InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 31 de março de 2009


Museu da Inconfidência restaura peças da Matriz de Santa Efigênia

Material é originário dos séculos XVIII e XIX




Imagens e crucifixos em madeira e uma vasta prataria pertencentes à Igreja Matriz de Santa Efigênia, em Ouro Preto, estão sob os cuidados da equipe de restauração do Museu da Inconfidência. Mais de 30 peças, originárias dos séculos XVIII e XIX, estão recebendo todo o tratamento necessário no laboratório da instituição.

De acordo com o chefe de Restauração, Edson Fialho, a iniciativa do Museu teve como principal motivação o fato de o templo religioso também estar passando por uma completa reforma em sua estrutura.

Toda a prataria está sendo restaurada, incluindo itens como cruz processional, cálice-custódia, turíbulo, rosário, coroa fechada e naveta, dentre outros. As peças, que apresentavam oxidação, foram submetidas a um processo de limpeza, polimento e remoção de intervenções inadequadas feitas com cobre, ferro e chumbo.

Dentre as peças esculpidas em madeira, destacam-se uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e um crucifixo de encostar. Segundo o restaurador Aldo Araújo, o material não se encontrava em bom estado de conservação, sendo possível notar impregnação de cera e desprendimento de policromia, o que exigiu uma restauração completa e minuciosa.

A previsão é que todo o material retorne ao templo religioso até o segundo semestre deste ano.



História



- Imagem de Nossa Senhora do Rosário: Em geral, Maria é representada de pé ou sentada, carregando o Menino Jesus, ambos segurando um Rosário. Algumas vezes, aparece entregando esse Rosário a São Domingos que, segundo a tradição, foi escolhido para divulgá-lo. Nossa Senhora do Rosário é, por isso, padroeira dos dominicanos. Sua devoção se propagou no Brasil por meio dos franciscanos e encontrou grande receptividade entre os escravos.



- Crucifixo de encostar: O crucificado é denominado Senhor da Agonia, quando vivo, ou Senhor do Bonfim, quando morto (como é o caso do pertencente à Igreja de Santa Efigênia). São seus atributos a coroa de espinhos e os cravos. Representam-no tendo, geralmente à direita do flanco, uma chaga ocasionada pela lançada do centurião, perizônio branco, cobrindo-lhe a região pubiana, e resplendor.



Matriz de Santa Efigênia

A igreja é considerada o principal templo da confraria dos negros. Sua marca característica são elementos da cultura africana como búzios e chifres na talha barroca. Erguida no alto da Ladeira do Vira Saia, destaca-se no cume do monte, sendo avistada de diversos pontos da cidade. Sua construção levou 60 anos (1730-1790). Participou do projeto Manuel Francisco Lisboa (Aleijadinho), sendo que a talha da capela-mor é de autoria de Francisco Xavier de Brito. Segundo a tradição oral, foi edificada graças ao ouro da Mina da Encardideira, adquirida por Chico Rei. Na fachada estão relógios de pedra considerados os mais antigos da cidade.



Informações para a imprensa:

Edson Fialho e Aldo Araújo (Laboratório de Restauração do Museu da Inconfidência): (31)3551-4977 /3551-6023.


Foto: Aldo Araújo

--
Tatiana Toledo
Assessora de Comunicação
(31) 3551 - 6023 / (31) 8589 - 9888
MinC / IPHAN / Museu da Inconfidência