InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 27 de janeiro de 2008

Publicado no Jornal Aldrava de 27 de janeiro de 2008

CAMALEÃO – ARTISTA ALDRAVISTA DE TALENTO (Transcrição parcial)

Autora do texto: Andréia Donadon Leal


O artista plástico e diretor de arte do Jornal Aldrava Cultural Camaleão ganha pelo segundo ano consecutivo o Troféu Pererê, no Salão Internacional de Humor de Caratinga. Na primeira semana do ano, o artista recebeu a notícia que conquistou o 1º lugar em voto popular na 9ª edição do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Desta vez nem o Rei Roberto Carlos - foi perdoado por Camaleão que o caricaturou de forma irreverente e descontraída, sendo destaque na premiação da edição do salão internacional de humor. A caricatura, hoje faz parte do acervo do Salão de Caratinga.
Camaleão, vem obtendo destaque nos meios artísticos nacionais e internacionais, graças ao seu inquestionável talento, seja como Cartunista, Caricaturista, Pintor ou Escultor. Inaugurou o Aldravismo nas artes plásticas no ano de 2000, com a tela O Bêbado, cujo absurdo se dá na apresentação de uma enorme coluna em primeiro plano. A inusitada metonímia ocorre com a sombra viva que faz movimento de puxar o bêbado para trás. Foi selecionado em vários concursos promovidos por salões de humor, entre eles um dos maiores da América Latina – Salão de Humor de Piracicaba/São Paulo; Prêmio no IV Festival de Humor de Foz do Iguaçu e 33° de Piracicaba; Prêmio Salões de Humor na Itália e na Índia, além de participar em inúmeras mostras na Europa.
Destacando-se entre os demais, Camaleão vem recebendo de diversos veículos de comunicação várias propostas de trabalho como chargista – inclusive de Pasquim, onde teve oportunidade de mostrar competência, remetendo trabalhos de excelente qualidade técnica. No final de 2007, o artista recebeu uma encomenda do Embaixador do Japão e sua família, além dos convites para a comemoração do aniversário do Imperador do Japão Akihito. A tela entitulada Kasato Maru, foi elaborada e desenvolvida durante quatro meses, e representa a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil em 1908 e sua cultura sendo disseminada pelo País. Para o editor do Jornal Aldrava Cultural e crítico de arte, Dr. J.B. Donadon-Leal, “Camaleão é um dos mais competentes artistas de Mariana. Sua participação nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil é mais um prêmio que Camaleão dá a Mariana e Minas Gerais. Ele já representou a arte marianense mundo afora, agora estará gravando o nome de Mariana num dos marcos culturais do século XX - a chegada dos japoneses ao Brasil”. Segundo o poeta Gabriel Bicalho, Presidente do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes, “Camaleão é orgulho da Família Aldravista e está sendo reconhecido nacionalmente, na Terra do grande Ziraldo! Não só a Aldrava Letras e Artes está vibrando e aplaudindo o seu sucesso, mas a Primaz de Minas também estará orgulhosa e envaidecida pelas conquistas de um grande marianense no mundo das Artes Plásticas”.
A Governadoria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais outorgará ao artista plástico, em virtude de sua obra e de seu trabalho, Certificado de Mérito Cultural e Medalha de Honra ao Mérito do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – Representação em Minas Gerais.

Obra premiada no 9º salão Internacional do Humor de Caratinga


Troféu Pererê 9º salão Internacional do Humor de Caratinga

(Inteiro teor da matéria em http://www.jornalaldrava.com.br)