InBrasCI - Verbete Wikipédia

sábado, 6 de setembro de 2008

NOTÍCIAS DA I BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA, EM BRASÍLIA

I BIP Destaques do Programa Poemação para Sábado e Domingo na 27ª Feira do Livro de Brasília


"POEMAÇÃO" do Sindicato dos Escritores, na I Bienal Internacional da Poesia, no primeiro momento, acontecerá no dia 6 de setembro, às 15h30, no Café Literário, da Feira do Livro. A abertura será feita pelo CORAL ALEGRIA. Direção Musical dos Profs. Ana Boccucci e Nestor Kirjner e membros do Coral. Compõem a abertura, poemas musicados dos Escritores do SEDF: 1) O QUE HÁ DE VIR, Poema de Stella Rodopoulos, musicado por Nestor Kirjner 2) FUMANTE, de Rômulo Marinho e 3) CORAL ALEGRIA, de Nestor Kirjner.Fazem parte da programação, aproximadamente, 20 poetas: Dentre eles: Gustavo Dourado, Eileen Mello, Maria Felix, Meireluce Fernandes, Marilza Albuquerque,Lurdiana Araújo, Sandra Fayad, Teófilo Silva, Anna Carolina, Marcia Oliveira, Alen (o poeta dos ventos)... O segundo momento, já sabem, é no domingo, dia 7/09, às 18h00CORDEL, cuja produção é do Escritor/poeta Gustavo Dourado, no Auditório da Feira do Livro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

POEMAÇÃO CORDEL E RAP Produção / Coordenação / Gustavo Dourado / Sindicato dos Escritores / Meireluce Fernandes27ª Feira do Livro de Brasília – Auditório do Pátio Brasil Shopping/Feira do Livro 7/09, 19h30 às 20h30.Coral Alegria/Nestor KirjnerDesafio Rep x Rap com: DJ Japão (rapper) e Joaquim Bezerra da Nóbrega (repentista), da Academia Ceilandense de LetrasPoetas cordelistas. Poetas e artistas convidados: Nestor Kirjner; Marilza Albuquerque, Meireluce Fernandes; Antônio Miranda (cordenador da I BIP); Gustavo Dourado (Poeta e cordelista); Anand Rao (repentista); Eudes Brasil (TO, cordelista); Vânia Diniz (cordelista); Sandra Fayad (cordelista).; João Ferreira, Roberley Antônio, Adauto Sousa e Dino Black. 20h30 às 22h Participação especial de poetas do Sindicato dos Escritores, INBRASCI e Poetas Del Mundo.Affonso Heliodoro dos Santos, Leon Szklarowsky, Sérgio Waldeck de Carvalho, Paccelli Zahler, Stella Rodopoulos, Marilza Albuquerque, Maria Félix Fontele, Magú Cartabranca, Timm Martins, Pinheirinho, Rômulo Marinho, Áureo Mello, Francinne Amarante, Geraldo Bazílio, Eileen Guedes de Paiva e Melo, Gustavo F. Dourado entre outros/as.Outros poetas serão bem-vindos...

Atenciosamente,
Meireluce Fernandes -
33693467
Gustavo Dourado
34562049

2008/9/5 Biblioteca Nacional de Brasília <bip.brasilia@gmail.com>
Poetas recitam versos no Poemação em bares e cafés pela cidade

Alguns dos profissionais brasilienses que vivem entre a linguagem veloz da imprensa e a arte de lapidar a palavra com a precisão de um ourives se apresentam ao público do Café Martinica (CLN 303, bloco A), neste sábado, a partir de 21h30, dentro da programação do Poemação, evento que integra a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (BIP). Num palco montado no jardim do Café, um grupo se apresentou na noite de quinta-feira, 4, mobilizando atenção e arrancando aplausos da clientela do espaço. Outros dois grupos farão récitas, amanhã, sábado, 6, e também nesta sexta, 5.

São eles: Alexandre Marino, Angélica Torres, Ariosto Teixeira, Carla Andrade, Guido Heleno, Julliany Mucury, Luiz Martins, Menezes y Moraes, Fernando Marques, Paulo José Cunha e Vicente Sá, além dos músicos Anand Rao, Aloísio Brandão, Ivan Sérgio e de vários convidados da Bienal, vindos de outras cidades do Brasil, como os poetas Ronaldo Werneck (MG) e Rubens Jardim (SP) e o músico Octávio Scapin (GO).

Nesta sexta, 5, é a vez do coletivo OiPoema, formado pelo jornalista e poeta Luís Turiba junto com Amneres Santiago, Bic Prado, Cristiane Sobral, Nicolas Behr e Paulo Djorge, dar seu recado poético no Martinica. O Poemação dos jornalistas escritores chamou atenção até mesmo de uma aluna da Universidade de Brasília, Marcela Heitor, que vai produzir um livro sobre o drama de conciliar a profissão de jornalismo com o exercício da poesia, e que diz ter gostado muito do recital no Martinica.

Ainda nesta noite de sexta, o grande frisson é para o Poemação BIPimenta no Café Savana (CLN 116), onde estão sendo aguardados os poetas Sylvio Back, Rui Mascarenhas e Ronaldo Werneck para recitarem poesias hetero e homoerótica.

Ontem, 4, o Poemação do T-Bone levou grande público para assistir a chilena Susy Morales e os brasileiros Diego Mendes (PI), Regina Pouchain (RJ), Alice Ruiz (SP), José Geraldo Neres (SP) e a Malta de Poetas (DF). A platéia invadiu as duas pistas com cadeiras, praticamente interrompendo o trânsito da entrequadra 116. Alice Ruiz e Regina Pouchain acharam "muito interessante falar poesia à porta de um açougue cultural".

Também o Poemação do Café Rayuela (412 Sul) da noite de quinta foi um sucesso de público. Poetas convidados, como Ronaldo Werneck (MG), Astrid Cabral (RJ) e Lina Tamega Peixoto (DF) elogiaram o local e a receptividade dos proprietários e do público presente. Mais sucesso ainda fez o Poemação da Barca Brasília, que também ontem levou para navegar no Paranoá e recitar poemas, entre outros, Betty Chiz (Uruguai), Mathias Lockhart (Argentina) e Rubênio Marcelo (MT) e amanhã levará, entre outros, o poeta argentino Daniel Chirom.

Programação do Poemação , SÁBADO, 6/9

CAFÉ MARTINICA
Com poetas jornalistas convidados
6/09/2008 - 21h30

Bistrô BOM DEMAIS - CCBB
6 e 7/09 - de 15h a 20h

CAFÉ BALAIO 202 Norte
6/9 – a partir de 20h

RAYUELA BISTRÔ 413 Sul
6/09 - 21h30

BARCA BRASÍLIA Lago Paranoá
Com poetas estrangeiros e músicos convidados
Partida e chegada - Cais do Bay Park
6/09 – de 16h30 às 19h