InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 24 de abril de 2009

LAMENTÁVEL DIFERENÇA

O SONHO DE UM É O SONHO DE TODOS

O InBrasCI compartilha do sonho do amigo Ricardo Maranhão; um Brasil ético, digno, patriota, humanitário e humanamente fraterno, mas as notícias que chovem diariamente nos vem mostrando uma situação oposta a que tanto desejamos, infelizmente... Mesmo assim, continuamos a acreditar que realizar o sonho só depende de nós,
Sonhemos e realizemos, Ricardo Maranhão.


LAMENTÁVEL INDIFERENÇA
Ricardo Maranhão *


Leio, em um mesmo dia, as manchetes do mais importante jornal carioca:
“JUIZA INVESTIGADA PELA POLÍCIA FEDERAL, POR CORRUPÇÃO, É PROMOVIDA EM DECISÃO DO TRF, APROVADA POR UNANIMIDADE: 19 VOTOS A ZERO”.

“HOMENAGENS APÓS A QUEDA. DIRETOR DO SENADO, DEMITIDO, AINDA GANHA HOMENAGEM”.

“EX-PRESIDENTE GANHA COMISSÃO E PETISTA PROTESTA”.

Leio e faço reflexões. No regime democrático a juíza promovida, embora investigada pela Polícia Federal, tem a presunção da inocência. A Constituição Federal lhe garante ampla defesa, o contraditório. Não obstante, presunção não é certeza. Certamente teria sido mais correto, mais ético, mais digno, que o Tribunal Regional Federal de Brasília aguardasse a conclusão das investigações, para, inocentada a juíza, promovê-la.

A homenagem dos mais de 250 servidores do Senado Federal ao diretor da Casa, afastado por denúncia sobre a propriedade de um imóvel, avaliado em cinco milhões de reais, não declarado ao fisco, antes de ser um desagravo é um ato precipitado, com conotação de corporativismo ou de retribuição às atenções e favores, recebidos do demitido, durante sua longa gestão.

A conquista da Comissão de Infra-estrutura, responsável pelos investimentos de bilhões de reais do PAC, pelo ex-presidente, que teve cassado os direitos políticos, por atos de improbidade administrativa, também tem um triste significado. Ela evidencia a força e o poder de articulação de grupos que dominaram o Senado Federal, comandados pelo atual e pelo ex-presidente da Casa, este último também afastado, após denúncias de que recebia favores de empreiteiros.

O que têm em comum os fatos descritos nas manchetes?

Para mim refletem o clima de indiferença e cinismo que está tomando conta de nosso país.

Os atos de improbidade, as falcatruas e negociatas promovidas pelas elites, política e empresarial, se amiúdam, estão se tornando tão freqüentes, tão corriqueiros, que passam a compor o cotidiano nacional. Os cidadãos tomam conhecimento dos mesmos e da impunidade reinante. O tempo passa e os homens e mulheres de bem do Brasil parecem dominados pelo conformismo, pelo ceticismo, pela descrença nas instituições. Estamos ficando indiferentes diante de tantos descalabros. Se a capacidade de indignar-se ainda existe, a indignação não se manifesta mais. Silenciosa, dá aos delinqüentes a impressão de anuência ou mesmo de cumplicidade.

Apesar de tudo continuo sonhando com um Brasil combativo, intolerante com a falta de ética, atento na preservação de valores que são caros para a maioria esmagadora de nosso povo. Queremos ética, dignidade, espírito público e patriotismo. Na vida pública e na atividade empresarial. Tudo isto se conquista com o efetivo exercício da cidadania.

*Ricardo Maranhão, engenheiro, ex-deputado federal, é Conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.