InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Convite

Convite

O Rancho Folclórico do Freixial e a Folheto Edições têm a honra de convidar V. Exa. e família para a apresentação do livro
Rancho Folclórico do Freixial
25 ANOS DA SUA HISTÓRIA

Com a coordenação de Américo Oliveira, a sessão de apresentação terá lugar no próximo dia 13 de Setembro de 2008 (Sábado), pelas 16 horas, na Sede do Rancho Folclórico do Freixial, Leiria.
A apresentação desta obra, que terá dois momentos de música e poesia, será da responsabilidade de Adélio Amaro.
O lugar de Freixial pertence à Freguesia de Arrabal, situando-se entre os lugares do Arrabal e Cardosos e caracteriza-se pela sua situação numa pequena encosta. A sua capela é dedicada a Nossa Senhora da Conceição, e situa-se no centro do lugar que foi crescendo à sua volta. Ladeado por um fértil vale agrícola, este foi o sustento da sua população até há poucos anos. Uma agricultura de subsistência era uma realidade ainda bem recente e à qual se dedicavam quase exclusivamente. Nos anos mais recentes, com o aparecimento de algumas indústrias, entre as quais a carpintaria, a confecção e a construção civil, o panorama alterou-se. A população dedicou-se a estes novos ofícios, tendo a agricultura, quase na sua plenitude, sido abandonada. O Freixial foi, desde sempre, um lugar culturalmente rico e vai buscar às suas origens toda a sua veia cultural. Com efeito, olhando um pouco para o seu passado e para as suas tradições, facilmente se conclui a sua importância histórica.
Cumprimentos,
Rui Oliveira

Folheto Edições & Design, Lda
Praça Madre Teresa de Calcutá
Lote 115, loja 1
2410-363 Leiria
Tel./Fax: 244 815 198
Email: folheto@gmail.com
http://folhetoedicoesdesign.blogspot.com/