InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 5 de julho de 2009

MARIA ALICE DE OLIVEIRA PENNA DE AZEVEDO - Neta do Presidente Affonso Penna

- Câmara Municipal de Belo Horizonte -
Maria Alice de O.P. Azevedo

MARIA ALICE DE OLIVEIRA PENNA DE AZEVEDO - Neta do Presidente Affonso Penna



Nasceu em Santos / SP em 1920. É filha de Alice Bernardes de Oliveira Penna e Salvador Moreira Penna. Este é o 5º filho do casal Affonso Augusto Moreira Penna – Maria Guilhermina de Oliveira Penna.
Casou-se com o médico e cientista Murillo Pacca de Azevedo. Tiveram 5 filhos.
Maria Alice é poetisa e escritora de livros para o público infanto-juvenil.
Integra um grupo de coral na cidade de São Paulo, onde reside.

Ilustríssimas Autoridades,


Ver ligado o nome de Affonso Penna a um importante prêmio deste município é para mim extremamente jubiloso. Ver reconhecido e homenageado um grande patriota, um grande pilar de sustentação na difícil transição do Império para a República nascente traz-me muita alegria, não somente por ser eu neta do homenageado, mas principalmente porque vejo nisso uma feliz constatação de que os velhos e austeros valores do passado ainda não foram esquecidos.
Conselheiro do Império desde muito jovem e monarquista por convicção, no entanto Affonso Penna, após a inevitável mudança de regime, deu sempre o melhor de si no esforço contínuo da construção de um Brasil republicano, ocupando sempre os mais altos cargos da nação: presidente do Banco de Brasil, senador, presidente de seu Estado de Minas, ministro de quase todas as pastas, vice-presidente, e finalmente, sexto presidente da República brasileira.
Na linguagem moderna, poderíamos dizer que ele foi um “ workaholic”, apaixonado por seu trabalho incessante e meticuloso. Não me foi dado conhecê-lo, é claro, mas todos os depoimentos de quantos com ele trabalharam ou com ele conviveram, traçam claramente sua figura ímpar de homem público e chefe amoroso de uma grande família: íntegro, capaz, e generoso, porém exigente e severo.
Entre suas muitas realizações quando presidente de Minas, gostaria de salientar duas que me parecem muito importantes: a fundação da Faculdade de Direito em Ouro Preto, que era então a capital do Estado, faculdade esta onde regeu a cadeira de Direito Civil durante 2 anos sem um só dia de falta, e o projeto de mudança dessa capital, Ouro Preto, para Belo Horizonte, fazendo sair do papel um antigo projeto.
Mas gostaria sobretudo de relembrar aqui uma passagem que me foi revelada por sua filha, minha tia Gita, que se tornou freira da Ordem do Bom Pastor. Contava ela, que pouco antes da morte, seu pai presidente teria dito à esposa Maria Guilhermina: “ Mariquinhas, sinto-me culpado e peço desculpas a minha família, pois de tanto me preocupar com as finanças do Brasil, descuidei-me das minhas próprias. Quero ver se em breve posso voltar à minha banca de advogado, a ver se as refaço!”
Precisa dizer mais alguma coisa???!!.

Assim era o homem que foi escolhido com justiça para emprestar seu nome a este importante prêmio da cidade que ele ajudou a nascer. Que esse prêmio possa homenagear muitos e muitos de seus conterrâneos de igual mérito e gabarito, e que seu nobre espírito paire sempre sobre essas Alterosas como belo exemplo de caráter, trabalho, dedicação e valor!


Maria Alice Penna de Azevedo
*Divulgação: Bisneto do Presidente Affonso Penna - Dr. Affonso Augusto Moreira Penna