InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 25 de novembro de 2007

O poeta voluntário

Entrevista
http://www.redeodc.com.br/site/pagina.php?idconteudo=61
O IBMista aposentado, Belmiro Ferreira da Silva, atua desde 1991 na Associação de Amigos da Biblioteca de Botafogo (AABB), e assumiu sua presidência, em 2001. Belmiro realiza diversas atividades como voluntário na Biblioteca Pública de Botafogo (BPB), desde tarefas administrativas, passando pela direção de eventos, até a interação com a prefeitura. Além disso ajuda no conserto de coisas, "como um típico dono de casa". Formado em administração, Belmiro entrou para a IBM em 1959, trabalhando na Fábrica de Benfica. Quando se aposentou, percebeu que poderia ajudar alguma instituição de forma mais significativa, por meio do Grant, concedido pela IBM. Belmiro escreve poesias há mais de 40 anos, e em fevereiro de 1964, publicou o soneto Despedida, na 1ª edição da "Revista Clube IBM". Atualmente, está trabalhando em dois novos livros que devem sair em breve.Voluntários IBM – A queda de uma lage fez com que a Biblioteca permanecesse fechada por alguns meses. Como vocês enfrentaram este período? A Biblioteca já foi reaberta?Belmiro Ferreira – As obras de restauração do prédio estão concluídas. Dependemos da reposição de alguns móveis, que foram danificados pela queda da lage, para que a biblioteca volte a funcionar plenamente. Enquanto o prédio esteve interditado, utilizamos o auditório do Memorial Getúlio Vargas para os eventos musicais comunitários, graças à valiosa e gentil concessão da sua diretora.Voluntários IBM – A programação cultural no auditório da Biblioteca já se reiniciou após a reforma?Belmiro Ferreira – Algumas atividades do auditório já estão funcionando como a dinâmica de grupo semanal e o encontro poético musical comunitário quizenal. Temos ainda agendado para este ano: apresentação de canto lírico, declamação e interpretação de obras de Vinicius de Moraes e Tom Jobim e um encontro de esperantistas. Além disso a AABB promove roda de leitura para crianças, exibição de vídeos educativos, encontros culturais e recreativos, cursos e oficinas em várias áreas, como: idiomas, teatro, dança e contação de história.Voluntários IBM – Quem são os parceiros da Biblioteca?Belmiro Ferreira – Consideramos a IBM nosso principal parceiro. Mas já recebemos significativo apoio de entidades: como Fundação Getúlio Vargas, Consulado Americano, Jornal do Brasil. Além da IBM, temos um grupo de amigos que fazem uma pequena contribuição anual e ocasionalmente prestam assistência à Biblioteca.Voluntários IBM – De que forma o Grant concedido pela IBM ajuda a Biblioteca?Belmiro Ferreira – Essa doação foi valiosíssima na aquisição de móveis e aparelhagem de som, pois a Biblioteca é muito carente de recursos. Para o próximo ano, gostaríamos de obter computadores para uso dos consulentes. No momento, estamos precisando muito de voluntários para assistência e manutenção de computadores.
A compositoria e cantora Glória Silva apresenta-se no auditório da BPBVoluntários IBM – Você já publicou diversos livros, entre eles “Cidadania, uma Conquista Solidária” (Taba Cultural Editora, 2001), nesse livro você afirma que é o povo quem faz o governo e que a “Cidadania depende da formação”. De que maneira as atuações individuais podem ajudar no desenvolvimento de uma comunidade e na construção de um país melhor?Belmiro Ferreira – Primeiro, o cidadão não deve se deixar contaminar por paixões partidárias. Isso inibe a capacidade de análise sincera, levando o indivíduo a agir como torcedor de time de futebol, passando a encobrir os desmandos de seus políticos. Segundo, ter um método de acompanhamento e fiscalização dos políticos, confrontando promessas e realizações; atitudes e ética. Somos ricos de recursos naturais e paupérrimos de atitude política, por isso o povo vira massa de manobra.
DESPEDIDA Tímidos, a tremer, nos despedimos, Um pesar n'alma nossa sufocando. Teus olhos negros vi quase chorando... E mudos, tal dois cegos, persistimos.Horas mortais se aproximando vimos, À despedida lúgubre levandoNossos seres de dor agonizando, Neste mundo esquecidos, sem arrimos.Um aperto de mão, e te ausentas...Co’os olhos mortos, flébil e calada... A senda do desterro só enfrentas.Com a vista de lágrimas banhada, Vejo-te ir-te, em passadas muito lentas, E dobrar, sem adeus, a curva da estrada.
Belmiro Ferreira(Soneto publicado, no 1° número da “Revista do Clube IBM”, em fevereiro de 1964)Voluntários IBM – Em seu livro, você diz que: “diminuir o crime depende de cada um”. Quais são as melhores alternativas para combater o crime nas grandes capitais do país?Belmiro Ferreira – O principal item para julgamento de um governo é a qualidade do povo que o país produz. A julgar pela educação pública, o governo brasileiro é nulo, desastroso, vergonhoso. O que salva são as escolas particulares; as públicas primárias são antros de vícios e badernas, onde os professores ficam acuados e impotentes para impor disciplina e educar. Assim, a criminalidade começa já na infância e contra a infância. O brasileiro ainda não aprendeu a se organizar e exigir que os homens públicos cumpram suas obrigações, e respondam por sua omissão ou incompetência. Ou seja, a criminalidade cresce por inúmeras causas, que não são combatidas adequadamente.Voluntários IBM – Em seu livro de poesia, “Tempo de Amor”, todo feito no computador, você tentou uma divulgação e distribuição pela internet. Como este projeto foi desenvolvido e qual foi a resposta do público?Belmiro Ferreira – Esse livro foi elaborado num antigo computador, Atari 800, hoje extinto. O livro está esgotado. Uma talentosa leitora tem feito magníficas apresentações de alguns sonetos em Power Point, com imagens e sons. A aceitação tem sido extraordinária. No momento tenho dois livros em fase de publicação, que devem sair dentro em breve.Os interessados em receber o arquivo em PPS do livro "Tempo de Amor", podem entrar em contato pelo fale conosco.
Biblioteca Pública de Botafogo (BPB)Rua Farani, 53. Botafogo - Rio de Janeiro, RJTelefone: (21) 2551-2449