InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 14 de abril de 2009

CONVITE: LANÇAMENTO LIVRO A NATUREZA CHORA DA PROFESSORA ZILDA PIRES



GOVERNADORA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS- GÓIAS, PROFESSORA ZILDA PIRES, LANÇA LIVRO INFANTO-JUVENIL NO DIA 16 DE ABRIL EM RIO VERDE - GÓIAS.


A NATUREZA CHORA - Zilda Pires

Ilustrações: Déia Leal



Vocês vão apreciar uma linda história sobre o Meio Ambiente. A professora Zilda Pires retrata com maestria as histórias de tradição oral, usando uma temática contemporânea: o desmatamento, a natureza, o meio ambiente, a consciência humana. É possível falar das asperezas da vida e do convívio do ser humano com o planeta, o questionamento das aparências com qualidade e no sentido de desfazer clichês, as metáforas, o simbolismo hermético, para resultar a PALAVRA. As obras poéticas de nossos grandes escritores, cito Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa, como as mais indicadas poesias para a infância, justamente pelo fato de não escreverem especificamente para crianças; respeito à infância, oferecendo-lhe a possibilidade de combinar sons e imagens, satisfazendo seu gosto pela criatividade, experimentação lingüística e reelaboração do real. O assunto ilustração no livro tem sido bastante questionado nos últimos anos segundo Neusa Sorrenti, em A Poesia vai à Escola. A imagem não se restringe à função de traduzir o texto; ela ilumina novas percepções de leitura. As ilustrações não devem tomar o texto ao pé da letra e sim que os desenhos sejam somados ao texto por meio do diálogo texto/ilustrador. A ilustração deixaria de ser um mero ornamento gráfico para ser um fator de ampliação do elenco de significação do texto. Os livros para crianças e adolescentes podem dispensar esse apoio, e quando ele existir, deve ser um algo a mais, guiado pela qualidade do conteúdo, pois o livro cairia na estratégia publicitária de criar belas embalagens para produto de gosto duvidoso.

O trabalho da Professora Zilda, deixa com que o leitor complete-os com sua experiência e individualidade. Parabéns professora Zilda Pires

Livro recomendado para público: Infanto-juvenil.


Andréia Donadon Leal- Déia Leal

Formada em Letras pela UFOP

Bacharel em Estudos Literários

Pós-graduada em Artes Visuais- Cultura & Criação.




ZILDA PIRES - professora/escritora da Universidade de Rio Verde e Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - Góias.