InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Santa Bárbara demonstra competência na restauração do Memorial Affonso Penna

Mausoléu Affonso Penna
Andréia Donadon Leal, Neta do Affonso Penna e Bisneto Affonso Penna

Grupo Cantares

Cerimonial - Bisneto de Affonso Penna - recebe Medalha do Mérito "Affonso Penna"



Morador Santabarbarense conta história de Santa Bárbara



Teto restaurado do Memorial Affonso Penna



Vista parcial do Memorial


Vista parcial do Memorial- Mausoléu


Vista parcial do Memorial



Interior do Memorial Affonso Penna


Santa Bárbara demonstra competência na restauração do Memorial Affonso Penna

No último dia 13 de junho, foi inaugurado o Memorial Affonso Penna, que irá funcionar na Casa Grande, localizada no centro histórico, onde nasceu e viveu o primeiro mineiro a assumir a presidência do Brasil eleito por voto direto.
Para festejar a inauguração, foi entregue a Medalha do Mérito Affonso Penna, para as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município. Após a entrega, foi realizada uma apresentação do instrumentalista Marcus Viana. A solenidade recebeu a presença de diversas autoridades do país, além de representantes da família Penna. O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de MG participou da inauguração do MEMORIAL AFFONSO PENNA NA TRICENTENÁRIA SANTA BÁRBARA.
No dia 14 de junho, aconteceu a tradicional alvorada, com repique dos sinos, e uma edição do Anda Brasil, projeto da Federação Internacional de Esportes Populares, que contou com a participação de 39 países, integrando 16 milhões de caminhantes em todo o mundo. A largada aconteceu às 8h, na Praça Cleves de Faria, no Centro Histórico. Na ocasião, os participantes passaram em frente ao Memorial Affonso Penna. Às 9h foi realizada uma missa de ação de graças pela passagem do centenário de falecimento de Affonso Penna, na Matriz de Santo Antônio e, às 10h, uma cerimônia de homenagem no Mausoléu do presidente.


Breve biografia de Presidente Affonso Penna:

Nascimento: 30/11/1847 em Santa Bárbara do Mato Dentro (hoje apenas Santa Bárbara) / MG.
Cursou o ensino fundamental, como interno, no famoso Colégio do Caraça (próximo de Santa Bárbara), fundado no Império por padres lazaristas.
Curso universitário: Faculdade de Direito da USP / Largo de São Francisco - São Paulo. Diplomou-se na turma de 1870, tendo como colegas, entre outros: Ruy Barbosa, Rodrigues Alves, Joaquim Nabuco, Bias Fortes. Castro Alves não concluiu o curso. Affonso Penna foi o único da turma a defender tese - "Letra de Câmbio" – recebendo o grau de doutorado em 1871. Ainda como estudante, redigiu vários artigos sobre matérias jurídicas na revista "Imprensa Acadêmica".
Foi um dos fundadores, em 1892, da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais em Ouro Preto, onde foi Diretor e professor catedrático de Economia Política e Ciência das Finanças. Entre outros, exerceu os cargos de: Conselheiro e Ministro de três pastas do Império (Agricultura e Viação, Guerra e Justiça), Deputado Estadual de Minas Gerais, Deputado Geral pelo Partido Liberal, Senador, Presidente do Banco da República (atual Banco do Brasil), Presidente do Estado de Minas Gerais, Presidente do Conselho Deliberativo de Belo Horizonte (cargo correspondente ao de Prefeito).Vice-Presidente e Presidente da República.
Em seu leito de morte, no Palácio do Catete, Affonso Penna murmurou ao ouvido do ilustre médico Dr.Miguel Couto, a síntese dos valores maiores da sua vida;
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA E LIBERDADE”.
Falecimento: 14/06/1909 no Palácio do Catete / Rio de Janeiro / RJ, hoje sede do Museu da República.
Ruy Barbosa, em discurso no Senado Federal, reunido em sessão solene, assim se referiu ao Presidente Affonso Penna:
Se o serviço público tem os seus mártires, nunca dessa experiência assistimos o mais singular exemplo.”