InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CIDADE DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO -MG RECEBE TÍTULO DO Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais -Minas Gerais de CIDADE DA CULTURA- 2009

Mérito Cultural ao Prefeito Raimundo Nonato Barcelos
Dona Geraldina recebe Mérito Cultural da Governadoria do InBrasCI-MG

Filha, Geraldina, Presidente da Câmara e J.S.Ferreira

Mérito Cultural Lucina Maria Duarte Kelles - Tião Crispim (Membro Efetivo do InBrasCI-MG) entrega a comenda


Mérito Cultural - Helena Rodrigues L.P. Coelho - Angela Togeiro (Membro efetivo do InBrasCI-MG) entrega a comenda


Mérito Cultural - Ieda Pessoa Costa de Carvalho - J.S.Ferreira entrega a comenda


Mérito Cultural - Artesão e Contador de Histórias José Ribeiro - J.B. Donadon entrega a comenda

Mérito Cultural - Secretária Cultura - Maria Célia M.F.M. Bicalho

Mérito Cultural - João Vitor Dias (Assessor Patrimônio Histórico)

Público

Mesa


Governadora do InBrasCI-MG, Andreia Donadon Leal


Membro Efetivo InBrasCI-MG em São Gonçalo, Professora Mírian Blonski


Prefeito Raimundo Nonato, J.S.Ferreira, Wilson Miranda (Presidente da AMI) e músico de Belo Horizonte - Marcus


Angela Togeiro (Membro efetivo InBrasCI-MG), Andreia Leal e Gabriel Bicalho


CIDADE DE SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO -MG RECEBE TÍTULO DO Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais -Minas Gerais de CIDADE DA CULTURA- 2009

Andreia Donadon Leal - Governadora InBrasCI-MG

Cultura é o resultado da formação ou educação dos seres humanos, expressos em obras, feitos, ações e instituições. Torna-se sinônimo de civilização. Cultura passou a significar a relação que os humanos, socialmente organizados, estabelecem com o tempo e com o espaço, com os outros humanos e com a Natureza. “A Natureza é o reino da repetição; a Cultura, o da transformação racional e intuitiva”. Meu ponto de vista é derivado do conceito antropológico e histórico: todos os humanos são cultos, pois todos são seres culturais.
A cultura não se reduz a escola e às belas artes, pois as mesmas são efeitos da vida cultural e um dos aspectos da Cultura, mas não toda a Cultura. Somos seres cuja ação determina o modo de ser, pensar e agir. A idéia de natureza humana como algo universal e existente se sustenta por que somos seres humanos culturais ou históricos. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. É um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos. O paradigma Cultura não se deixa limitar. Da culinária à última tese científica. Da alavanca à hidráulica. Da roda à fórmula 1. De Santos Dumont às sondas espaciais. Da frenologia à Freud. Da rádio-telegrafia ao e-mail. Do papiro à composição eletrônica. e, por fim, de Platão às Academias Escolares.
Quem mais sonha e acredita no seu sonho, transforma-os em objetivos; trabalha incansavelmente para a sua materialização sob princípios de preparo e organização e maior contribuição deixa aos herdeiros de nosso globo. A realidade das civilizações futuras é formada hoje, exclusivamente no presente.
ESTAMOS AQUI HOJE PARA HOMENAGEAR ALGUMAS PERSONALIDADES CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO Rio Abaixo - pessoas que trabalharam e trabalham - divulgaram e divulgam (ENGRANDECEM) a Cultura desta cidade.

A Medalha e o Diploma de Mérito Cultural do InBrasCI-Minas Gerais é o reconhecimento oficial que o instituto faz a pessoas ou entidades que contribuíram efetivamente para a valorização da cultura mineira. São Gonçalo do Rio Abaixo é destaque em investimentos na Cultura: na construção do Centro Cultural, preservação e restauração do Patrimônio Histórico, realização de várias atividades culturais e artísticas e as diversas formas de manifestação da arte, colocando o Município como referência em todo o Médio Piracicaba.

A pequena grande cidade de São Gonçalo guarda em suas sendas e avenidas resquícios da história em que desbravadores corriam pelas terras brasileiras em busca de riquezas há cerca de 300 anos . Casarões e igrejas centenárias dividem espaço, hoje, com construções modernas e revelam que o desenvolvimento sustentável, com respeito ao patrimônio histórico e ao meio ambiente, está presente no município.
“ ...Impulsionada pela extração de minério de ferro em suas terras, São Gonçalo do Rio Abaixo contrasta passado, presente e futuro em obras e construções. O passado é retratado pelo patrimônio histórico preservado. O presente é composto de investimentos, imóveis modernos e administração municipal voltada para o bem-estar da população. Já o futuro está no resultado que se espera obter, devido a tudo que atualmente está sendo feito nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Econômico, Esportes e Lazer.”(Site São Gonçalo- crescendo com você – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)

O que costumo dizer sobre o passado/presente/futuro é citar a máxima de um dos grandes filósofos, que para mim, revela a essência do tempo e da vida:
“Só o presente é verdadeiro e real; ele é o tempo realmente preenchido e é nele que repousa exclusivamente a nossa existência. Dessa forma, deveríamos sempre dedicar-lhe uma acolhida jovial e fruir com consciência cada hora suportável e livre de contrariedades ou dores, ou seja, não a turvar com feições carrancudas acerca de esperanças malogradas no passado ou com ansiedades pelo futuro. Pois é inteiramente insensato repelir uma boa hora presente, ou estragá-la de propósito, por conta de desgostos do passado ou ansiedades em relação ao porvir. (Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida')


“Trezentos anos de construção.
História escrita com sangue, açoites, escárnios.
Fugas em frias noites.
Dor. Sofrimento. Revolta!
Sem pai nem mãe. Analfabetos. Sem documentos.
Sobreviveram. Fortaleceram. Permaneceram
E juntos formaram o arraial de Rio Abaixo do Mato Dentro”
(Ieda Pessoa Costa de Carvalho – Rio Abaixo do Mato Dentro -2007)


SÃO GONÇALO PARTICIPA DA REDE INTERNACIONAL DE MUNICÍPIOS PELA CULTURA PARA DINAMIZAR INTERCÂMBIOS

CIDADES QUE PARTICIPAM: Itabira, Santa Bárbara, S. João del Rei, Olinda, Congonhas, Itabitiro e Ouro Preto (Brasil)

enREDE Rede Internacional de Municípios pela CulturaA enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura é uma Rede Internacional assente em parcerias locais, que possam dinamizar intercâmbios a nível geral e acções concretas no local, susceptíveis de promover as práticas culturais como o pilar de um desenvolvimento equilibrado. Foi constituída a 9 de Junho de 2006 na cidade de Serpa (Alentejo – Portugal), aquando da realização da conferência «Redes Culturais – Desafios e oportunidades num Mundo Globalizado» que juntou promotores culturais de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde e Guatemala e que culminou na assinatura da sua carta de princípios. Neste documento, os municipios de Serpa, Beja, Caminha, Vila Nova de Famalicão e Palmela (Portugal); Itabira, Santa Bárbara, S. João del Rei, Olinda, Congonhas, Itabitiro e Ouro Preto (Brasil); Punta Umbria e Cortegana (Espanha); S. Vicente (Cabo Verde); Patzun e San Bartolomé de Milpas Altas (Guatemala) e Pravets (Bulgária) comprometem-se, a «criar formas eficazes e duradouras de sistematizar intercâmbios e parcerias capazes de enriquecer uma ideia global de que a cultura é veículo prioritário de desenvolvimento, de entendimento e de paz, assente no reforço de um imenso conjunto de acções locais».
Planejamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo - MG
Secretaria Municipal de Cultura
por Assessoria de Comunicação
30/01/2009 11:01
SECRETÁRIA: Maria Célia Martins Ferreira Moreira BicalhoArt. 38 - Fica criada a Secretaria Municipal de Cultura - SEMUC, com a seguinte competência:I - Instituir, coordenar e gerenciar programas e projetos de apoio, preservação, proteção, estímulo e valorização das manifestações da cultura popular de São Gonçalo do Rio Abaixo;II - Difundir suas atividades e firmar convênios com instituições públicas ou privadas para a realização de seus objetivos;III - Manter relacionamento direto com os órgãos municipais e estaduais de promoção e incentivo à cultura para a realização de esforços e atividades conjuntas em prol da valorização da cultura local em todos os âmbitos e formas de manifestação. IV - Realizar atividades comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos da Comunidade de São Gonçalo do Rio Abaixo;V - Colaborar na preservação do patrimônio cultural (material e imaterial) de São Gonçalo do Rio Abaixo, material ou imaterial, no qual se incluem as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico;VI - Promover o levantamento histórico do município de São Gonçalo do Rio Abaixo e difundi-lo;VII - Apoiar e estimular, de modo especial, as atividades de artesanato e festas regionais§ 1º. À Biblioteca Pública Municipal são conferidas as seguintes atribuições:I - Disponibilizar sistema de informações de consulta bibliográfica à comunidade, em especial crianças, adolescentes, escolares, idosos, enfermos, presidiários, deficientes físicos, etc; incluvise com acesso à internet.II - Propor programas de incentivo à integração da comunidade através de serviços de extensão bibliotecária;III - Planejar, organizar e supervisionar as atividades relacionadas à biblioteconomia;IV - Manter intercâmbio com instituições de mesma natureza visando o aprimoramento das atividades;V - Coletar dados e informações junto à comunidade e usuários e propor sistemática de ampliação do acervo;VI - Organizar cadastro de editoras, livrarias, boletins bibliográficos e outras instituições especializadas em publicações, venda e divulgação de livros e outros materiais correlacionados;VII - Solicitar e participar de processo de aquisição de livros;VIII - Promover campanhas de permuta e/ou doação de livros;IX - Catalogar e manter registro atualizado do material bibliográfico e não bibliográfico pertencente ao acervo;X - Promover o atendimento adequado aos usuários, orientando-os quanto ao uso e disponibilização do acervo;XI - Elaborar estatísticas diárias e mensais sobre a utilização dos serviços, controlando o empréstimo e a devolução de materiais;XII - Orientar e controlar a utilização do material não disponível para empréstimo, mas somente para consultas no interior da biblioteca;XIII - Zelar pela conservação do acervo, providenciando a recuperação e restauração de materiais danificados;XIV - Promover cursos, palestras e outras atividades culturais, principalmente que promovam o incentivo à leitura;XV - Promover inscrição e cadastro dos usuários.