara, de Passos - MG

5º Lugar - Sexo Verbal, de Jhonatan de Souza Oliveira, de Coronel Fabriciano - MG



7º FESP Destaque Infanto-Juvenil

Categoria de 08 a 11 anos

1º Lugar - Ser Criança é..., Kiara Lacerda de Lacerda, de Belo Oriente – MG

Colégio São Francisco Xavier

2º Lugar - Recado Urgente, Quéren Hapuque Viega Pereira, de Governador Valadares – MG

E. E. Pedro Ribeiro Cavalcante Filho

3º Lugar - O Artista Deus, de Samantha Oliveira Brum, de Ipatinga – MG

Colégio São Francisco Xavier



Categoria de 12 a 15 anos

1º Lugar - O Farol, de Fernanda Aguiar Tavares, de Belo Horizonte – MG

E. M Salgado Filho

2º Lugar - Juventude, de Liridiow Ferreira Costa, de Governador Valadares – MG

E. E.Pedro Ribeiro Cavalcante Filho

3º Lugar - Para ela eu disse adeus, de Nélio Carvalho Soares, de Governador Valadares – MG

E. E.Pedro Ribeiro Cavalcante Filho



8º Concurso Estadual de Contos

1º lugar – Cataclisma, de Ligia Pôrto, de Belo Horizonte-MG

2º lugar - Diário de Um Real Imaginário, de Andreia Donadon Leal, de Mariana-MG

3º lugar – Mimo, de Alzira Maria Umbelino, de Belo Horizonte-MG

Marilia Siqueira Lacerda
Coordenadora do Clube dos Escritores de Ipatinga
Diretora Regional RD-InBrasCI-MG - Ipatinga - Colar Metropolitano do Vale do Aço

POESIA DO ERMITÃO DA PICINGUABA - ÉDISON PEREIRA DE ALMEIDA - ILHA DA MADEIRA

Criança em Paz!

Bailarina Eugênia - Déia Leal

Criança que vem, trazendo no olhar
A essência da Paz.
Será que consegue nos perdoar
Pelo que no mundo se faz?

Perdão criança, perdão, afinal
Já lá se vão séculos e séculos
E conseguimos ampliar o mal
Sem sequer nos lembrar do bem,

Que é ser criança.Sabe criança,
Gostaríamos de lhe dar neste dia
De poesia na praça na raça e de graça
O melhor de todos os dias...

É reticente mesmo , o que queremos...
Será criança que sabemos mesmo o que queremos?
Sem você como teríamos a esperança
De amanhã conseguirmos?

E porque não o conseguimos Aqui e Agora?
O que nos falta criança?
Se vem você e nos afaga o rosto,
Enrugado e cansado, de tanto lutar

Em guerras fraticidas em todo canto do mundo
O que nos falta criança????????????
Nos diga por favor, com tua pureza!
Pois a nossa perdemos há séculos,

Com tantas bombas que soltamos
Nem mais sabemos a quantas andamos...
Perdoe-nos criança pela hipocrisia
De nos reunirmos na praça

Onde ontem morreu uma criança
Por uma bala perdida
Ah criançaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Ajude-nos a superar tudo isto

E faça-nos o favor de alertar
As outras crianças,
E sabe , é duro ter que pedir a você
Mas és a ÚNICA VERDADEIRA ESPERANÇA

Ao vivo e a côres, de que algo bom devemos ter
Pois afinal , você aqui decidiu nascer.
Perdão, Perdão, Perdão, oh criança!
Pelo pendão de ser BRASILEIRO

E pelo PENDÃO de ser um POVO SONHADOR
queremos sonhar com você
Acordados e acordando, nesta praça
E nestas poesias pela Paz

Sonhar criança que estamos certos
E que não mais nossas crianças
perderão a vida toda buscando AMOR e Paz
Pois isto ou nasce com elas e nelas se eterniza.

Ou então criança, estamos mesmo perdidos!
Perdidos dentro de nós criança e isto sim é mal, muito mal!!!!
Seja nossa luz criança e nos faça respirar mais leve
Vem, traga-nos a PAZ, A ESPERANÇA e O AMOR

Pois é em você que tudo isto renasce...
Creia Criança, é você nossa última esperança!

Édison Pereira de Almeida
CHANCELER DO INBRASCI NA ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL
www.ermitaodapicinguaba.com

domingo, 19 de abril de 2009

A Academia Sul-Brasileira de Letras

Lígia Antunes Leivas - Presidente Academia Sul-Brasileira de Letras
CONVITE

A Academia Sul-Brasileira de Letras tem a honra de convidar V. Sa. e ilustríssima família para a sessão solene de posse de José Moreira da Silva
que ocupará a cadeira nº 13, Patrono João Simões Lopes Neto.

Data: 24 de abril de 2009 - Sexta-feira
Horário: 20h 30 min
Local: Instituto João Simões Lopes Neto
Rua Dom Pedro II, 810 - Pelotas - Centro

Sua presença é um incentivo à Cultura.

Lígia Antunes Leivas
Presidente Academia Sul-Brasileira de Letras
Alba Pires Ferreira
Presidente Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves
Rozelia Scheifler Rasia
Presidente da Associação Artística e Literária "A Palavra do Século XXI"

Publicação: Andreia Donadon Leal
Divulgação: Professora Ilda Brasil

sábado, 18 de abril de 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO A NATUREZA CHORA DA PROFESSORA ZILDA PIRES

Público
Autógrafos

Professora Zilda e leitor


Professora Zilda Pires


A Governadora do InBrasCI-Goiás, Professora ZILDA PIRES, lança seu livro infanto-juvenil "A Natureza Chora" em grande estilo, na cidade de Rio Verde - Goiânia, para um grande público. Parabéns professora Zilda, pela festa literária e trabalho realizado em prol da cultura e da literatura em seu estado.

Vejam fotos do lançamento:


Prêmio Destaque Empresarial - Cem melhores 2009

FUNERÁRIA SÃO JOSÉ

AUTO POSTO SORRISO

VETERINÁRIA MASCOTE


MUNDO VIRTUAL - LAN HOUSE



INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS - MINAS GERAIS E ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MINAS GERAIS PARTICIPAM DO PRÊMIO EMPRESARIAL - 2009 - CEM MELHORES DA REGIÃO - GRANDE EVENTO ORGANIZADO PELO JORNAL PONTO FINAL. A ENTREGA DOS CERTIFICADOS FOI REALIZADA PELOS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARIANA PRESENTES À SOLENIDADE E PELA GOVERNADORA DO INBRASCI-MG, PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL - REGIONAL MARIANA-MG E DIRETORA DE PROJETOS CULTURAIS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL, Andréia Donadon Leal.













PELOS CAMINHOS DA LUSOFONIA


PELOS CAMINHOS DA LUSOFONIA
Publicação: Andréia Donadon Leal
Pelos caminhos da Lusofonia...



17 a 26 Abr - Bahia - “Projetos de Leitura” de Laé de Souza na 9.ªBienal do Livro da Bahia

18 Abr (Sáb) - Sintra - Workshop: O REVIVALISMO MÁGICO DO PAGANISMO LUSITANO, por Gilberto de Lascariz (Inscrições limitadas)

18 Abr - 16:30 às 20:00 - Almada -

18 Abr - 21:30 - Porto - Lançamento: "O Chão da renúncia", de Aida Baptista

18 e 19 Abr - Sábado e Domingo - TEATRO EM LEIRIA

18 a 26 Abr - Porto - Teatro: "A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA" apartir dos 4 anos

19 Abr - 17:00 - Lisboa - Lançamento: O Pecado do Vagabundo, de Risoleta Pinto Pedro

25 de Abril: Festa de Palavras, Música e Imagens

www.joaquimevonio.com/eventos.htm

Abraço amigo do Joaquim Evonio



Seja bem-vindo ao meu site - Varanda das Estrelícias:

http://www.joaquimevonio.com/


17 a 26 Abr - Bahia - “Projetos de Leitura” de Laé de Souza na 9.ª Bienal do Livro da Bahia
18 Abr (Sáb) - Sintra - Workshop: O REVIVALISMO MÁGICO DO PAGANISMO LUSITANO, por Gilberto de Lascariz (Inscrições limitadas)
18 Abr - 16:30 às 20:00 - Almada - 25 de Abril: Festa de Palavras, Música e Imagens
18 Abr - 21:30 - Porto - Lançamento: "O Chão da renúncia", de Aida Baptista
18 e 19 Abr - Sábado e Domingo - TEATRO EM LEIRIA
18 a 26 Abr - Porto - Teatro: "A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA" a partir dos 4 anos
19 Abr - 17:00 - Lisboa - Lançamento: O Pecado do Vagabundo, de Risoleta Pinto Pedro

Sempre actualizado em: www.joaquimevonio.com/eventos.htm

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO




THIAGO PICCHI APRESENTA:



A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO

DE 16 DE ABRIL A 24 DE MAIO DE 2009.
QUARTA A DOMINGO.


PARTICIPEM!!! PRESTIGIEM!!!


bb.com.br/culturabb.com.br/cultura



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Museu da Inconfidência divulga: Ano da França no Brasil



A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa”
Exposição do Museu da Inconfidência integra programação do Ano da França no Brasil


O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, abre, no dia 17 de abril, às 20h30, a exposição “A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa”. O evento, que será realizado na sala de exposições temporárias da instituição, marca o início das mobilizações nacionais e internacionais em comemoração ao Ano da França no Brasil.
Além de inserir o Museu e parte de seu acervo referente ao movimento da “Conjuração Mineira” no programa comemorativo, o trabalho culmina com a celebração dos 220 anos de morte de Tiradentes, em 21 de abril. Nesta data, autoridades do Brasil e da França serão condecorados com a “Medalha da Inconfidência Mineira”, em Ouro Preto, em evento realizado pelo Governo do Estado.
A exposição dará destaque à especificidade da antiga Vila Rica como cidade de maior relevância referente à influência francesa na formação da cidadania brasileira e das ideias iluministas, assim como no desenvolvimento político e social da sociedade no século XVIII. “O Museu da Inconfidência é considerado o maior centro de referência da Conjuração Mineira no país. O movimento revolucionário teve como palco a antiga Vila Rica e difundiu o ideal libertário do Iluminismo no Brasil”, explica a chefe da Seção de Difusão do Acervo e Promoção Cultural do Inconfidência, Margareth Monteiro.
Além de acervo do próprio Museu, a exposição contará com peças de instituições como Museu Mariano Procópio (Fundação MAPRO), Museu da República, Museu Histórico Nacional e Câmara Municipal de Ouro Preto. Dentre os objetos de destaque, estão as telas “Tiradentes Supliciado” (Pedro Américo), “A leitura da sentença de Tiradentes” (Leopoldino Faria) e “República” (Décio Villares); a publicação “Autos da Devassa”; relógio e sentença original de Tiradentes; primeiro volume do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles; reprodução do Mapa de Paris em 1789, com registro dos locais e dos fatos mais importantes da Revolução Francesa; dentre outros.
A exposição permanece aberta até o dia 31 de maio, na Sala Manoel da Costa Athaíde, no Anexo I do Museu da Inconfidência. A visitação, gratuita, pode ser realizada de terça a domingo, das 12h às 18h.
Ano da França no Brasil
O Ano da França no Brasil acontece de abril a novembro de 2009, em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países. O projeto pretende apresentar aos brasileiros de todas as regiões a França atual, em termos culturais, econômicos, intelectuais, educacionais, tecnológicos e científicos. A programação, abrangente, inclui espetáculos, shows, exposições, palestras e debates nas mais diferentes áreas.
- - - -
SERVIÇO
Abertura da exposição “A Inconfidência Mineira no contexto da Revolução Francesa”
Data: 17/04/2009
Local: Sala Manoel da Costa Athaíde (Anexo I) – Rua Vereador Antônio Pereira, 33 / Centro
Horário: 20h30
Visitação: até 31 de maio, de terça a domingo, das 12h às 18h

- - - -

Informações para a imprensa:

Rui Mourão (diretor do Museu da Inconfidência): (31)3551-1121
Margareth Monteiro e Janine Ojeda (Museu da Inconfidência): (31)3551-6023
- - - -- -
Contexto

O movimento conspiratório da Inconfidência Mineira, surgido na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, por volta de 1781, influenciado pelo pensamento dos enciclopedistas franceses, tornou-se público em 1789. Considerado hoje o antecedente de maior consequência para o nosso rompimento com a Metrópole, sua importância vem do fato de ter sido uma indiscutível manifestação da sociedade local, com envolvimento popular talvez discreto, mas que vai sendo cada vez mais reconhecido.

No período de decadência da exploração do ouro, Vila Rica encontrava-se submetida ao arbítrio de Portugal, que tinha dificuldade em aceitar as alegações sobre a escassez das minas. Supondo-se vítima de evasão criminosa, só pensava em aumentar o rigor da fiscalização. A situação tornou-se de tal forma conflituosa que até a população não comprometida diretamente com a mineração corria risco de ser despojada de suas propriedades, no caso de ser decretada a “derrama”, que fixava cota anual elevada para os recolhimentos a serem feitos em favor do Reino. Caso o produto das minas se mostrasse insuficiente para honrar o compromisso, desapropriações a todos passariam a vitimar.

Embora a circulação de livros fosse terminantemente proibida, bibliotecas clandestinas por aqui apareceram. Através delas, uma cúpula intelectual tomou conhecimento do movimento de idéias que se espalhava pelo mundo e, depois de ter inspirado o movimento da independência dos Estados Unidos, produziria a Revolução Francesa. Essa ideologia foi trazida, além do mais, por jovens das nossas famílias abastadas, que puderam freqüentar as universidades de Coimbra, em Portugal, e Montpellier, na França.

O episódio da Inconfidência, que terminou com o enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e o degredo de dez participantes em terras africanas, foi reprimido durante o período imperial, mas teve a sua memória recuperada durante a campanha para a proclamação da república. A partir daquele momento, a sua força estruturadora da nação independente só fez crescer.

Rui Mourão-- Tatiana ToledoAssessora de Comunicação(31) 3551 - 6023 / (31) 8589 - 9888MinC / IPHAN / Museu da Inconfidência